Top

Biden, Brexit e Irlanda: entenda o que está rolando

What´s the craic (“Qual é a boa” – na Irlanda), miga?! Ficou pasma quando te contei que o Halloween é irlandês? Que o conde Drácula é irlandês? Então, segura o queixo agora! O novo presidente eleito nos EUA, Joe Biden é irlandês! Pelo menos é o que ele tem dito por aí! E ele pode ajudar a Irlanda no Brexit.

Não entendeu nada? Relaxa! Biden, Brexit e Irlanda é o que eu vou simplificar pra você agora nesse post. Bora lá!

O que é Brexit?

É o termo usado para a saída do Reino Unido da União Europeia. Te explico!

Reino Unido e União Europeia

Reino Unido é a união política de quatro países: Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e Gales. Quem nasce em qualquer um desses quatro países é chamado de britânico. (Achou que era só na Inglaterra, miga?)

A União Européia é a união de objetivos e valores de 27 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, Chéquia, Romênia, Suécia e Países Baixos (que é a Holanda).

Antes de tudo, foi há 50 anos que alguns deles começaram a se juntar. Em síntese, a ideia era ter relações comerciais e depender da economia uns dos outros. Dessa forma reduziram riscos de conflitos entre si. Porém, em 1993 outros países chegaram e foram derrubando suas fronteiras em mais assuntos, como proteção do ambiente, clima, saúde, segurança, justiça e migração. Além disso, todos os países da União Europeia têm livre acesso e comércio, não precisam de visto de imigração entre si, e vários outros facilitadores.

O Brexit

Um belo dia, o Reino Unido resolveu comunicar à União Europeia que não dava mais para continuar na relação. Ou seja, o Reino Unido quis “independência máxima” das regras, principalmente comerciais, da União Europeia. Assim British/Bitânico + Exit /Saída, formaram a palavra BREXIT.

E o Brexit foi um divórcio desgastante! Durante 3 anos discutiram essa saída, porque impacta na economia (tanto na do Reino Unido quanto na da União Europeia), no combate ao terrorismo e até no futebol! Além disso, terão muitas outras consequências. Atualmente, não estão muito claras, afinal é a primeira vez que alguém abandona o bloco desde sua criação, mas terão.

Por fim, depois de idas e vindas, discussões, políticos brigando e deixando cargos, aconteceu! No dia 31 de janeiro de 2020 às 23h, representado por seu polêmico primeiro-ministro Boris Johnson, o Reino Unido oficialmente deixou o bloco da União Europeia. Porém, essa história que já é longa, não acabou. Aliás, está só começando!

Boris Johnson defendendo o BREXIT. Saíremos de qualquer forma!

Brexit e Irlanda

O acordo da Sexta-feira Santa

Tem mais (des)uniões de países pela Europa, miga!

Antes de tudo, você precisa saber que República da Irlanda (ou simplesmente Irlanda) e Irlanda do Norte eram o mesmo país. E dominado pelo Reino Unido. Mas ao longo dos anos houve vários conflitos religiosos e políticos. Por isso, em 1921 elas se separaram. Depois de muita guerra entre elas, em 1998, selaram um acordo chamado Sexta-feira Santa.

Hoje, a Irlanda do Norte continua sob o domínio do Reino Unido e a Irlanda é um país independente. Nada de guerras mais. Porém, sem grandes amizades e com algumas feridas abertas.

(Só pra você se situar, eu moro na República da Irlanda, ou seja, Irlanda.)

Nesse ínterim, há quem defenda que se levantem muros entre as Irlandas. Assim, haveria controle da imigração, comércio e tarifas. Donald Trump, por exemplo, era a favor de um muro. Porém, miga, o clima entre as Irlandas – que já não é dos melhores – poderia piorar. Inclusive o acordo da Sexta-Feira Santa que sela paz entre as Irlandas pode perder sua força.

Representação de garota irlandesa reagindo aos impactos no acordo de paz, na pauta BIDEN BREXIT e IRLANDA.

Impactos do Brexit na Irlanda

As Nações Unidas já afirmam que o impacto na Irlanda deve ser maior do que em qualquer país do mundo.

A princípio, o Reino Unido é um dos principais clientes de importação/exportação daqui. Muitas empresas serão impactadas! Além disso, a Irlanda é uma ilha e o Reino Unido fica no caminho dela para o resto da Europa! Assim, o Reino Unido ficará no caminho entre a Irlanda e seus parceiros da União Europeia, tanto para viagens quanto para comércio exterior. Olha a confusão!

