Top

7 ferramentas do Google gratuitas para empreendedoras – parte 1

A princípio, miga, quando comecei a empreender era só eu, apenas uma EUpreendedora. Em outras palavras, não tinha mais ninguém junto comigo, até porque contratar profissionais não era algo possível naquela época. Porém, hoje o cenário é um pouco diferente, consigo contar com a ajuda de um colaborador, mas nem sempre foi assim. Nesse sentido, pensando em te ajudar a fazer o negócio fluir com suas próprias mãos, fiz uma curadoria das principais ferramentas gratuitas para te dar aquele par de mãos extra. Assim, dividi esse post em duas partes, a primeira contém as minhas top 7 ferramentas do Google. Escolhi falar sobre elas primeiro porque são simples de usar e muito intuitivas. Confere aí!

1. Google Drive

Antes que eu pudesse pensar em escrever algo sobre esse bonitinho que facilita a nossa vida como ninguém, a minha querida miga Amanda Cordeiro já fez um post bem bacana sobre ele.

2. Google Agenda

Anteriormente, eu usava agenda de papel (por muitos anos), mas por uma questão de sustentabilidade e de agilidade resolvi usar a Google Agenda. Ela é cheia de recursos: dá pra criar vários calendários diferentes e ter controle sobre tudo o que está acontecendo no seu dia e, ao mesmo tempo, você tem um panorama da sua semana, do seu mês e até do seu ano. Igualmente, você adiciona eventos direto do Gmail e, às vezes, aquela palestra gratuita em que você se inscreveu te dá opção de adicionar o evento à sua Google Agenda em um clique.

3. Google Forms

O Google FormsGoogle Forms é um super assistente coletor de dados. Eu uso em todas as situações que você pode imaginar para simplificar a rotina na empresa:

  • lista de espera;
  • enquete;
  • questionários;
  • briefing;
  • proposta de orçamentos;
  • gerenciamento de inscrições em eventos;
  • coletar endereços de e-mail para enviar um boletim informativo.

Em suma, você usa o Forms para perguntar de várias maneiras diferentes: com respostas curtas ou longas, múltipla escolha a listas suspensas e escalas lineares. Além disso, você pode personalizar muitos formatos: inserir suas cores, logo, imagens, vídeos do YouTube e até même!

Pessoa empolgada na frente do computador

Simultaneamente, o visual dele é bem simples, funcional e super se adapta à tela do tablet ou celular.

Definitivamente, uma vez que você recolheu todos os dados de que precisa, o próximo passo é analisar esse tesouro informativo. Nada melhor do que uma planilha para te ajudar e você cria isso em um clique e as informações são atualizadas a cada nova resposta no formulário. Uma mega ferramenta gratuita, né, miga!

4. Google Sheets

Em primeiro lugar, até começar a administrar o meu próprio negócio, eu não tinha muito o costume de usar planilhas. Todavia, para gerenciar dados não tem outra saída. Atualmente, amo usar o Google Sheets e vou explicar o motivo.

Primeiramente, ele é muito simples de compartilhar e editar. Tenho um colaborador que toma conta do financeiro da minha empresa e a gente vive se comunicando através das planilhas. Além disso, adoro quando a gente está numa reunião no Google Meeting e ambos conseguem ver o que está sendo atualizado em tempo real! Sério, para mim, é o ápice da produtividade no trabalho remoto!

Captura de tela do Google Sheets ferramentas do google
Publicidade Google

Assim como a maioria das ferramentas do Google, as planilhas são altamente personalizáveis, os gráficos podem ter as cores da sua paleta, e, além disso, existem várias possibilidades de configuração de células, o que economiza muito o seu tempo com a automação das funções, bem como compatibilidade com o Excel, salvamento automático e um app para você editar sempre que precisar.

5. Google Docs

De antemão, sou bem suspeita falar do Google Docs porque ele é o meu melhor companheiro. É com ele que escrevo todo o meu conteúdo, toda a minha copy, todos os cursos, e-books e material de divulgação passam por ele primeiro e só depois vão para os seus respectivos destinos.

Do mesmo modo que o Google Sheets, ele tem as funcionalidades de salvamento automático, compartilhamento, colaboração, personalização, app para levar no celular e também tem compatibilidade com o Word. Ainda assim, o Docs é enxuto no layout e super prático. Você tem muitas opções de adicionais (add-ons) como, por exemplo, o corretor ortográfico mara que eu uso, o Language Tool, e muitos outros.

Captura de tela do Google Docs. ferramentas do google
Publicidade Google

6. Google Keep

Miga, sabe aqueles milhares de post-it que a gente escreve e depois não sabe onde colocou? Nesse meio tempo, imagina uma das ferramentas do Google gratuita onde você pode guardar todos eles em categorias e cores que você escolhe! Imaginou? Então, te apresento o Google Keep! E não é só notas não, você pode fazer muito mais com ele, por exemplo:

  • Checklists;
  • Salvar links;
  • Adicionar lembretes (que são automaticamente adicionados a sua Google Agenda);
  • Fixar aquela nota importante bem no topo da página e por aí vai.
Captura de tela do Google Keep. ferramentas do google
Publicidade Google

Seja como for, o Keep é meu querido para limpar a tela mental, sempre que tenho uma ideia ele me salva. Ele é mega simples, funcional e dá para usar direto no navegador, além do app pra Android e iOS.

7. Google My Business

Miga, topa um desafio? Ficar um dia inteiro sem usar o Google!

À primeira vista, soa como algo impossível, né? Da mesma forma, os seus clientes estão procurando alguma informação no Google o tempo inteiro. Ou seja, você e sua empresa precisam ser encontradas no site de busca número 1 do mundo. E uma forma bem simples de fazer isso é usar o Google My Business. Já te falei que essa é mais uma das muitas ferramentas do Google que uma empreendedora precisa experimentar?

Em suma, você disponibiliza para a sua comunidade informações relevantes sobre seu negócio como:

  • fotos;
  • serviços;
  • produtos;
  • ofertas;
  • diferenciais.

Seus clientes podem te enviar mensagem, escrever avaliações e te ligarem a partir da página de busca tanto no Google quanto no Google Maps. Por outro lado, você também tem como analisar dados, como a quantidade de pessoas que interagiram com a sua página.

Captura de tela do Google My Business ferramentas do google
Arquivo pessoal

Enfim, essa é mais uma forma gratuita de ter a sua empresa no mundo digital e de deixar a sua marca na internet.

Definitivamente, usar essas ferramentas do Google não vai mudar a sua vida da noite para o dia. Você sabe, sempre te falo e repito: não existe mágica para ter um negócio f*da e uma vida leve; é preciso muita garra, muita determinação e acima de tudo muita disciplina para tirar o seu sonho do papel.

Por último, miga, saiba que todo dia é uma página em branco do livro. Você decide o que escrever e como quer viver. E se mesmo depois dessa enxurrada de conteúdo que é o blog da Moving você ainda sente dificuldade para alinhar seu negócio e a sua essência, faz uma meditação especial.

A gente se fala no próximo post.
Beijos!

Eu escrevo sobre como ter um negócio f*da e uma vida leve.

Post a Comment