Top

Canadá: 5 empreendedoras que você precisa conhecer

Miga, primeiramente, você estÁ pronta para a dominação mundial? Nesse post, conto as histórias de cinco empreendedoras canadenses que construíram seus próprios empreendimentos do zero e que agora, estão capacitando outras mulheres a trilharem seus passos no mundo dos negócios. Em outras palavras, são histórias inspiradoras, sobre empreendedorismo, em que você encontra desafios, superações e também trajetórias reais de mulheres que venceram barreiras e estão fazendo diferença na vida de outras pessoas. Vamos conhecer a primeira empreendedora.

1. Carinne Chambers-Saini – CEO da Diva International Inc.

Através da Diva International Inc., Carinne fundou uma corporação multinacional que fabrica o DivaCup.

Atualmente, é distribuído em mais de 40.000 pontos de venda em 29 países. Além disso, ela conhecida pelo seu trabalho de ativismo pela equidade menstrual e por ser pioneira em uma indústria que, pasme né, miga, era dominada por homens.

Carinne conta como nos últimos 15 anos a empresa doou milhares de coletores menstruais. Mesmo assim, sentia que precisava ir além, assim fundando o programa DivaCares.

“Percebemos, no entanto, que simplesmente doar produtos não é suficiente para eliminar a pobreza de higiene menstrual ou alcançar a verdadeira equidade menstrual. Nosso programa DivaCares foi criado com o objetivo de abordar muitas questões sistêmicas. Assim, como a pobreza, com três principais áreas de atuação: educação, advocacia e acesso a produtos, para ajudar a criar mudanças na vida de quem menstrua.” 

mulheres empreendedoras canadá
Carinne Chambers | Foto: reprodução

“Paciência e persistência são tão fundamentais para o sucesso! Se não há um caminho ou categoria clara para o que você quer fazer, não tenha medo de forjar o seu próprio caminho. E se as pessoas não te levarem a sério no início , não desanime! Se você acredita no que está fazendo, então vale a pena continuar.”

Além disso, ela também é produtora do documentário “Pandora’s box” que explora o estigma da menstruação em todo o mundo, espalhando educação sobre o assunto e desmistificando algo que é tão comum para tantas pessoas. É de empreendedoras assim que precisamos, não, miga?

2. Maayan Ziv – CEO da AccessNow

Maayan Ziv é ativista, fotógrafa e empresária residente em Toronto. Desde jovem, Maayan desafiou as normas e trabalhou em sua comunidade para aumentar a conscientização sobre as questões da deficiência e melhoria da acessibilidade. Assim, vivendo com distrofia muscular, Maayan é uma defensora apaixonado e implacável da criação de um mundo mais acessível. 

mulheres empreendedoras canadá
Maayan Ziv | Foto: reprodução

Assim, em 2015 Maayan fundou o AccessNow durante o seu mestrado em empreendedorismo. Uma plataforma de crowdsource móvel que permite às pessoas pesquisar, avaliar e descobrir lugares com base em seu nível de acessibilidade. Desde então, ela tem sido uma comentarista regular na mídia sobre tópicos como deficiência e inclusão. 

O trabalho de Maayan Ziv recebeu prêmios em reconhecimento por suas soluções inovadoras e compromisso com a melhoria de vida das pessoas com dificuldade de mobilidade.

Miga, que história incrível! Ainda assim, precisamos entender que a acessibilidade é algo que pode beneficiar você como indivíduo, ou sua empresa, ou seu centro comunitário. É algo importante em que todos devem se envolver. 

3. Samra Zafar – empreendedora social, autora, palestrante

Samra é uma empreendedora social que defende a igualdade, inclusão e direitos humanos. Autora tem um best-seller, o livro A Good Wife: Escaping The Life I Never Chose (tradução livre “Uma boa esposa: fugir da vida que nunca escolhi”) e é uma palestrante internacional premiada. 

Anteriormente, enfrentou anos de abuso depois de chegar ao Canadá, por ter sido uma noiva adolescente de um casamento arranjado. Contudo, deu a volta por cima para construir um novo futuro e se afastar de seu passado, para se tornar uma defensora global de mulheres e meninas em situações semelhantes. 

mulheres empreendedoras canadá
Samra Zafar | Foto: reprodução

Samra, começou a compartilhar sua história para aumentar a conscientização sobre a violência de gênero. Desde então, se tornou uma das empreendedoras mais reconhecidas mundialmente em igualdade e inclusão, violência contra mulheres e saúde mental. 