Se tiver barreiras entre Irlanda e Irlanda do Norte então, a Irlanda será muito mais prejudicada! Por isso, os países da União Europeia tomaram as dores da Irlanda. Em síntese eles defendem que a Irlanda não tem que sofrer as consequências, já que foi o Reino Unido quem decidiu sair.

Até pensaram em alguns acordos. Mas sabe o que aconteceu? Teve país fora do Reino Unido dizendo: “se tiver regalias para a Irlanda, eu também quero!” Ah, miga, eu nem vou me estender mais nos detalhes dessa briga. Você já entendeu que esse Brexit não está fácil!

Enfim, várias outras questões dessa saída ainda estão confusas. Ou seja, o Reino Unido já saiu, mas ainda há muita negociação e considera-se que estamos em um período de transição. Em 1º de janeiro de 2021, esse período de transição terminará. O Brexit será uma realidade na prática também.

Só então saberemos as suas verdadeiras implicações. Porém, sabe-se que a maior parte das pequenas e médias empresas tanto da Irlanda quanto da Irlanda do Norte serão super prejudicadas. Principalmente as empresas ligadas à exportação ou à importação, dentro e fora do Reino Unido, bem como as relacionadas à indústria alimentícia, manufatura e transporte e as que estão em regiões de fronteira.

Biden e a Irlanda

Joe Biden, é o recém presidente eleito nos Estados Unidos. Aliás, chegando com a primeira mulher negra na vice presidência! Um momento histórico super explicado pra gente pela Paloma maravilhosa aqui!

Biden tem antepassados irlandeses. Seus tataravós são de Ballina, Co Mayo e da Península de Cooley, Co Louth e foram para a América em meados de 1850. Atualmente, ele tem um relacionamento bem próximo com seus primos na Irlanda. Eles chegaram inclusive a ir para os Estados Unidos apoiar sua campanha. E ele se orgulha tanto de suas origens, que se declara um irlandês-americano. Por isso, durante sua campanha eleitoral, um vídeo da BBC de Nova York viralizou. Nele, o correspondente da BBC Nick Bryant, pediu para que ele lhe desse uma palavra rápida. E Biden respondeu:

 – “BBC? Eu sou irlândês!”

Biden irlandês-americano falando com o correspondente da BBC. BIDEN, BREXIT e IRLANDA.

Biden, Brexit e Irlanda

Biden é anti-Brexit. Por isso sua vitória nas Eleições presidenciais dos Estados Unidos refletirá aqui. O governo torce para que seus estreitos laços com a Irlanda ajudem nas negociações ainda mal resolvidas entre Irlanda e Irlanda do Norte. Alguns meses atrás, Biden se posicionou:

“Não podemos permitir que o Acordo de Sexta-Feira Santa que trouxe paz à Irlanda do Norte se torne uma vítima do Brexit.”

Ou seja, caso Johnson leve seus planos adiante sem ouvir o presidente irlandês-americano Biden, o acordo comercial entre Estados Unidos e Reino Unido pode ser prejudicado.

Boris Johnson era fã de Donald Trump e sua relação com Biden provavelmente não será tão próxima. Ainda assim, interesses que eles têm em comum parece que ajudarão a negociarem.

Após a vitória de Biden, o primeiro-ministro Johnson tuitou: “Estou ansioso para fortalecer a parceria entre nossos países e trabalhar com ele em nossas prioridades compartilhadas – desde o combate à mudança climática até a promoção da democracia e se reconstruir melhor da pandemia”.

 

Boris Johnson também ligou para Joe Biden para parabenizá-lo por sua vitória nas eleições americanas. Dizem que eles ainda comentaram a “importância de implementar o Brexit de forma a respeitar o Acordo da Sexta-Feira Santa”.

Estamos na torcida pela harmonia do trio Biden, Brexit e Irlanda. Se houver um acordo entre União Européia/Irlanda e o Reino Unido, o impacto aqui ainda seria significativo, mas menor.

Que St. Patrick proteja nossa querida ilha!

Nos falamos! Um bjo miga, cheers!

Administradora, apaixonada e especialista em comunicação empresarial. Convicta da força do empreendedorismo na qualidade de vida e autoestima das mulheres. Clareio a jornada de empreendedoras para levarem seu trabalho e alma para o digital, com estratégia e autoconfiança. Aliás, já pode comunicar o mundo que ele é seu, miga!

Comments

  • Sônia Duarte
    18 de dezembro de 2020

    Texto interessante e gostoso de ser lido!👏👏👏👏👏👏

    • Moving Girls
      23 de dezembro de 2020

      Obaaa, que bom que gostou, miga ❤️✨

Post a Comment