Top

10 dicas práticas para escrever bem

Engana-se quem pensa que escrever bem é um dom! Na verdade, é treinável. Seja em um blog, portal ou até legenda para posts, saiba que exercitar essa habilidade é fundamental. Portanto, separei uma série de técnicas e dicas para você se habituar à prática da escrita e escrever cada vez melhor!

escrever

1. Mantenha uma rotina de leitura

Parece clichê e é, mas ler livros – principalmente de ficção – nos ajudam a ter repertório e vocabulário para escrever bem. Uma boa dica é você separar uma meta de páginas por dia e um horário específico para cumpri-las. Isso vai fazer com que você insira a leitura na sua rotina, tornando-a um hábito.

2. Tenha um diário

Ninguém nasce com o dom da escrita. Portanto, você pode treinar e ficar cada vez melhor! Geralmente para não perder o hábito, grandes escritores mantêm um diário para que exercitem o hábito da escrita diariamente. Outra dica seria treinar escrevendo histórias, contos ou poemas. A Bianca escreveu um post incrível com hábitos para você aderir e escrever melhor!

3. Escreva em uma plataforma que libere sua criatividade

Se for para escrever no corpo da legenda do Instagram, eu desisto! Eu gosto de escrever no Notion, por exemplo, que é uma plataforma super clean e funcional. Portanto, miga, o importante é se sentir bem escrevendo e depois passar para o canal que deseja transmitir.

4. Abuse das palavras de transição

Todo texto precisa estar conectado e são as palavras de transição que realizam esse feito. Segundo o portal Viver de Blog, palavras de transição podem incluir, por exemplo, conjunções como “emasouparasesenão“, exclamações como “clarobemsimnão” e conclusões como “logoassimenfimafinal“. Mesmo que seu texto fique mais desafiador de ser finalizado, vale a pena reler e inserir as palavras sempre que possível. Afinal, cabe a nós fazermos a leitura ficar atraente.

5. Crie um texto escaneável

Nosso mundo imediatista lê cada vez menos. Com isso, precisamos nos adaptar o quanto antes! Textos escaneáveis são os que utilizam listas, tópicos, imagens, frases e subtítulos para serem lidos de forma fácil. Esse texto, por exemplo, é altamente escaneável pela quantidade de subtítulos.

6. Utilize analogias

Entender é fácil, mas nem sempre explicar também é. Para conseguirmos passar uma mensagem com mais clareza, é ideal utilizarmos metáforas e analogias para isso. Aliás, sabe quando um professor desenha em letras garrafais para o aluno conseguir ler? É o mesmo sentimento quando você usa uma analogia, afinal, você torna acessível aquele entendimento.

7. Aposte em frases curtas

Quanto menos palavras você precisa usar para explicar determinado assunto, melhor. Por isso, o menos sempre é mais, inclusive em se tratando de textos. Com sentenças curtas o texto fica mais fácil e agradável de se ler.

8. Descomplique sua linguagem

Não há glórias em quem usa palavras do século retrasado nos textos. Aliás, costumo dizer que esse é um dos maiores defeitos dos escritores modernos. Nós precisamos facilitar o entendimento, não complicá-lo. Se houver dificuldades, você pode usar o Dicionário Criativo para procurar sinônimos para as suas palavras.

9. Deixe o texto matutar

Eu tenho certeza de que se você deixasse para revisar seu texto no dia seguinte, iria encontrar inúmeros erros. Isso acontece porque deixar o texto matutar faz nossa mente esfriar e conseguir assimilar melhor o que está lendo. Experimente revisar seus textos sempre um dia depois, antes de publicá-los.

10. Organize tudo antes da escrita

É muito comum abrir uma página em branco e ficar horas observando a mesma. Isso acontece porque não nos planejamos o suficiente para escrever naquele momento. Uma boa dica é definir a temática do texto e, antes de escrevê-lo, separar por tópicos. Com base nos tópicos, você consegue ter um direcionamento melhor para partir de um ponto específico.

E aí, miga, pronta para nos envolver com seus textos?

Millennial com orgulho, disruptiva e apaixonada por impulsionar mulheres a serem autoridades e monetizarem seu conhecimento na internet!

Post a Comment