Top

As 4 mulheres mais poderosas da Rússia

Nos últimos 20 anos, a Rússia ganhou uma nova geração de empreendedores e diretores de empresas, e, pasmem, isso inclui mulheres f*d@s pra c@r@lh* que chegaram ao topo em suas áreas. Apesar de o sexismo continuar sendo uma das realidades sociais da Rússia, essas mulheres estão fazendo a diferença. Elas vêm de negócios na Internet, economia, moda e tecnologia da informação. Com vocês, as 4 mulheres contemporâneas mais poderosas da Rússia!

GIF mulheres poderosas na Rússia.

1. Elvira Nabiullina: a mulher da grana na Rússia

Elvira Nabiullina. Diretora do Banco Central da Rússia. Foto: Anton Novoderezhkin/ Zuma Press/NEWSCOM
Elvira Nabiullina. Foto: Anton Novoderezhkin/ Zuma Press/NEWSCOM.

Em primeiro lugar: a pioneira! As 56 anos de idade, Elvira Nabiullina é, nada mais, nada menos do que a atual diretora geral do Banco Central da Rússia. Além disso, foi a a primeira mulher a chefiar um banco central do G8. Ela atuou como ministra do Desenvolvimento Econômico e Comércio entre 2007 e 2012 e conselheira das questões econômicas do presidente russo Vladmir Putin entre maio de 2012 e junho de 2013. Como resultado de tudo isso, em 2019, Elvira foi listada como a 53ª mulher mais poderosa do mundo pela Forbes. Tá bom esse currículo pra você, miga? Tem mais!

Além disso, Elvira Nabiullina é conhecida internacionalmente como a gerente de crise da Rússia. Em setembro de 2015, a revista Euromoney nomeou Nabiullina como a melhor presidente de Banco Central do ano. Essa é Moving Girl do frizz do cabelo até a unha do dedão do pé!

2. Marina Kolesnik: o poder da dominação mundial

Marina Kolesnik. Fundadora e CEO da Oktogo, maior empresa de reservas de hoteis online da Rússia. Foto: Linkedin.
Marina Kolesnik. Foto: Linkedin.

Apresento a fundadora e CEO da maior plataforma de reserva online hotéis da Rússia, a Oktogo (se lê em inglês: Ok to go)! Segura o queixo pra não cair, miga, porque essa mulher leva a sério a coisa da dominação mundial. Marina Kolesnik fez MBA em Harvard, foi consultora da McKinsey & Co, e Vice-presidente da DataArt Solutions, Inc, multinacional desenvolvedora de softwares personalizados.

Primeiramente, vou te mostrar alguns dados da Oktogo, só pra você ter dimensão do tamanho da empresa. O site oferece mais de 5000 na Rússia e mais de 250000 hotéis pelo mundo; tem mais de 1 milhão de visitas por mês; e faz circular mais de 33 milhões de doláres por ano! O queixo caiu, né?! Sei que você já admira a Marina, mas agora eu vou te contar uma novidade que fará você AMAR essa mulher: todos os cargos de gerência e diretoria da Oktogo são ocupados por mulheres! #arrepiada

3. Tatyana Bakalchuk: roupinhas, filhos e Forbes

Tatyana Bakalchuk. Fundadora da Wildberries, maior varejista online da Rússia. Foto: Wildberries
Tatyana Bakalchuk. Foto: Wildberries.

Guarde esse nome, porque aqui tem poder! Em 2019, aos 43 anos de idade, Tatyana Bakalchuk se tornou a primeira self-made bilionária da história da Rússia. Sim, você leu certo, Bilionária com B. Em 2004, durante a licença maternidade, Tatyana decidiu empreender. Nesse meio tempo, pegou suas economias, um montante de 700 dólares, e, aos 28 anos, fundou a Wildberries. Como resultado, a Wildberries hoje é considerada a maior loja varejista online da Rússia.

Essa Moving Girl que destila poder ainda é casada, mãe de 4 filhos, e antes de empreender online trabalhava como professora de inglês. Como se não bastasse, nesse ano, Tatyana Bakalchuk, aparece na lista da Forbes 2020 como uma das mulheres mais ricas do mundo e a MAIS RICA DA RÚSSIA! Com uma fortuna estimada em 1.1 bilhões de dólares.

4. Natalya Kaspersky: a rainha do TI da Rússia

Natalya Kaspersky. Fundadora do grupo InfoWatch e da empresa Kaspersky Lab. Foto: InfoWatch.
Natalya Kaspersky. Foto: InfoWatch.

Quem acha que TI é coisa de homem é porque nunca ouviu falar nessa mulher aqui. Antes de tudo, você precisa saber que Natalya Kaspersky atua na área de Tecnologia da informação. Natalya é fundadora e presidente do Grupo de empresas e InfoWatch, voltado em promover e aplicar tecnologias de segurança de informações para empresas há 14 anos. Além disso é co-fundadora e ex-CEO da empresa de software de segurança antivírus Kaspersky Lab.

O Grupo presidido por Kaspersky é reconhecido internacionalmente, e atua não somente na Rússia, mas também cobre o mercado europeu, africano e asiático. Por causa de toda essa influência e trabalhos f*d@s , essa miga já ganhou diversos prêmios, como Melhor empreendedora em TI pela Women in Techonology Awards for Middle East and Africa (2014), Top 20 mulheres empreendedoras do norte europeu (2015), ganhou 3 vezes como a mulher mais rica da Rússia, segundo a Forbes (2013, 2014 e 2015), e 6 vezes consecutivas como a Melhor avaliação de administração na área de TI, na Rússia.

Ahhh eu já ia esquecendo de um detalhes: ela tem 5 filhos! Se isso não é ser Moving Girl, eu não sei o que é.

Então, você gostou de conhecer essas mulheres super mega poderosas aqui da Rússia, miga? Se você quiser conhecer mais mulheres poderosas da Rússia, clique aqui.

Genises Azevedo, mas pode me chamar de Gê. Psicomotricista, especialista em Consciência Corporal e estudante de Medicina. Correspondente Moving Girls diretamente do interior da Rússia.

Post a Comment