Top

10 Hábitos para escrever melhor

Escrever nem sempre é uma tarefa fácil. Falando do universo de blogs, é muito comum passarmos por bloqueios criativos. Sabe aquela página em branco que você fica encarando no Word, somado àquela tela de erro do Windows na sua cabeça? Então, essa situação é muito mais comum do que você imagina e tem solução. Por isso é tão importante ter hábitos para escrever melhor.

Hábitos para escrever melhor

Não é raro vermos entrevistas de escritores famosos falando de rituais para escrita, para concentração e até para ativar a criatividade. A exemplo desses hábitos e rituais, temos Dan Brown, conhecido pelo best-seller O Código da Vinci. Ele encontrou seu melhor horário logo pela manhã. Ele acorda as 4 da manhã, faz exercícios e às 5 horas já começa a escrever. Porém, a cada hora ele faz uma “pausa de descanso”, onde faz flexões, alongamentos e abdominais. De acordo com Brown, fazer exercícios ajudam a manter as ideias e o sangue em constante movimento.

Hábitos para escrever melhor

Considerando que o que funciona para um pode não funcionar para todo mundo, vou te passar alguns hábitos para escrever melhor e te ajudar nas tarefas que envolvem escrita. Mas, claro, você adapta ao seu cotidiano, ok, miga?

1 . Pense a longo prazo, mas tenha objetivos definidos

Você já sabe aonde quer chegar, miga? Tudo o que quer alcançar e o que precisa fazer para chegar até lá? Ter objetivos definidos e caminhos para alcançá-los é a base para toda empreendedora. Mas, quando nesse caminho envolve alguma atividade de escrita, você precisa agir hoje para vencer amanhã. Basicamente, você precisa começar a construir o seu legado, o seu blog hoje, para que, dia após dia, você alcance seus objetivos relacionados a ele.

2. Com ou sem inspiração, escrever é exercício diário

Andando de mãos dadas com o hábito anterior, temos a constância. Escrever bem, melhorar seu estilo de escrita e suas ações de Copywriting é uma questão de prática diária. Mesmo que você não tenha nada relacionado à escrita da sua lista de tarefas do dia, escreva algo. Treine muito, para ser reconhecida pelo seu conteúdo impecável.

3. Quer escrever melhor? Leia

Ler faz parte da sua rotina? O hábito da leitura diária traz vários benefícios: é um momento relaxante, você se distrai e libera a sua criatividade, você aprende com o conteúdo do livro, melhora a sua escrita além de aumentar o seu vocabulário. E nem precisa ser um livro da sua área de atuação, qualquer tipo de leitura traz benefícios.

4. Tenha um ritual para o seu momento de escrita

Chegou o momento do dia em que vai escrever, então descubra seu ritual único! Entenda o que funciona para te “desligar” do mundo e ligar a criatividade. Pode ser tomar um cafezinho, ler um capítulo de um livro, ver um episódio da sua série favorita, tomar um banho, se alongar, meditar… ou o que funcionar pra você.

5. Sem distrações

Quando vou escrever, algumas vezes eu sento e simplesmente começo a escrever sem parar e consigo ter vários conteúdos. Isso é chamado de “momento de flow”, onde você está 100% focada no assunto e as ideias fluem. Mas já pensou se bem no meu flow toca o meu celular? Não dá, né, miga? Então, desligue as distrações, as notificações e tudo o que pode tirar sua atenção. Um app que eu uso e gosto para tirar as distrações é o Forest.

6. Chega de bloqueio criativo

Pensar no bloqueio criativo atrai bloqueio criativo. Lei da atração, né migas? Quando você pensa “eu não consigo”, seu subconsciente aceita isso e você não irá produzir com todo o seu potencial. Quebre essa barreira de se achar incapaz e de todo dia estar “bloqueada criativamente”. Coloque na sua mente todo o potencial que você tem, tenha ações alinhadas a esse potencial e seja imparável e incrível, miga!

7. Inspire-se

Olhe tudo a seu redor com olhos curiosos. Tire proveito de tudo o que você vê e ouve para se inspirar e criar seu background de conteúdo. Seja uma forma de falar, um filme que pode inspirar, uma conversa com outra miga… tudo pode virar inspiração e agregar para sua criatividade e conhecimento.

8. Cumpra os seus prazos

Atrasar uma tarefa gera um tsunami na vida de uma empreendedora. Então, cumpra todos os seus prazos para ter uma vida profissional mais fluida e consequentemente conseguir ter momentos altos de criatividade. Assim, cumpra seus prazos, evite procrastinar no hábito da escrita e leve como um momento importante da sua rotina, assim como outras tarefas.

9. Nem sempre vai ser divertido

Nem sempre você vai estar super animada e criativa todos os dias. Mas não deixe essa sensação tomar conta. Caso seja necessário, crie um esboço do seu texto e revise no dia seguinte, mas não deixe a prática de lado. Tenha em mente que haverá dias em que você estará super criativa e em outros vai estar sem ideia alguma.

10. Conteúdo de Valor

Criar textos, ter seu blog é a melhor forma de gerar conteúdo de valor, de gerar alguma transformação ou agregar para quem ler. É esse tipo de conteúdo que cria a sua autoridade dentro da sua área de atuação. O blog e o Marketing de Conteúdo como já falamos aqui no blog, são uma ótima estratégia para o seu negócio.

10 hábitos para escrever melhor

Logo, com essas dicas e hábitos para escrever melhor, com certeza o seu momento de escrita vai se tornar muito mais prazeroso, miga. E é claro que quanto mais atividades do nosso trabalho forem leves, melhor. Por fim, espero que esses hábitos e ações te ajudem muito a despertar a sua criatividade adormecida, sem sofrer para criar o seu conteúdo.

Engenheira de Produção e agora Empreendedora Digital, entendi que podemos sempre nos reinventar! Entre outras coisas, sou estrategista digital e criadora de conteúdo, acredito que o Empreendedorismo Online empodera e transforma o mundo! Conte comigo, quero te ajudar a ser livre e independente construindo seu conteúdo online.

Post a Comment