Top

5 passos para começar a estudar

Você já teve vontade de estudar e não sabia como começar? Nesse post vamos te mostrar 5 passos para você começar a estudar e nunca mais parar!

estudar

1. Clareza sobre o assunto

Antes de mais nada, você precisa ter clareza sobre o que vai estudar. Eu sei que tem muitos assuntos e que você tem sede de aprender, mas defina um foco antes de qualquer coisa. É sobre empreendedorismo? Finanças? Marketing digital? Assuntos para o vestibular?

2. Pesquisar o assunto

Ou seja, com o assunto que você quer estudar bem claro, você vai começar a pesquisá-lo em livros, cursos, referências, termos, pessoas… Enfim, tudo sobre ele! Dica: dê um Google “Como estudar x”. O “x” você substitui com o seu assunto.

3. Definir um caminho

A sua pesquisa vai te apontar inúmeras respostas. Com isso, você tem dois caminhos: consumir conteúdo de forma gratuita ou adquirir um livro/curso. Como a internet te dá muitas opções, eu te aconselho a consumir, primeiramente, tudo que o que for gratuito e se sentir que é necessário, adquirir algo pago.

Além disso, entre em contato com profissionais da área que você está estudando para pedir indicações. Realize buscas em sites específicos, revistas, Instagram (por meio de #), Pinterest, comunidades no Facebook… Enfim, existem infinitas fontes de conteúdo!

4. Cronograma e Planejamento

Logo depois, você precisa se planejar e criar um cronograma de estudo. Para se planejar você pode seguir esses passos:

  1. Reuna todas as informações que encontrou ou tenha em mãos o conteúdo programático do seu curso;
  2. Defina como você irá estudar (nosso passo 3);
  3. Crie um cronograma com dias e horários;
  4. Encaixe cada item do tópico que você elegeu na sua pesquisa.

5. Mensurando resultados

Na prática, você pega sua agenda com os horários que já tem tarefas fixas (trabalho, faculdade, etc) e entende quanto tempo disponível você tem para se dedicar aos estudos. Logo depois, comece a distribuir os assuntos (aqui vale Google Agenda, calendário, planner, qualquer ferramenta de organização que dá match com você).

Ufa! Desenhei os primeiros passos para você começar! Inclusive essa é a minha principal dica: em seu horário de estudo, esteja em um ambiente calmo para você se concentrar ainda mais e render melhor.

Não tem mais desculpa para não começar a estudar!

Até o próximo post.

Técnica em marketing e estudante de publicidade e propaganda na USP. Desde sempre precisar trabalhar e estudar e assim, entendi que com organização, planejamento e jogo de cintura, nossos sonhos são possíveis.

Post a Comment