Top
10-perguntas-para-descobrir-sua-vocação-empreendedora

10 perguntas para descobrir sua vocação empreendedora

Você quer saber como começar a empreender, mas não descobriu sua vocação empreendedora ainda? Você precisa ler esse post!

O papel de uma empreendedora

Seres humanos, assim como você e eu, têm uma super capacidade de trazer as ideias do campo mental para o material e de quebra ajudar muitas pessoas.

Em primeiro lugar, o papel principal de uma empreendedora e de seu negócio é servir. Se você olhar para a história da humanidade, perceberá que o grau de bem-estar que a sociedade desfruta hoje seria impossível sem a figura dinâmica da empresária, que tem a função de organizar o trabalho e os meios de produção.

Nesse sentido, empreender é ajudar a equilibrar o mercado e administrar os recursos de uma nação inteira. Tais riquezas jamais devem ser possuídas, mas devem sim servir à sociedade.

Vocação empreendedora na essência

Antes de mais nada, você vai entender o que é vocação na essência: é aquilo que te motiva a fazer o que é bom e o que você gosta. Quando você exerce a sua vocação, tem a sensação de que sua energia se renova quando você faz o que faz.

Do mesmo modo, vocação é aquele desejo forte e constante de contribuir com algo digno e único, algo que não existiria sem você. Você a reconhece quando disponibiliza seus serviços (ou seus produtos) e seus talentos com o universo e se sente preenchida. Você pode até pensar “tá miga, mas eu não tenho noção da minha vocação”. Bom, descobrir sua vocação empreendedora é um desafio e muitas vezes ela vai se modificando ao longo da vida e está tudo bem, é assim mesmo.

Motivação além do lucro

Para empreender, você tem que acreditar que é possível inovar e abrir a mente para as possibilidades que se apresentam no seu caminho. Também é necessário ter persistência e resiliência para que aquilo que você tem em mente seja materializado. 

Vamos ser sinceras, lucro é uma super motivação, porém até certo ponto. Existem pesquisas bem sérias no mercado que comprovam que ter dinheiro para se manter é importante, mas que os sentimentos de crescimento, de desenvolvimento e de poder realizar tarefas interessantes são as grandes motivações de uma empreendedora.

Para entender os motivos que levam uma pessoa a empreender, deve-se olhar muito além do lucro. O desejo de satisfação pessoal, de independência, de deixar uma marca positiva no mundo e um legado, tem um peso alto na balança.

Amor, a alma do sucesso

Juntamente com a motivação, o empreendedorismo também envolve amor. Ele é o combustível que dia após dia impulsiona as ações. Essa energia superior ajuda a superar os desafios e injeta força para que você continue perseguindo metas quando surgem as dificuldades.

Porém, um dos grandes desafios de uma empreendedora é ter que se motivar de forma consistente, internalizando as lições que aprende com a vida ao longo dos anos, para criar algo novo, melhorado e mais benéfico. Para inovar, é preciso desconstruir, reavaliar e criar produtos e serviços sob medida para atender necessidades atuais. Para ter sucesso nos negócios, você precisa ser alguém movidas principalmente pela necessidade de realização e pelo desejo de fazer uma diferença genuína. Steve Jobs explicou isso de uma maneira muito prática:

“O trabalho vai preencher uma grande parte da sua vida, e a única maneira de ficar completamente satisfeito é fazer o que você acredita ser um bom trabalho. E a única forma de fazer um bom trabalho é amar aquilo que você faz. Se você ainda não descobriu o que é, continue procurando. Não se acomode. Da mesma forma que acontece com as coisas do coração, você vai saber quando encontrar.”

Steve Jobs

Como descobrir a sua vocação empreendedora

Frequentemente, existem muitas pessoas que começam um negócio com a principal preocupação em “Como ganhar dinheiro?” ou “Que tipo de empresa pode ser mais lucrativa?”. O foco delas está no dinheiro e não na realização. Isso pode ser uma grande armadilha quando é o foco único. Não se engane, dinheiro é bom sim, mas para descobrir a sua vocação empreendedora, outras perguntas importantes devem ser feitas:

  1. Pelo que sou apaixonada?
  2. O que eu mais valorizo?
  3. Que tipo de vida eu quero?
  4. Quem desejo ser?
  5. No que sou naturalmente boa?
  6. O que eu já amo fazer?
  7. O que é importante para mim?
  8. Que marca quero deixar no mundo?
  9. Como posso ajudar outras pessoas com o que sei?
  10. Como posso construir um negócio em torno de tudo isso?

Todas essas questões são extremamente relevantes, porque você passa a maior parte de seus dias trabalhando, mais tempo do que gasta em qualquer outra atividade, então é melhor você fazer algo que realmente gosta.

Em outras palavras, a sua vocação empreendedora é a resposta para todas essas perguntas. E a sua empresa é a plataforma para atingir os seus maiores objetivos de vida. De agora em diante, as suas estratégias terão ações claras do que sua empresa precisa fazer para que você atinja suas grandes metas de vida.

Mindset empreendedor 

Definitivamente, miga, comece o dia reforçando a sua própria visão! Essa mentalidade vai ser o seu grande diferencial e é essencial para o sucesso. Lembre que a sua sementinha em forma de ideia não germina sem cuidado diário. Para ser uma empreendedora f*da de verdade, você precisa ler muito, assistir e ouvir conteúdo bacana e absorver toda a inspiração que puder do mundo ao seu redor. Todo esse conhecimento vai te proporcionar experiências mais ricas, amplas e complexas que te trazem uma visão diferente da vida e uma perspectiva atualizada.

Em síntese, para se tornar uma super profissional, é fundamental desenvolver um conjunto de habilidades empreendedoras que vão levar o seu negócio ao sucesso. Pode soar até batido e meio clichê, mas dois dos fatores mais importantes e determinantes nesse percurso são a consistência e a resiliência, misturados com amor, que sempre será o elemento determinante em sua jornada e que, eventualmente, te levará à sua real vocação empreendedora.

Por último, quero que você saiba que pode contar comigo para te ajudar a dominar o mundo com a sua vocação empreendedora. Vamos juntas, com amor e com muito foco para deixar nossa marca positiva nesse planeta.

Um beijo!
Nos vemos no próximo post!

Eu escrevo sobre como ter um negócio f*da e uma vida leve.

Post a Comment