Top

5 métodos de estudos eficazes

Você já deve ter visto por aí diversos métodos de estudos e ficou com vontade de aprender a usar, mas não sabia como. Nesse post vamos trazer os 5 principais métodos e como você pode aplicar de forma eficaz.

Primeiramente, você precisa lembrar que independente do método de estudo, o que realmente trará resultados para você é estudar de fato. No segundo momento, é conhecer os métodos abaixo, testar e entender qual se aplica melhor para você. Vamos lá!

1. Mapa mental

mapa mental
Modelo de mapa mental. Fonte: Teddy Rawpixel

A princípio, um mapa mental tem como intuito organizar as informações e deixá-las mais simples, com base em representações a partir de um tema central. Para isso, basta escrever o tema no meio e criar palavras ou até mesmo desenhar ao redor disso. Além da organização, esse método também te ajuda a memorizar os itens que você colocar nele. Para aprender mais sobre o tema, conheça o canal de Liz Kamura no YouTube, ela é especialista no tema.

2. Auto interrogação e Auto explicação

Ao mesmo tempo que você estuda, você executa uma ação em ambos os métodos. No primeiro método você elabora perguntas para testar seus conhecimentos e pode dizer as repostas em voz alta. No segundo método, você lê o assunto que estudou, constrói uma linha de raciocínio e explica para você mesma as informações.

estudos

3. Estudo intercalado

Nesse método você determina dias e assuntos que irá estudar em cada momento. Logo, a principal ideia é intercalar matérias ou assuntos dentro do prazo que você estipulou. Dessa maneira, você consegue evitar a procrastinação, já que não vai estudar o mesmo assunto “para sempre”, mas acaba voltando nele e exercita a memória.

4. Resumos

Esse é um dos métodos mais aplicáveis de todos os tempos, com certeza em algum momento da vida, um professor pediu essa entrega para você. Para deixá-lo ainda mais produtivo, aproveite para destacar somente o que importa e revisar seus resumos.

5. Gravar áudios

Por fim, esse é um ótimo método para reforçar o que você estudou. Você pode gravar os conteúdos em voz alta e nos intervalos das tarefas de casa, por exemplo, escutar as gravações. Assim, você pode ouvir quantas vezes quiser ou até perceber que assimilou bem os conteúdos.

Você já aplica algum desses métodos de estudos? Aproveite e deixa nos comentários sua melhor dica.

Um beijo e até o próximo post!

Técnica em marketing e estudante de publicidade e propaganda na USP. Desde sempre precisar trabalhar e estudar e assim, entendi que com organização, planejamento e jogo de cintura, nossos sonhos são possíveis.

Post a Comment