Top
monetizar conhecimento

5 passos para monetizar conhecimento na internet

Que todo mundo tem algo pra ensinar e todo mundo tem algo para aprender a gente já sabe. Entretanto, muitas vezes não sabemos nem por onde começar a monetizar nosso conhecimento. Seguindo esses cinco passos, você vai entender como estruturar esse processo.

1. Encontre seu nicho

Calma, não surta, miga! Isso aqui não é uma intimação pra você se limitar ou deixar de lado as coisas que ama fazer. A grande verdade do “nicho” não é ter que escolher uma área específica. Por isso, você não precisa ser especialista em algo que já existe, você pode juntar suas paixões e ser especialista na SUA área. Legal né? Aliás, falei mais sobre isso no artigo sobre especialistas, generalistas e multipotenciais.

Existe um esquema bem legal pra conseguirmos definir um nicho e é a teoria do fio condutor (muito similar a T-Shaped). Nela você escreve sua principal área – que vai definir a sua promessa de mercado – e, depois, adicionar à sua área as habilidades que você tem. Portanto, suas habilidades vão potencializar seu nicho, te tornando única em meio à concorrência. Veja na imagem:

Fio condutor para monetizar conhecimento
Gráfico do fio condutor | Fonte: Equipe Moving Girls

2. Defina sua promessa

Depois de escolher seu nicho – ou como você quiser chamá-lo -, chegou a hora de definir sua promessa de mercado. Essa promessa irá de encontro a dor de alguém, então, pense muito sobre o que você pode ajudar e entregar para sua persona. Enfim, vamos ao exemplo prático?

Minha promessa: impulsionar mulheres a construírem autoridade para que possam monetizar conhecimento na internet.

Lembre-se de ter responsabilidade na hora de fazer sua promessa. Portanto, você só pode prometer aquilo que pode cumprir.

Tenha responsabilidade com sua promessa de mercado

3. Monte o seu método de ensino

Calma, miga. Se você não tem um método, você pode simplesmente criar um. Criar o seu método de ensino é essencial pra saber quais passos você precisa seguir para ensinar alguém. Sabe quando os professores faziam o plano de ensino do semestre? Você vai fazer o método do seu trabalho! Ele não é estático, você vai modelando e ajustando ele sempre. Mas acredite em mim, vai facilitar muito sua vida criá-lo antes de monetizar seu conhecimento.

Para saber como criar seu método de ensino, confira esse artigo com o passo a passo completo.

4. Monte sua esteira de produtos

Monetizar conhecimento é excitante, mas precisa de organização. Afinal, o que é essa tal esteira de produtos? Pense em uma loja de móveis agora. Para construir a casa da dona Ana, ela vai precisar de tijolos, cimento, argamassa, madeira, etc. Portanto, cada etapa da sua casa precisa de um produto específico, certo? É o mesmo com o seu conhecimento.

Você vai começar com um ebook porque é mais acessível? Vai iniciar com uma mentoria em grupo? Ou uma consultoria? Se liga na minha esteira de produtos digitais:

esteira de produtos digitais
Minha esteira de produtos digitais | Fonte: Arquivo pessoal

Além de montar sua esteira, nesse processo você também precisa precificar seus produtos. Não tem problema mudar o preço depois, mas é importante organizar isso na sua mente antes de começar a vender. Ter uma ideia de produto inicial (acessível) comparado ao produto mais personalizado (mais caro), faz você trabalhar com esse propósito.

5. Chegou a hora de monetizar

Depois de escolher seu nicho, definir sua promessa, criar seu método e montar sua esteira, você precisa monetizar! Pode parecer complicado no início, mas o grande segredo para vender na internet é construir autoridade. Com autoridade, você consegue ser percebido como alguém que sabe do que está falando e é confiável.

É importante lembrar que você não precisa de uma grande audiência pra começar a monetizar seu conhecimento. Eu comecei com 2.500 seguidores e vendi 10 mil reais em 1 dia, tudo isso porque pessoas me perceberam como autoridade. O que você precisa é construir essa bendita autoridade e ter uma promessa certeira.

E aí, miga! Bora construir seu império digital ensinando o que ama?

Quero monetizar meu conhecimento!

Millennial com orgulho, disruptiva e apaixonada por impulsionar mulheres a serem autoridades e monetizarem seu conhecimento na internet!

Post a Comment