Top

Aprenda a diferença entre redes sociais e mídias sociais

Você sabe a diferença entre redes sociais e mídias sociais? Nesse artigo vou explicar direitinho sobre o que cada um significa.

O digital permitiu muitas mudanças em nossas vidas, inclusive a inserção de comunicação e engajamento online com outras pessoas. Mas afinal, é rede ou mídia social? Antes de mais nada, se você pensa que redes sociais e mídias sociais são a mesma coisa, pode estar cometendo um erro na hora de se comunicar. Mesmo ouvindo diariamente esses dois termos, cada um tem suas próprias peculiaridades e NÃO são sinônimos.

Mulher feliz utilizando as mídias sociais em seu smartphone

É comum que usemos ambas para se referir as plataformas que utilizamos para nos relacionar, aprender e compartilhar conteúdos na internet. Mas, antes que você confirme essa teoria, vamos ver o que cada termo realmente significa?

O que são as redes sociais?

Ao contrário do que muita gente acredita, na realidade, as redes sociais não estão apenas no online e não precisam da internet para existir. Juro miga!

O termo rede social, se refere a uma organização onde existem pessoas e empresas que compartilham dos mesmos valores, objetivos, desejos e crenças. Essas redes existem para promover o relacionamento e conectar seus participantes uns aos outros. É através da troca de experiências que eles podem construir ou manter relacionamentos que já existem.

Talvez ao ler essa explicação, você tenha lembrado das redes sociais que você já participa, como sua família, grupos de amigos ou colegas da faculdade. Cada um deles é uma rede social a qual você pertence. Por outro lado, mesmo se conectando a eles no digital, essa rede também existe no espaço físico, certo?

Mídias sociais

Diferente das redes sociais, as mídias se referem a todos os meios que possibilitam o compartilhamento de conteúdos e mensagens entre seus participantes. 

A gente viu que para existir uma rede social é necessário que as pessoas que fazem parte da rede compartilhem seus objetivos e experiências. Logo, as mídias sociais são as ferramentas digitais que permitem que isso aconteça, através do compartilhamento de conteúdos nas plataformas.

Redes Sociais ou Mídias Sociais?

Quando iniciamos esse artigo, provavelmente veio a sua mente, nomes como Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest e talvez até o falecido SnapChat, não é mesmo? 

Como resultado do conteúdo acima, você pôde perceber que muitas das plataformas que usamos no nosso dia a dia, acabam se encaixando nos dois termos. Afinal, elas permitem o relacionamento entre seus participantes através da criação e compartilhamento de conteúdo dentro desses sites e aplicativos.

Em síntese, ambos os termos tem significados diferentes, mas as mídias sociais estão presentes dentro das redes sociais.

Se você se interessou pelo assunto e quiser saber mais, miga, recomendo esse artigo. Nos próximos posts abordaremos mais a fundo sobre cada rede social e as estratégias de marketing que você pode utilizar dentro de cada uma.

Publicitária movida a café e memes, apaixonada pelo mercado criativo e digital. Acredito em marcas profundas, com sentido e que conectam, a partir da minha jornada empreendedora, ajudo outras pessoas a alcançarem isso com seus respectivos negócios.

Post a Comment