Top

3 Tedx Talks brasileiros que vão ajudar no seu negócio

Oi, miga! Mais um texto com dicas que podem ajudar no seu negócio. Hoje, escolhi 3 Tedx Talks brasileiros que podem te ajudar muito na vida profissional. Os vídeos são curtinhos e trazem uma pegada mais analista, para você parar e olhar mais para si. E aí, vamos lá?

Gif batendo palma para as escolhas dos Tedx talks brasileiros

1. Se pudesse fazer qualquer coisa agora, o que você faria? – Sabrina Abreu

Primeiramente, se pudesse fazer qualquer coisa agora, o que você faria? É essa a frase que resume toda a apresentação da jornalista e escritora Sabrina Abreu.

Sabrina tem um experimento no qual ela coloca uma urna em um local público e espera que as pessoas escrevam sobre o que elas gostariam de estar fazendo. Assim, ss respostas são variadas e só mostram o quanto as pessoas, por muitas vezes, negligenciam pequenas atitudes por estarem vivendo no automático. Inclusive, Sabrina fala sobre o tempo em que ela passou vivendo o futuro, indo sempre com pressa, sendo inspiração de produtividade para outras pessoas, quando na verdade ela só não conseguia viver o hoje.

Além disso, quando imersas no seu empreendimento, muitas pessoas começam a viver no automático, a correr, a buscar de forma rápida tudo o que almejam e esquecem que, por muitas vezes, é preciso parar, respirar, desfocar a cabeça e entender que o agora é a única certeza que temos. E você, se pudesse fazer qualquer coisa, o que faria?

2. A síndrome da impostora – Rafa Brites

Nessa apresentação recente e incrível a Rafa Brites fala sobre a dor de ter a síndrome da impostora e como as mulheres são muito mais afetadas com isso.

No começo, Rafa relata uma experiência na qual ela conseguiu passar em uma vaga super concorrida, mas a dúvida em si mesma a fez desistir e largar tudo. Seguindo a mesma lógica, ela cita o medo de não saber fazer tudo certo, o medo de se perder no caminho, aquele pensamento “Nossa será mesmo que eu sei fazer isso?”, mesmo você sendo expert no assunto.

Em resumo, esse vídeo, sem sombra de dúvidas, é uma tremenda aula sobre como o machismo nos coloca em um lugar de passividade, de uma mulher que nunca sabe o suficiente, e o quanto lutar contra isso às vezes dói e de como essa dor é algo compartilhado por tantas mulheres.

Você já parou para pensar o porquê de talvez você duvidar tanto de si? Ou o que te fez desistir daquele trabalho que você tanto queria? A gente está sempre tentando fazer mais e mais e mais, porque nunca é suficiente, né? Se você também sofre com a síndrome de impostora, então, esse vídeo é indispensável para você.

3. Todo mundo pode ensinar algo para alguém – Débora Aladim

Débora Aladim se transformou em um símbolo da educação, com suas explicações tão didáticas e importantes. Nesse Tedx Talks, postado em 2019, Débora fala sobre a capacidade que todos têm para ensinar alguma coisa.

Muitas vezes duvidamos se saberemos dar aquela mentoria ou consultoria, ou se de fato alguém vai aprender com o que temos a dizer. Na verdade, sempre tem alguém precisando aprender o que você tem a ensinar. Logo, quanto mais você mostra saber do assunto, mais as pessoas confiarão no que você tem a dizer e ensinar.

Você só precisa saber no que é bom, qual assunto domina melhor e falar sobre isso. E estamos todos buscando conhecimento diariamente. Ninguém sabe 100% de tudo, então seu conhecimento pode ser muito válido para outra pessoa.

Hoje o post foi pa pum, sem muita enrolação, para gente terminar de ler e correr para assistir tudo. Então, depois me conta o que achou desses 3 Tedx Talks brasileiros, tá? Lembrando que já citamos outros Tedx Talks brasileiros aqui.

Jornalista paraibana, se especializando em Neuromaketing e idealizadora de uma revista que vê no feminismo a esperança do mundo, lutando para que mulheres reconheçam seus espaços e se sintam livres.

Post a Comment