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9 erros no Marketing de Conteúdo que uma empreendedora não pode cometer

O Marketing de Conteúdo é uma ótima ferramenta tanto para negócios digitais como para negócios físicos. Pode parecer simples apenas criar conteúdo na internet, mas sem uma estratégia e um objetivo, você pode estar perdendo tempo e até dinheiro. Por isso é tão importante evitar erros no Marketing de Conteúdo.

Não cometa esses erros no Marketing de Conteúdo

O comportamento do consumidor mudou. Aquele tipo de marketing tradicional onde são feitas propagandas que cliente recebe de forma passiva não vem funcionando tão bem quanto antes. O cliente quer receber informações que de alguma forma gerem valor. Tentar vender explicitamente e a todo custo não é mais o marketing esperado pelo consumidor. Por isso, estamos vendo uma crescente na criação de conteúdo, principalmente agora durante a pandemia. Os empreendedores perceberam essa mudança de comportamento e estão em busca de novas estratégias de marketing. Dessa forma, temos o exponencial crescimento do Marketing de Conteúdo; a exemplo disso, podemos citar as incontáveis lives que aconteceram no início dessa pandemia.

9 Erros no Marketing de Conteúdo

Se você quer investir no Marketing de Conteúdo para o seu negócio ou já está investindo, alguns erros comuns podem ser evitados, como:

1. Não conhecer o seu público-alvo

Saber com quem você fala e principalmente quem é o seu público é fundamental para que suas estratégias de Marketing funcionem. Atirar para todo lado além de ser exaustivo, traz audiência desqualificada, que é aquela que não é o perfil comprador ou buyer persona do seu negócio. Não saber quem é o público que você quer atingir, não te dá clareza sobre quais conteúdos criar para atrair clientes. Assim, consequentemente, você pode estar apostando todas as suas fichas em criar um conteúdo que pode não ser o ideal para o seu negócio e seu público.

2. Não interagir com sua audiência

Não basta saber quem é seu público-alvo. Você precisa interagir com as pessoas que estão nos pontos de contato do seu negócio. E não falo de respostas pré prontas e sim de realmente desenvolver um diálogo. Saber quem é a pessoa, o que ela faz, quais as dificuldades e dores dela. Com esse tipo de informação você tem tudo o que precisa para mapear as dores da sua persona e entregar a ela um conteúdo que mostre que ela tem um problema e que você, tem a solução perfeita. Esse tipo de conversa pode ser desenvolvida via e-mail, direct ou WhatsApp. Mas se o seu cliente ainda não chegou para uma conversa você pode fazer enquetes, abrir caixinhas de perguntas ou até mesmo fazer um forms.

3. Fazer conteúdos muito técnicos

Agora que você já tem informações sobre seu público-alvo e sua persona é hora de criar conteúdo. Um erro muito comum no Marketing de Conteúdo é criar conteúdos muito técnicos. Sabemos que você tem um negócio incrível, miga, e que é especialista no que faz, mas você não precisa provar isso colocando todo seu conhecimento técnico no seu conteúdo. O conteúdo que funciona é o simples e de fácil entendimento – em tempos de internet e falta de tempo, dificilmente alguém lê algo por mais de uma vez.

Sendo assim, criar um conteúdo com palavras difíceis e muitos termos técnicos pode dificultar o entendimento do seu público e até afastá-lo. Uma linha de raciocínio é interessante a ser seguida para criar o seu conteúdo: tenha em mente que a sua persona tem uma dor, uma dificuldade e pode ser que ainda nem tenha se conscientizado disso. Então, seu conteúdo precisa trazer o nível de conhecimento do problema para a sua persona e mostrar qual é a melhor solução – o seu produto ou serviço.

