Top

Canadá: “A Duquesa” e o protagonismo feminino

Miga, em setembro foi lançada uma nova série original de comédia da Netflix, A Duquesa. A série acompanha a vida de uma mãe solteira melodramática, com um grande senso de estilo, e que possui uma relação muito próxima da sua única filha. 

A narrativa da escritora é inverter os papeis de gênero em A Duquesa, retratando uma mulher com fobia de compromissos que sempre põe freio no seu relacionamento com um namorado excessivamente ansioso e um tanto carente. Até então, parece só mais uma comédia meio romântica, né, miga? Contudo, tem mais por trás dessa história: a vida de sua autora. Vem conferir!

Conheça a Duquesa da vida real

A Duquesa foi escrita, produzida e protagonizada por Katherine Ryan que é uma atriz comediante canadense, conhecida pelo seu humor direto e ácido, mesmo ainda sendo de um ramo dominado por homens. Muitos amam a sua sagacidade, enquanto alguns, a acham ofensiva. 

Ryan produziu anteriormente dois especiais de comédia para a Netflix: Glitter Room (2019) uma homenagem à mãe solteira; e In Trouble (2017). Com isso, A Duquesa registra um marco em sua trajetória profissional fora dos palcos e da sua persona dos stand-ups. 

Defensora das mulheres, Ryan menciona: 

“Espero que os espectadores entendam a mensagem deste seriado em que estamos celebrando a família de qualquer forma que ela venha a surgir. Adoro a idéia de que uma mulher em qualquer posição ou situação pode encontrar o amor de uma forma não convencional e ser fortalecida por isso. Também acredito que uma mulher não precisa de um homem para ser feliz.”

No entanto, as vivências familiares de Katherine colaboram em suas escolhas para construir sua própria história. “Eu sempre soube o que queria ser desde o dia em que nasci”, disse ela. Acrescentou que também percebeu muito jovem que isso não envolveria viver com homens que eram “alcoólatras ou emocionalmente abusivos” como muitas mulheres de sua família. 

Aos 25 anos, ela mudou de uma pequena cidade em Ontário, no Canadá, para a grande Londres. Ela também é a única comediante que vive na Grã-Bretanha a receber um especial da Netflix.

Para ouvir mais sobre a maternidade e a vida em geral, você pode ouvir Ryan em seu podcast, Telling Everybody Everything.

Semelhanças entre a atriz e a protagonista de A Duquesa

As semelhanças vão além do fato de as duas se chamarem Katherine. Na verdade, a série é um pouco inspirada na própria vida da comediante, que também é mãe solteira e, assim como a personagem, pode não ter a personalidade mais fácil de se lidar, mas ama ser mãe e é boa nisso. 

A Duquesa | Foto: Netflix

Porém, as semelhanças acabam aí, deixando todo o drama de uma segunda gravidez com o ex-namorado para a protagonista da série. A Duquesa promete ser uma produção divertida e envolvente, principalmente para aqueles que já apreciam o peculiar humor de Katherine Ryan. No final das contas, a primeira série de Ryan não é para todos, mas a maneira hábil com que ela mistura humor impróprio com narrativa genuína e afetuosa deve ganhar novos fãs e, com sorte, garantir uma segunda temporada, conforme Ryan menciona em sua entrevista para o The New York Times. 

A importância do diálogo

As mensagens que estão por trás do trabalho da Katherine traz algumas reflexões, em especial sobre gênero e os desafios do empreendedorismo materno. No entanto, se a abordagem dos seus shows fosse interpretada por um homem, será que ele também seria alvo de tantas críticas? 

A própria autora repreende em seu stand-up a visão de que uma mãe solteira é normalmente vista de maneira pejorativa, enquanto um pai solteiro é visto como um herói. 

Precisamos cada vez mais expor e falar sobre esses preconceitos que são culturalmente aceitos, tanto aqui no Canadá, quanto no Brasil e em tantos outros países, o que torna a vida das mães solteiras ainda mais difícil. De acordo com dados do IBGE, divulgados em 2015, no Brasil estima-se que existam 28 milhões de mães solteiras que são responsáveis sustentar suas famílias e ainda cuidar de seus filhos. Se colocamos ainda o estigma que o título “mãe solteira” carrega, podemos imaginar quanto sacrifício existe na vida dessas heroínas. 

Portanto, se você é mãe solteira ou conhece alguém próxima, assista às produções da Ryan. Depois, volte aqui e comente o que achou, vou adorar ouvir a sua história de super-heroína!

Você também pode gostar do post: Maternidade não significa abandonar seus sonhos

Até mais, maravilhosa!

Formada em Gestão Pública com Mestrado em Gestão de Projetos, foi a cooperação técnica internacional para o desenvolvimento meu chamado mais forte até hoje, deixando como legado minha crença pessoal e profissional nesse movimento global de mudança em direção ao desenvolvimento sustentável, inclusivo e resiliente. Atualmente moro no Canadá, em busca de novos desafios e também empreendendo no universo digital, contando sempre com coragem e criatividade para se reinventar.

Post a Comment