Top
Ferramentas gratuitas para empreendedoras parte 2

7 ferramentas gratuitas para empreendedoras – parte 2

Primeiramente, miga, se você não leu meu último post, então leia, porque essa aqui é a segunda parte das 7 ferramentas gratuitas que eu mais gosto e que toda empreendedora deve (ao menos) experimentar. Bora lá?

1. Asana

Vamos começar com o gerenciador de tarefas Asana. Faz pouco tempo que adotei esse recurso; nesse ínterim, posso dizer que ele tem me ajudado muito a tirar os projetos do plano mental e a organizá-los. Já comentei em outra ocasião, tenho um colaborador que me dá um help com as finanças. Ele integra o meu time de duas pessoas (hehe) e dessa forma tem um espaço dentro do aplicativo onde a gente alinha o que precisa ser feito em curto, médio e longo prazo.

Tela da Asana - ferramentas
Fonte: Publicidade Asana

Definitivamente, o fato de conseguir usar ele direto do browser sem precisar baixar nada para o computador é, para mim, um ponto alto da Asana. Na hora de escolher um software, sempre levo em consideração as alternativas que são mais leves e simples porque é leveza que eu quero trazer para a nossa vida, miga empreendedora do meu coração! Em síntese, a vibe da Asana é otimizar o gerenciamento e melhorar a colaboração do time, mesmo que seja um time de uma pessoa só.

Por fim, outro recurso que eu gosto nessa ferramenta é a possibilidade de integração com outros apps que já uso, por exemplo, o Google Drive e a Google Agenda. Assim, o que define esse software, na minha singela opinião, é conseguir alinhar as informações da sua cabeça e abrir espaço na sua vida para executar o que precisa ser feito e alcançar aquilo que você quer.

2. Trello

Antes de mais nada, saiba que a minha relação com o Trello nem sempre foi tão boa. Na verdade, eu é que não sabia usá-lo direito. O primeiro contato que tive com essa ferramenta foi durante um projeto do qual fui colaboradora. Uma das gerentes criou o quadro do time e começamos a tentar nos organizar a partir dele. Nesse meio tempo o projeto parou e eu, particularmente, não gostei da experiência. Todavia, anos mais tarde aqui estou para te contar que esse relacionamento mudou de status.

Nesse sentido, essa é uma ferramenta daquelas que nasceu para ajudar empreendedoras na organização de modo geral. Assim como a Asana, ele te dá oportunidades de ter um time e de fazer todo o gerenciamento da equipe. Você consegue saber o que está sendo executado, o que precisa ser feito e quem está fazendo o quê. Nos quadros, é possível adicionar comentários, subir anexos, links, deadline, checklists e muito mais.

Acima de tudo, o que eu mais gosto é que ele é muito simples de usar e intuitivo. Também me encanta o lance de ser um software bem visual, quase como aquele monte de post-it que a gente sai colando num quadro físico.

Captura de tela Trello - ferramentas
Tela inicial | Fote: arquivo pessoal

Em suma, o Trello tem sua concorrente direta, a Asana, porém não os uso da mesma maneira. Uso o primeiro para, por exemplo, organizar o baú de ideias; as referências que vou encontrando na vida e nos estudos; conteúdo para os cursos, workshops e meditações que são parte da minha linha de infoprodutos.

3. Evernote

Antes que eu pudesse trazer qualquer informação sobre o Evernote, nossa miga linda, Sara, escreveu um post super completo falando tudo que você pode fazer com o essa ferramenta. Leia e comente a sua opinião!

4. Estúdio de criação

Miga, sabe aqueles aplicativos para agendar postagem no Instagram e no Facebook? Pois, bem! Eis que Mark Zuckerberg criou uma ferramenta própria para isso, o Estúdio de Criação, que é o gerenciador oficial dessas duas plataformas. Além disso, você consegue analisar dados importantes do seu perfil, por exemplo, engajamento, audiência, alcance. Toda essa informação é relevante para a sua comunicação e para o seu negócio.

Definitivamente o design dele é bem simples e não tem todas aquelas funções maravilhosas que as ferramentas não oficiais têm. Apesar disso, um ponto bem positivo é o fato de que usando o Estúdio de Criação é menos provável que a gente tenha alguma dor de cabeça como um shadow ban. Sob o mesmo ponto de vista, já vi muita gente sendo bloqueada por esse motivo. É por isso que eu não abro mão de fazer o gerenciamento das minhas contas direto do Estúdio.