4. Não compreender o Funil de Vendas

Existem leads frios, mornos e quentes. Os clientes frios são aqueles que não têm consciência da dificuldade e nem conhecem sua solução. O morno é aquele que tem consciência do problema, mas ainda não entende que seu negócio é a solução. E o lead quente é aquele que sabe que tem um problema, sabe que seu negócio é a solução e está pronto para comprar. É por essa qualificação dos leads que você precisa ter conhecimento do Funil de Vendas. Assim, você saberá quais conteúdos criar para cada etapa do Funil – atrair, converter, relacionar e engajar.

5. Não ter consistência

Um dos maiores erros no Marketing de Conteúdo é não ter consistência nas postagens de conteúdo. Logo, com a falta de periodicidade, sua audiência não sabe quando vai ter conteúdo novo. Assim, você também não é constante na mente do seu público, e se por acaso o seu concorrente for, é dele que sua audiência lembrará. Manter uma consistência no conteúdo traz credibilidade, confiança do cliente no seu negócio.

6. Não ser multiplataforma

O seu negócio precisa estar onde o seu público está. Por isso é importante ser multiplataforma e estar nas redes sociais que fazem sentido para seu cliente e seu negócio. Porém, é imprescindível ter um blog ou um site. Um local próprio, onde você faz as suas regras, posta os seus conteúdos, gera valor para o seu cliente, gera relacionamento e principalmente divulga o seu conteúdo.

7. Não ter objetivos e estratégias

Em qualquer ação dentro do seu negócio é preciso ter um objetivo. Objetivo é aquilo que quer ser alcançado com as estratégias a serem traçadas. Criar conteúdo apenas para cumprir calendário, sem um real valor e sem um objetivo é perda de tempo e pode cansar o seu cliente que percebe que o conteúdo é só para “marcar presença”. Saiba o que você quer conseguir com seu blog, com cada rede social, com seu conteúdo como um todo e trace estratégias e metas para alcançá-los.

8. Não mensurar as informações

Esse é um erro no Marketing Digital e na vida de todo empreendedor. Não medir os resultados e não contabilizar e documentar erros e acertos. É importante mensurar e entender os resultados para saber o que está dando certo e continuar replicando e melhorar o que precisa ser melhorado. Documente tudo, cada etapa do processo, cada estratégia e seus resultados. No âmbito da criação de conteúdo, é importante ressaltar a jornada do seu cliente no Funil de Vendas e entender como ele foi atraído, por que foi atraído, por quais etapas passou, onde saiu do seu conteúdo, ou se foi até o final o que o cativou para que ele convertesse.

9. Não ter paciência

Já falamos aqui que Marketing de Conteúdo não traz resultados do dia para a noite. É preciso investir tempo e conhecimento e ter paciência para que esse conteúdo traga bons frutos. A publicação que você faz hoje não vai trazer resultados amanhã. O Marketing de Conteúdo é uma construção de uma base sólida para o seu negócio, e toda construção acontece gradualmente, por etapas, conteúdo por conteúdo, sem atropelos. É preciso investir em conteúdo constante e a longo prazo.

9 erros no Marketing de Conteúdo

Dessa forma, atentar-se para esses erros e tentar evitá-los ao máximo, é a certeza de que o Marketing de Conteúdos trará resultados positivos a longo prazo. Vivemos a era da criação de conteúdo e do Marketing ativo onde o consumidor busca os conteúdos em que tem interesse e não espera passivamente por propagandas. Por isso, miga, é tão importante criar conteúdo com clareza e saber esperar pelos resultados. Mas nada de criar conteúdo e esperar sentada o milagre cair do céu. Logo, vá para o campo de batalha, esteja na vida do seu cliente, se relacione com ele, crie laços… tudo isso é o “acabamento” da sua construção. Um atendimento impecável e um bom relacionamento é o complemento do seu conteúdo. Por fim, para seu negócio ser interessante para seu público, seja interessada no seu público!

Engenheira de Produção e agora Empreendedora Digital, entendi que podemos sempre nos reinventar! Entre outras coisas, sou estrategista digital e criadora de conteúdo, acredito que o Empreendedorismo Online empodera e transforma o mundo! Conte comigo, quero te ajudar a ser livre e independente construindo seu conteúdo online.

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