Top

Como continuar empreendendo em 2020?

O ano começou trazendo muitos desafios e para continuar empreendendo, você tem uma saída: focar no equilíbrio do seu negócio.

As melhores empresas do mundo não atuam nos extremos, elas buscam operar no equilíbrio. Algumas empreendedoras têm um hábito que, sem saber, se concentram com muita frequência: ficar presa em uma das extremidades. Quando o tempo está bom, é natural acreditar que as condições permanecerão assim, que o céu ficará azul para sempre. Mas também é fácil ir parar do outro lado e enxergar apenas dias difíceis, como se a chuva não parasse e o céu fosse eternamente escuro.

Empreendimentos de sucesso, aqueles que se sustentam e prosperam a longo prazo, nunca ficam emperrados em uma posição ou na outra. Na verdade, eles focam em encontrar um ponto de equilíbrio. A orientação, especialmente em tempos desafiadores como esses, deve ser de ajudar a sua empresa a enxergar tanto o céu escuro quanto o azul.

Seja como for, empreendedoras espertas (e eu sei que você é uma delas) sabem que nenhum negócio vai durar se ficar apenas sonhando com o crescimento, ou só se concentrando em apagar incêndios.

A fantasia do céu azul e o outro lado da moeda

Nesse sentido, no final dos anos 90 e início dos anos 2000, a World Wide Web entrou em cena e, com ela, várias novas organizações surgiram. Aqueles eram dias de um céu azul encantador. Muitas empresas começaram com a ideia de um plano de negócios ou com uma proposta clara de valor de olho no lucro. Mas não foram somente empreendedores principiantes que ficaram deslumbrados com o céu aberto. Investidores sábios também ficaram fascinados e deixaram de lado seus princípios básicos sobre o que definiam ser um bom negócio. Afinal, a sensação era de que o céu ficaria permanentemente limpo. E então, em 2001, a bolha estourou. Ficou claro que viver em um mundo de sol e céu claro eterno era uma fantasia.

Frequentemente, acontece de um negócio ficar preso do outro lado da moeda, e você não precisa ir muito longe para entender isso. Já ocorreu na última década, e tem se apresentado nos últimos meses com a crise do coronavírus. Muitas empresas estão operando debaixo de um céu escuro. Sem dúvida, a insegurança é grande para todos. E, é claro, para continuar empreendendo, você não deve fechar os olhos para a incerteza e agir como se a vida fosse cor de rosa. Mas, por outro lado, permitir que seu pensamento ou que seu trabalho deslize completamente para o modo céu escuro é tão arriscado quanto aquelas empresas que no passado (não tão distante), acreditaram que lucrariam para sempre com a Internet sem ter um negócio sólido e estruturado.

Para continuar empreendendo em 2020

Continuar empreendendo em 2020

O lançamento, a administração e o crescimento de um empreendimento sempre exigem uma percepção mais abrangente do todo (big picture). É mais sensato encarar a situação como um degradê de cores, num extremo o azul do céu limpo e no outro o escuro que precede uma chuva forte. A realidade sempre acontece em algum lugar no meio. Para continuar empreendendo em 2020, o seu papel de empreendedora é enxergar o todo e saber como se locomover entre os polos, gradual e constantemente, conforme as condições mudam.

Em síntese, para ser a grande líder que a sua empresa precisa, do tipo que entende os ciclos do mercado e as condições em frequente mudança, do tipo que constrói uma cultura sólida em vez de alimentar uma imagem falsa, você precisa ser capaz de visualizar o céu como ele é: uma infinita mistura de tons e de condições meteorológicas.

Conte comigo para te ajudar a dominar o mundo! Vamos juntas aprendendo a encontrar o ponto de equilíbrio do seu negócio f*da e da sua vida leve.

Nos vemos no próximo post! Um beijo!

Tradução e adaptação do artigo To persevere, focus on balance instead of success da Inc. Magazine

Eu escrevo sobre como ter um negócio f*da e uma vida leve.

Post a Comment