A narrativa do seu livro conta a história angustiante e inspiradora de uma jovem que se torna uma mulher de coragem e poder diante da opressão. O livro foi eleito um dos melhores de acordo com o CBC. Agora, ele está sendo adaptado para uma série de TV.   

Miga, em suma, esse é um conto de fadas moderno, em que a heroína salva sua própria vida através do empreendedorismo feminino.

4. Tonia Jahshan – CEO da Sipology by Steeped Tea  

Tonia Jahsan é a fundadora e CEO “Sipology by Steeped Tea”. Uma empresa conhecida pelos seus chás e produtos naturais de alta qualidade, hoje avaliada em $500 milhões de dólares. Enquanto isso, em 2016 ela foi considerada a número 1 de todas as empreendedoras do país pela revista Canadian Business, que a caracterizou pela sua coragem, risco e visão inovadora dentro dos negócios.

Ela começou como muitas de nós, miga! A empresa que hoje é avaliada em milhões de dólares começou antes de tudo no porão da Tonia! Ela conta como lá em 2006, uma xícara de chá mudou sua vida e inspirou a construir o império que ela tem hoje com muito esforço e determinação. 

mulheres empreendedoras canadá
Tonia Jahshan | Foto: reprodução

“Meu objetivo final é compartilhar minha história como uma forma de pavimentar o caminho para outra pessoa descobrir, perseguir e viver a sua própria.” 

Além disso, Tania administra a sua empresa e também faz palestras motivacionais contando os altos e baixos de sua história. Através de vídeos do YouTube ela compartilha como foi construir seu negócio e como mantém ele vivo inspirando e incentivando outras empreendedoras a levantarem seus business.

É maravilhoso ver histórias de sucesso de mulheres incríveis, não é, miga? Afinal, nós devemos sempre continuar compartilhando nossas histórias e nos fortalecendo.

5. Victoria Lennox – CEO da Startup Canada

Victoria é co-fundadora e CEO da Startup Canada. Empreendedora social, uma das principais defensoras e catalisadoras do empreendedorismo e inovação do país. 

Miga, antes de tudo, você precisa saber que Startup Canada é uma comunidade nacional de mobilização que apoia os 3,5 milhões de empresários e empresárias canadenses.

Através de programas digitais, promove, inspira, educa, conecta e dá voz para as pequenas empresas que estão iniciando. Ou seja, Victoria Lennox impulsiona a tecnologia e a mídia digital para unir, fazer crescer e fortalecer comunidades, ecossistemas e organizações, lançando programas digitais estratégicos. Ela está trabalhando ao lado de 3.000 voluntários, levantando mais de $50 milhões de parceiros do setor privado e público. Hoje, a Startup Canada possui mais de 250.000 membros.

mulheres empreendedoras canadá
Victoria Lennox | Foto: Startup Canadá

Victoria é arquiteta de políticas e programas de inovação, diplomata do ecossistema. É uma investidora apaixonada por promover igualdade, esperança, paz e prosperidade por meio do empreendedorismo. Além disso, é reconhecida pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas como uma das maiores especialistas em educação para o empreendedoras.

Portanto, ela é uma forte defensora do empreendedorismo como um veículo para capacitação individual, independência econômica e mudança social. Ela afirma: “Não espere. Fale com mentores. Conecte-se com sua comunidade de start-ups. Você deve isso a si mesmo e ao mundo para dar tudo o que você tem.” 

Miga, Vivi é uma fonte inspiradora! Uma verdadeira Moving Girl!

Por fim, espero que essas histórias possam ser uma fonte de inspiração em sua vida. Se você busca por mais histórias de mulheres empreendedoras, recomendo a leitura desse post: 5 mulheres líderes de grandes empresas

Até mais, maravilhosa!

Formada em Gestão Pública com Mestrado em Gestão de Projetos, foi a cooperação técnica internacional para o desenvolvimento meu chamado mais forte até hoje, deixando como legado minha crença pessoal e profissional nesse movimento global de mudança em direção ao desenvolvimento sustentável, inclusivo e resiliente. Atualmente moro no Canadá, em busca de novos desafios e também empreendendo no universo digital, contando sempre com coragem e criatividade para se reinventar.

Post a Comment