5. Telegram

De antemão, miga, saiba que eu gosto muito de usar o Telegram e vou te dizer porque:

  • é gratuito;
  • envia imagens, texto, mensagem de voz, áudio, gif, link, arquivos;
  • é de uso pessoal e profissional;
  • permite segmentação;
  • aproxima a sua comunidade;
  • tem suporte 24 horas, 7 dias por semana;
  • é seguro e democrático: disponível para iOS, Android, Windows Phone, Mac, Linux, Windows e ainda tem uma versão Web;
  • armazenamento na nuvem, ou seja, seu aparelho fica mais leve;
  • número de usuários crescente a cada dia;
  • tem bots, robozinhos de automação para te ajudar a ter mais tempo livre.

Apesar disso tudo, o Telegram não é a única maneira de se conectar com outras pessoas, contudo, é uma das que eu mais gosto. Essa ferramenta gratuita te dá uma série de oportunidades para otimizar o seu negócio através do marketing de relacionamento e melhora a experiência do cliente, que se sente acolhido pela proximidade que o app proporciona.

Aprenda basicamente tudo sobre Telegram com nossa musa Camila Vidal no IGTV da Moving.

6. WhatsApp Business

Em primeiro lugar, sei que o WhatsApp, vulgo Zap, você já conhece bem há muitos anos. Milhares de pessoas usam esse app diariamente e para empresas, foi desenvolvido o WhatsApp Business, uma ferramenta gratuita que trabalha de uma forma bem similar ao de uso pessoal.

Em síntese, a ideia principal dele é conectar negócios com seus clientes. Para isso, ele conta com algumas funcionalidades, por exemplo, o perfil da empresa para você disponibilizar informações importantes como endereço, e-mail, site e horário de atendimento. Além disso, ele conta com estatísticas; catálogo de produtos e um serviço de automação de mensagens rápidas que você pode usar para sanar as dúvidas frequentes que o seu cliente tem.

Já usei muito o WhatsApp Business quando trabalhava com grupos de meditação. Nesse sentido, o que eu mais gostava e ainda gosto é a facilidade. É definitivamente uma ferramenta muito simples de usar. Atualmente, sinto que ele está um pouco defasado em relação ao Telegram que te proporciona muito mais oportunidades de sucesso.

Pessoa feliz usando uma ferramenta gratuita

7. WordPress

Enfim, chegamos à última ferramenta gratuita. E não é por isso que ela é a menos importante. Estou falando do WordPress, uma das plataformas mais usadas para criação de sites e blogs. A gente sabe o quanto as redes sociais são instáveis, não é mesmo? E é justamente por isso que o seu negócio precisa ter a própria casinha, para continuar estável mesmo em situações inesperadas.

Fonte: Publicidade WordPress

Logo, posso te dizer que já tive experiências diferentes com o WordPress desde 2013. Confesso que sempre precisei estudar muito para entender como fazer os blogs acontecerem. Para você ter ideia, já tive blog falando sobre meio ambiente e sustentabilidade (Green Glasses), depois sobre autoconhecimento (Claridez), sobre yoga e Ayurveda (Ably) e agora estou em fase de um novo blog para 2021. Existem muitos detalhes para ter um site robusto; além do WordPress, você também vai precisar de hospedagem, bastante criatividade, uma pitada de conhecimento e alguns plug-ins que a miga Bianca detalhou num post aqui no blog.

Tudo anotado, miga?

Você não precisa se tornar uma especialista em ferramentas digitais, mas é legal ficar antenada no que pode te ajudar a administrar o seu negócio de maneira mais simples e eficaz. A gente vive sonhando com mais tempo para gastar com as pessoas que importam, não é mesmo? E é por isso que esse post está aqui, para te trazer uma visão ampla do que pode te auxiliar a alcançar seus objetivos.

Dito isso, apenas implementar um monte de aplicativos não garante o sucesso. Você vai sim precisar parar, refletir e ser estratégica sobre você mesma e como opera seu negócio. Mas não tenha medo, miga, você já sabe que aqui no blog tem mais um monte de informações e dicas para você chegar onde quer chegar.

Vamos juntas!

A gente se fala no próximo post!

Eu escrevo sobre como ter um negócio f*da e uma vida leve.

Post a Comment