Top
Capa do evento TEdx Talks (Fonte: Reprodução/ Foto oficial)

4 TEDx brasileiros sobre assuntos raciais para você assistir

Hoje resolvi trazer 4 indicações de TEDx brasileiros com mulheres pretas para você assistir e entender a necessidade de conhecer sobre assuntos raciais. Algumas das opções já foram gravadas há anos, mas vendo a situação atual do nosso país, entendemos que são temáticas que ainda estão atuais. Está preparada para conhecer nossas escolhas de hoje?

Gif representando a palavra yes para as 4 opções de TEDx Talks brasileiros

O que são TEDx Talks brasileiros?

Primeiramente vamos entender o que é a TED. A TED é uma conferência realizada em países da Europa, Ásia e nas Américas, pela fundação Sapling, dos Estados Unidos, e é destinado para abordar assuntos que merecem ser discutidos.

Já o TEDx são eventos independentes, mas que tem licenciamento da organização TED, por isso o x no final, para indicar que são entidades autônomas que estão realizando. Ou seja, são eventos com diversas palestras sobre assuntos variados que passam por várias cidades do Brasil e de outros lugares do mundo.

Os vídeos do TEDx Talks têm em média 18 minutos e visam melhorar o mundo através das palestras. Já foram realizados mais de 5.000 eventos e algumas dessas falas vão para o YouTube, onde todo mundo consegue ter acesso gratuitamente.

Os TEDx Talks brasileiros já aconteceram em diversas cidades e já abordaram assuntos como: leitura, cultura, neurociência, racismo e criatividade. São assuntos de várias áreas, falados de forma direta, rápida e de fácil entendimento.

Dentro de todas essas opções, escolhi indicar nesse post 4 TEDx que abordam assuntos raciais, temática extremamente importante e que precisamos aprender e discutir no nosso meio. Vamos lá?

1. Desafiando diversas formas de opressão – Maíra Azevedo

Maíra Azevedo, ou Tia Má para quem segue nas redes sociais, é jornalista, humorista, palestrante e uma das mulheres pretas mais influentes da internet. Em seu TEDx Talks ela deu uma palestra sobre como mulheres pretas lidam com o preconceito diariamente e como as pessoas brancas agem como se o racismo fosse apenas uma piada que se conta entre amigos.

Essa apresentação, apesar de ter sido postada há 2 anos, se torna muito atual, principalmente em um momento onde tem se discutido bastante sobre antirracismo.

Maíra, como mulher, preta, gorda, nordestina, candomblecista, periférica, pobre, e na época da palestra, mãe solo, é tudo que a sociedade não gosta. Vê-la ocupando lugares de destaque é difícil para quem não quer ver pessoas pretas no poder. Nesse TEDx Talks brasileiro, Maíra foi direto ao assunto e tornou a comunicação muito acessível para quem quer entender sobre privilégios e negritude. Vale a pena assistir!

2. A mulata que nunca chegou – Nátaly Neri

Nataly Neri é uma youtuber e criadora de conteúdo preta, onde, nas suas redes sociais, fala sobre vivência preta, beleza, preconceito, moda e tantos outros assuntos interessantes. Nesse TEDx Talks, Nátaly falou sobre o termo “mulata”.

Por ser uma mulher preta, de pele clara, muitas pessoas a associavam como “a mulata”, aquela que não é totalmente preta, mas também não é branca. Aquela que vai crescer e se tornar uma mulher considerada gostosa, com seios e bunda grandes. Aquela que vai ser desejada e bonita.

Ela conta que desde criança criaram expectativas sobre a beleza dela. De que ela cresceria e se tornaria uma mulher atraente. Por anos ela esperou por isso, a ponto de se sentir mal por ser uma mulher magra, mesmo estando dentro de um padrão estético aceitável.

Nessa palestra ela conta sobre o medo que ela sentia de ser considerada uma pessoa preta, como a sociedade trata mulheres com tons de pele mais claro e do preconceito por trás da palavra mulata. Vale a pena demais assistir! Mesmo que ela conte experiências pessoais, conseguimos absorver diversos ensinamentos.

3. Eu empregada doméstica – Preta Rara

Joyce Fernandes, mais conhecida como Preta Rara, é uma escritora graduada em História, professora, rapper e ativista. Ela escreveu o famoso livro “Eu Empregada Doméstica”, onde conta sobre o período em que trabalhava como empregada doméstica.

Nesse evento, Preta Rara conta sobre como sua página no Facebook viralizou e como ela se tornou a porta-voz das empregadas domésticas no Brasil. Ela conta as situações de racismo que sofreu e como a sociedade coloca as mulheres pretas sempre em locais já pré destinados, como empregada, cozinheira, faxineira. Como se a elas nunca houvessem outra perspectiva. Inclusive, é por isso que ela resolve mudar a estrutura e mostrar que há muito mais possibilidades do que essas que a sociedade dá. O discurso de Joyce é necessário e profundo, principalmente quando ela fala que a senzala moderna é o quartinho da empregada. Forte, né? Confesso que chorei assistindo!

4. Como criar crianças doces num país ácido – Taís Araújo

Taís Araújo é atriz, apresentadora e uma das artistas negras mais importantes do Brasil na nossa atualidade. Junto ao seu marido, Lázaro Ramos, eles buscam sempre discutir assuntos sobre racismo e negritude.

Nesse TEDx Talks, Taís fala sobre o processo de criação dos seus dois filhos. Uma menina e um menino. Sobre a diferença de criação entre os dois e como é criar duas crianças pretas em um país tão racista. Taís conta os medos que sente em relação a isso e como ela imagina um futuro para os dois filhos.

Diariamente pessoas pretas são violentadas ou mortas, e esses dados nunca dimunem ou saem de evidência, por isso é tão importante continuar batendo nessa tecla.

Quando ela fala sobre criar crianças doces num país ácido, ela retrata sobre como crianças não nascem racistas, ou nascem com medo. Elas nascem e vivem a inocência do ser jovem, até encontrar a realidade do nosso país e do mundo. Para melhorar essa situação é preciso criar políticas públicas que diminuam a desigualdade e melhores condições educacionais, além das pessoas brancas entenderem seus privilégios e usar esse espaço para combater essa hierarquia social. Assistam, principalmente se você for mãe, é um ensinamento necessário.

Curtiu os TEDx brasileiros que citamos?

Em suma, os TEDx Talks brasileiros têm infinitas opções para assistir e com várias outras representatividades importantes.

E, aí o que achou? Já assistiu algum desses? Se você tiver outras opções, é só mandar nos comentários que faço questão de trazer para cá. Até a próxima!

Jornalista paraibana, se especializando em Neuromaketing e idealizadora de uma revista que vê no feminismo a esperança do mundo, lutando para que mulheres reconheçam seus espaços e se sintam livres.

Comments

  • Ju
    4 de agosto de 2020

    Amei, já vou assistir todos, obrigada pela indicações

    • Moving Girls
      6 de agosto de 2020

      Magina, miga! Esses TEDx são incríveis mesmo!

Post a Comment