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Como a influência digital tem evoluído em 2020?

Sabe-se que a tendência de influenciadores digitais não começou há menos de 2 anos, certo? A evolução da influência digital em 2020 é muito diferente da que começou, de certa forma, com as blogueiras e criadores de conteúdo em plataformas como Youtube e afins há 10 anos. Com essa matéria da WGSN, eu trago uma visão sobre a atual fase da influência e dos influenciadores digitais. E ainda trago também a diferença com o passado e como podem se estender por um longo tempo algumas das tendências desse período.

Economia aspiracional

Primeiramente, para traçar a trajetória, olhamos lá para 2010 para então entender como a economia influenciadora se transformou. Vivia-se em um momento onde a cultura da celebridade reinava e era definida pela aspiração: sempre olhando para cima. Na mesma época, observava-se o crescimento da popularidade de plataformas visuais como o Instagram, Pinterest e Tumblr, que começaram a circular alguns anos antes. E de repente estávamos vivendo em um mundo visualmente pesado!

Sendo assim, combine isso com a adoção em massa dos smartphones, onde todos tinham uma câmera portátil no bolso e acesso para compartilhar imagens visuais o tempo todo. Então, por volta de 2015, a cultura do influenciador realmente começou a prosperar e realmente se transformou em uma enorme economia que foi monetizada à esquerda, à direita e ao centro.

evolução da influência e redes sociais
Logo das seguintes redes sociais: Tumblr, Pinterest e Instagram. Fonte: Arquivo pessoal

Fase de Inspiração

Portanto, pode-se dizer que o interessante sobre a mudança entre 2015 e 2020 foi que ela não foi tão emoldurada por revoluções tecnológicas. Mas sim, por mudanças na mentalidade do consumidor seguida da mudança comportamental. Por isso, entre 2010 e 2015, cinco anos de acesso e exposição a todas essas plataformas digitais baseadas em imagens resultaram em uma forma de fadiga visual, resultando, por fim, em diferentes consumidores.

Contudo, também se discute que certas tendências se formaram, como o aumento do realismo, a “sobrecarga de autenticidade” e, obviamente, a cultura do cancelamento. E isso acabou nos trazendo também uma maior reflexão sobre o outro lado negativo da conectividade digital. Por exemplo, a recessão da solidão, o aumento da consciência em torno da saúde mental e a nova retórica em torno das desintoxicações nas redes sociais. Uma das alternativas para esse esgotamento provocado foi dada aqui no blog e se chama slow blogging. Mas, independente de qual seja a tendência, sabemos que até mesmo as positivas, quando em excesso e sem muita prudência, podem se tornar negativas.

Era da Informação

Assim, desenvolvimentos de influenciadores nos últimos 10 anos nos levaram da aspiração à inspiração. E, agora em 2020, tudo se resume à informação. Em parte, isso ocorre porque em muitas regiões, estamos passando por uma crise e vivendo em uma sociedade “pós-verdade”. Sendo assim, é muito difícil discernir entre fato e ficção, vivendo em nossas próprias bolhas de filtro com algoritmos que nos alimentam com nossas próprias preferências tendenciosas. Com isso, acabamos em uma situação em que, de repente, não sabemos em quem confiar. Portanto, a influência, hoje em 2020, é muito orientada para os pares e em formato horizontal, ao invés de aspiracional e hierárquica.

Esta nova era, emoldurada pela informação, é aquela em que buscamos fatos. E isso pode vir, por exemplo, de um criador do TikTok que deseja ensinar a você sobre linguagem ou psicologia, ou de cientistas e especialistas da Organização Mundial de Saúde que compartilham seus conhecimentos. Podemos ver uma nova exaltação da educação e, então, pensamos que é uma moeda realmente importante, e é.

influência digital

E você, miga, em que time joga?

Em suma, percebe-se que a evolução da influência digital em 2020 nos traz novas tendências, positivas e negativas. Algumas podem se estender como, por exemplo, a busca pela autenticidade e conteúdos mais informativos. Porém, segui-las por impulso pode ser prejudicial para sua saúde mental, miga! Então, saiba que independentemente se você escolheu ser influenciadora ou consumir desse universo, que hoje é quase inevitável, aproveite as informações e dicas que damos aqui no blog para ser algo prazeroso e saudável para você!

Tradução feita com comentários da autora pelo site WGSN Insider.

Nicole Calazans, 22 anos, artista e comunicadora, sempre ligada na atualidade, crio conteúdo de valor sobre as principais tendências. Busco inspirar e impactar outras mulheres através das bandeiras que levanto e nas minhas experiências com o empreendedorismo feminino, visto assim como uma forma de liberdade da mulher ser dona da sua própria vida!

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