As áreas de uma empresa e seus papéis estratégicos
Aposto que quando você pensou em abrir um negócio, não sabia que teria que lidar com tantos assuntos sobre tantas áreas diferentes, né? Pior que tem, viu miga? Mas calma, não criemos pânico! Vem comigo que eu vou te contar tudo que você precisa saber sobre as áreas de uma empresa e seus papeis estratégicos.
As principais áreas de uma empresa
Primeiramente, é importante saber que todas as empresas, por mais parecidas que possam ser, são diferentes umas das outras. Contudo, existem algumas áreas que são comuns a todas as organizações, independente do tamanho ou segmento de atuação. Essas áreas são pilares muito importantes, que reúnem um conjunto de processos essenciais para a realização dos objetivos da empresa.
As principais áreas de uma empresa são: Produção, Logística, Finanças, Marketing e Gestão de pessoas.
Produção
A primeira área que você precisa conhecer é a produção. Antes de mais nada, não se engane: toda empresa possui a função de produção, trabalhando com produtos tangíveis ou não. Se há processamento, seja de materiais ou de informações, há produção.
A área de produção é responsável por transformar os recursos disponíveis em produtos ou serviços que atendam às necessidades e desejos dos clientes. Essa área precisa ser super bem planejada para conseguir atingir o objetivo de produzir mais com o mínimo de recursos e sem perder a qualidade.
Logística
Essa área está totalmente ligada à área de produção e também é muito decisiva para o sucesso organizacional, contudo, muitas empresas ainda desconhecem a sua amplitude e acabam não explorando o seu potencial de forma estratégica.
A área de logística é responsável por controlar todo o fluxo de informações e processos desde a entrada dos insumos necessários até o consumo final do produto ou serviço pelo cliente. Essa área envolve muitas atividades, estando as principais ligadas a transportes, estoques e processamento de pedidos. Ampla, complexa e muito relacionada à eficiência da organização e por esse motivo exige um acompanhamento de perto, pois tem total impacto na satisfação dos clientes.
Finanças
Falar que a área de Finanças é importante é até pouco perto do que ela realmente é. Essa área é vital para a sustentabilidade do seu negócio.
A área de finanças é responsável por planejar, analisar e controlar todas as decisões que envolverem dinheiro no seu negócio e, sendo pensada da forma estratégica, tem o poder de maximizar a lucratividade e o patrimônio da sua empresa.
Muitos negócios vão à falência por falta de planejamento financeiro, então, miga, não deixe o seu negócio entrar para as estatísticas. Cuide do seu rico dinheirinho que ele não aceita desaforo, viu?
Marketing
Essa é outra área cuja amplitude é pouco compreendida pelas pessoas. A área de marketing é responsável pelo planejamento e desenvolvimento de estratégias que façam com a empresa conheça os seus clientes, identifique suas necessidades e se conecte com eles através dos seus produtos e/ou serviços. Isto envolve estudar o mercado, alinhar valores, planejar a comunicação, definir canais, desenvolver e gerenciar campanhas, criar conteúdo e tantas e tantas coisas mais.
Essa área influi muito na forma como os clientes veem e se relacionam com a sua empresa e é muito bom você entender isso para que possa se unir a mim. Eu não gosto de ficar revirando os olhos sozinha todas as vezes em que alguém diz que Marketing é propaganda.
PS: Toda vez que alguém reproduz essa absurdidade, morre uma fada.
Gestão de Pessoas
Esta é a mais importante de todas as áreas, isso porque empresas são feitas de pessoas, não importa de duas ou de mil. São as pessoas as responsáveis pela execução dos processos que compreendem todas as áreas. Sendo assim, para que uma organização alcance os seus objetivos, essas pessoas precisam estar motivadas a desempenhar seus papéis da melhor forma possível.
A área de Gestão de pessoas compreende um processo que consiste em atrair pessoas qualificadas para atuar em cada função, aplicá-las a fim de que conheçam e se adaptem à cultura e à rotina da organização, criar um ambiente propício para que estas pessoas se mantenham e se desenvolvam e avaliar constantemente o desempenho desses indivíduos com o intuito de dar feedbacks que possibilitem o aprimoramento contínuo deles e, consequentemente, da empresa. A forma como esse processo é conduzido impacta diretamente nos resultados organizacionais.
Miga, agora que você já conhece melhor as áreas de uma empresa e seus papeis estratégicos, comece a pensar nelas com mais carinho, porque o sucesso do seu negócio depende de todas funcionando totalmente alinhadas.
Um beijo e até o próximo post.