Top

Como começar do zero sendo mãe

Oi, miga! Talvez esse título tenha chamado sua atenção porque você é essa pessoa que após a maternidade decidiu ou precisou empreender. Por isso, quero compartilhar com você minha experiência: como começar do zero sendo mãe.

Quando comecei a empreender, lá em 2017, não sabia que fazia isso, só achava que era um trabalho em que não tinha patrão, mesmo tendo um CNPJ. Fui amadurecendo, buscando conhecimento e então, em 2018, abri o segundo negócio em sociedade. Foi aí que vi que já havia empreendido antes e que os desafios eram semelhantes quando se tratava de uma pequena empresa.

Quebrei, fiquei algum tempo parada para pensar no que fazer para recomeçar e então, descobri a gravidez. Foi aí que enxerguei o peso e a responsabilidade que é começar do zero sendo mãe.

Começando do zero real!

Tive muito mal estar durante a gestação e uma sensação de impotência sem fim. Enquanto isso, a depressão foi se aproximando devagarinho…

Quando chegou no final da gravidez, eu já estava melhor e tive uma ideia que mudou minha vida: executar um projeto que inicialmente startei com meu esposo em uma estrutura melhor. Aprendi muito nesse período de gestão e então, crescemos e expandimos um pouco mais!

Logo depois, veio a pandemia e nós enxergamos a necessidade real de estar no online, de atender nossos clientes com excelência. Sonhei um crescimento e hoje, após o retorno, seguindo as regras de ouro, estamos abrindo uma filial.

Deu certo!

Porque estou contando isso pra você?

PARA QUE VOCÊ SE SINTA MOTIVADA A CRESCER E DOMINAR O MUNDO SENDO MÃE, MIGA!

É difícil? É, muito. Mas é super possível. Eu tive zero privilégios e tô a passos cada vez mais próximos dos meus sonhos, você também consegue! 

Legal, mas como começar?

Em primeiro lugar. É necessário tirar alguns fantasmas que circulam nossa cabeça ao longo da vida. Frases como:

  1. “Impossível começar um negócio com bebê recém-nascido.”
  2. “Os filhos vão limitar seu crescimento.”
  3. “Não faz sentido mãe e negócio, alguma coisa vai falhar…”
  4. “O empreendedorismo não é lugar de mãe.”

Nunca se limite a essas frases. Virar mãe aguça competências!

Mandou os fantasmas embora? Agora, let’s go!

Já são 2 anos de empreendedorismo materno e muita vivência, então pega caneta e papel e vamos às dicas!

1. Autoanálise

Primeiramente, procure em você características nas quais se considere habilidosa ou ama fazer que possam te trazer recursos. Lembre-se em que normalmente as pessoas costumam te pedir ajuda, ache o que te motiva a levantar, enfrentar os perrengues do dia e trabalhar por aquilo.

Não se esqueça de encaixar a maternidade nesse levantamento!

2. Pesquisas e tendências

Pinterest está aí para abrir nossa mente! Busque por inspirações, procure saber o que as pessoas da sua área estão fazendo, pensando ou produzindo, tire ideias de locais menos prováveis como séries, revistas ou até mesmo do seu cotidiano; seja original na produção do seu conteúdo e busque por autoridades no que você consumir. O blog da Moving é um exemplo.

3. Torne-se uma empreendedora

Nesse meio tempo miga, já começa a agilizar a parte burocrática! O MEI está aí pra legalizar nossa vida de empreendedora e eu sugiro você investir também em um contador.

É importante você saber que para prestar serviço para outras empresas, você vai precisar emitir nota fiscal e também ter um alvará de funcionamento mesmo trabalhando de casa.

4. Ferramentas

Ter planilhas criadas no Google Drive também é uma boa alternativa para colocar o financeiro em dia. Por isso, leia o post como separar o dinheiro pessoal e o da empresa, da miga Janile Soares: começando do zero na gestão do seu negócio com as dicas dela você começa bem!

São alguma das ferramentas que podem te ajudar na gestão do seu negócio de forma bem prática e leve.

5. Gestão

Entrando nesse ponto, a busca por uma boa gestão foi o que me levou em tão pouco tempo a conseguir alcançar lugares mais altos.

Crie um plano de negócio, desenvolva as características, a linguagem, a missão, a visão que seu negócio vai ter. Estruture uma base de relacionamento estratégico com seus clientes e pra mim, o principal é: ter cultura de cuidado com os colaboradores e clientes.

No post As áreas de uma empresa e seus papéis estratégicos você consegue ver ponto a ponto de um sistema dentro de um negócio, mesmo que todas as áreas sejam feitas por você!

Por fim, deixo também o post modelo de negócio: Como criar com o Canvas para você terminar essas leituras colocando em prática agora e começar seu negócio do zero hoje! E se você trabalha de casa, olhe pra sua cria, ela será seu gás diário para dominação mundial!

Com amor, Grau.

Empreendedomãe, entusiasta da beleza real que tem aprendido gerenciar seu tempo e ama falar dessas coisas.

Post a Comment