Top

10 dicas para ler mais e melhor

Você tem dificuldade para ler? Você começa um livro e não termina? Bate aquela preguiça de ler uma revista e você odeia jornal? rsrs Você gostaria de ler mais e melhor? Então, esse post é para você!

Primeiro, você precisa entender sobre hábitos. Segundo estudos, é preciso cerca de 21 dias para as pessoas construírem um hábito. Portanto, para se criar o costume da leitura, é imprescindível que isso seja feito a partir de ações diárias para que, de fato, você consiga ler mais e melhor. Siga as dicas abaixo e nos conte se deu certo!

1. Ações diárias

Como demonstramos aqui, para construir um hábito, você irá determinar algumas ações diárias e cumpri-las para chegar no objetivo final (que é ler mais e melhor). Logo, como primeira ação, eleja um ritual antes ou pós, leitura, como, por exemplo skin care + ler um livro ou tirar um momento do seu dia dedicado à leitura e já deixar na agenda.

2. Metas mínimas

Outra ideia para essa ação diária é admitir uma meta mínima de leitura. Por exemplo: ler todos os dias por 10 minutos ou ler mais de 10 páginas de um livro diariamente. Desse modo, ter uma meta com você mesma é um compromisso e pode ser uma ótima forma de impulsionar e motivar a ler cada dia mais.

3. Escolha algo legal para ler

Para começar a ler, você precisa identificar assuntos nos quais possui interesse, assim será mais difícil desistir quando a preguiça ou a bad vibes baterem. Então, procure por temas do seu trabalho ou estudo, ou assuntos que chamem sua atenção (por exemplo, investimento/finanças – se você não entende sobre essa área, mas necessita dela, pode ser um bom incentivo).

ler mais e melhor

4. Escolha uma formato interessante

Além do tipo de assunto que você irá ler, é muito importante escolher um formato bacana para criar o hábito da leitura. Dessa maneira, considere não só os livros, mas revistas, HQ’s, jornais e por aí vai. Vale testar nesse sentindo também, se você se sente mais confortável em ler coisas físicas ou digitais. Se você curte ou quer experimentar o mundo da leitura no ambiente digital, considere adquirir um kindle.

5. Crie uma lista de leitura

A partir das dicas anteriores, para ter um plano ainda mais efetivo de leitura, você pode criar uma lista com todas as obras, títulos, assuntos que você tem interesse em ler. Dessa forma, você terá um “baú de ideias” das suas áreas de interesse. Além da variedade de opções, você pode, em caso de desânimo com a leitura do momento, mudar facilmente para a próxima leitura da lista.

6. Leia mais de um livro por vez

Enfim, essa é uma dica para quem está caminhando bem no hábito de ler mais, pois pode ser um desafio para quem não tem contato nenhum com a leitura. Ler vários livros ao mesmo tempo, ou pelo menos 2, pode ser uma possibilidade para alternar conteúdos opostos ou similares e também uma maneira de ganhar tempo e exercitar o cérebro. Experimente!

7. Carregue sempre um livro com você

Essa dica é melhor aplicada antes da quarentena (como você pode imaginar), mas você pode adaptar para ter um livro sempre perto de você. Dessa maneira, pode ser na cabeceira da cama, na estante da sala, etc. Enfim, essa é uma sugestão valiosa para aqueles momentos de desconexão ou tédio, pois o livro está ali pronto para ser consumido!

8. Considere um clube de livros

Para algumas pessoas, a ideia de ler sozinha pode parecer solitária; então, que tal juntar um grupo de amigas e debater sobre um livro? Acredito que na escola, por exemplo, você já participou de uma atividade parecida na qual cada pessoa lia um trecho de um livro e discorria sobre as opiniões. Nesse período de quarentena, pode ser uma ótima opção um encontro virtual ou um grupo para interações no Facebook (inclusive tem vários lá!).

9. Vá a feiras de livros

Essa é uma dica para o período pós-COVID, pois, quando estivermos mais seguros para estar em lugares cheios, tenho certeza de que visitar uma feira de livro será uma experiência muito interessante. Nela, você consegue montar uma biblioteca para você mesma, conhecer autores, pessoas e aproveitar os descontos. A feira da USP é uma ótima indicação, ela acontece todos os anos e vale acompanhar nos canais da Universidade para saber quando será a próxima.

10. Tenha paciência

Apesar de todas as dicas anteriores serem focadas em etapas para você executar algo, você não precisa colocar isso como um peso ou enxergá-lo como uma obrigação. Portanto, vale lembrar que você está em um processo, que resiliência e paciência são sentimentos que precisam fazer parte disso. Vai com calma miga, vai dar certo!

O que você achou das dicas? Preparada para ter esse hábito maravilhoso?

Um beijo e até o próximo post!

Técnica em marketing e estudante de publicidade e propaganda na USP. Desde sempre precisar trabalhar e estudar e assim, entendi que com organização, planejamento e jogo de cintura, nossos sonhos são possíveis.

Post a Comment