Top

5 dicas para melhorar o design dos seus posts

Se você já empreende, muito provavelmente já tem um perfil profissional no Instagram, certo, miga? E se você ainda estiver no começo, é muito provável também que você não tenha um designer para fazer seus posts, imagino. O que tudo bem, afinal, hoje em dia existem diversas ferramentas que nos ajudam a fazer posts incríveis. Quem já tem alguma experiência, consegue usar o Photoshop, por exemplo. Outras, preferem usar aplicativos no próprio celular, como o Canva. Inclusive, a Moving tem o curso Canva para Empreendedoras, que é uma mão da roda. Já eu, produzo todos os meus posts no próprio Stories do Instagram. Mas, independentemente da ferramenta, é importante saber algumas regras de design para não errar na hora de postar. Por isso, vou compartilhar 5 dicas para melhorar o design dos seus posts. Vem conferir!

1. Contraste

Ao produzimos imagens para posts com textos, é muito importante estar atenta às cores utilizadas. Para ter uma boa leitura, o texto precisa se destacar do fundo. Porém, é muito comum ver posts onde fica impossível de ler o que está escrito por falta de constraste. Por isso, a primeira das 5 dicas para melhorar o design dos seus posts é estar atenta em usar textos com cores claras em fundos escuros ou textos com cores escuras em fundos claros. Quando não seguimos essa regra básica, o conteúdo não é assimilado e muito provavelmente, o leitor não vai querer se esforçar para entender, mesmo que ele seja um seguidor fiel.

5 dicas para melhorar o design dos seus posts - 1/5

2. Legibilidade

Outro aspecto relevante para um post de sucesso é a facilidade da leitura. Quando se produz um post com texto, é preciso escolher bem a fonte utilizada. Não adianta escolher uma fonte linda e maravilhosa, cursiva, cheia de firula se fica impossível de ler do celular, miga! Por isso, fica a dica: para um texto legível, use fontes simples e retas. Quanto mais claro e fácil de entender em um primeiro impacto, melhor.

5 dicas para melhorar o design dos seus posts - 2/5

3. Tamanho da fonte

Por falar em legibilidade, outro detalhe muito importante é o tamanho da fonte. Muitas vezes, quando o post tem muito texto, para poder caber na imagem, algumas pessoas tendem a diminuir demais a letra, ficando praticamente (ou completamente) impossível de ler. Por isso, faça um teste e verifique o tamanho mínimo e máximo da fonte e, caso o conteúdo seja grande demais, o carrossel está aí pra isso. Ou seja, melhor dividir a informação em várias imagens e garantir que a comunicação seja absorvida do que ter um post perdido.

5 dicas para melhorar o design dos seus posts - 3/5

4. Quantidade de elementos

Pode parecer estranho, mas o vazio preenche. Explico: muitas vezes, o excesso de elementos só faz com que o leitor perca o foco no que realmente importa. Já percebeu que as criações mais elegantes são simples e minimalistas, miga? Isso se deve ao espaço em branco (que não necessariamente é branco, mas sim, vazio). Isso porque a arte fica mais legível, mais fácil de entender e visualmente mais agradável. E tem mais! O uso ponderado de elementos reduz as distrações. Com a atenção voltada para o que realmente importa, o nível de engajamento aumenta.

5 dicas para melhorar o design dos seus posts - 4/5

5. Hierarquia de informações

E a última das 5 dicas para melhorar o design dos seus posts é o uso da hierarquia das informações. Uma forma de trazer hierarquia para um post com texto é colocando as informações mais importantes maiores, como por exemplo, o título, e as informações secundárias, menores. Dessa forma, o leitor vai focar o olhar naturalmente pro que é maior, seguindo a leitura para as demais informações. Vale ressaltar que, na nossa cultura ocidental, lemos da esquerda para a direita, de cima para baixo. Logo, quando for posicionar o título, dê preferência por deixá-lo alinhado à esquerda ou então, centralizado.

5 dicas para melhorar o design dos seus posts - 5/5

É isso, miga! Espero que você tenha gostado das dicas e que, a partir de agora, aplique-as sempre que for produzir um novo post pro Instagram. Tenho certeza de que o resultado vai ser super positivo. Testa e depois me conta, tá?

Se quiser mais dicas de Instagram, leia esse post.

Taurina, designer e mãe empreendedora expatriada em Lisboa. Desde 2016 na gringa, cursou mestrado em design e trabalhou na 3M, ambos em Milão. Infoprodutora, ajuda mães empreendedoras a melhorar a comunicação visual dos seus negócios. Além disso, é responsável pela comunicação do Bolei, estúdio de design sustentável fundado em 2012 com seu sócio e marido, Victor Mascarenhas.

Post a Comment