Top
Capas da revista Empoderar Você

Como nasceu a Revista Digital “Empoderar Você”

Oi, miga, hoje não tem indicação de filme ou série como vocês estão acostumadas. Mas trago outro assunto igualmente apaixonante: como criei a minha Revista Digital Empoderar Você do zero. Um assunto um pouco diferente do que eu abordo aqui, mas garanto que é tão interessante quanto, ok?

Não sei se você sabe, mas tenho uma Revista Digital chamada Empoderar Você, e nesse post vou te contar um pouquinho de como foi esse processo de criação da revista e como foi a produção nesse período de isolamento social. Bora lá?

Nascimento da Empoderar Você

Então, sou formada em jornalismo e no final do curso lá em 2018, eu precisava apresentar meu TCC. Como seria feito em dupla, com minha amiga de turma, precisaria ser um trabalho prático; então, começamos a pensar em algo diferente, que nos desse a liberdade de falar sobre assuntos que gostávamos de debater. Como criar um blog era algo que muitas pessoas da minha sala já estavam produzindo, veio a ideia de uma revista digital com toda nossa pegada, trazendo um diferencial de mercado.

Print da tela do site onde está as edições da Empoderar Você
Print da tela do computador com as edições da Empoderar Você

Criação do nome

Assim que definido como seria o projeto, a próxima etapa seria saber onde a revista iria ser veiculada e qual nome ela teria. Confesso que não demorei muito para que o nome surgisse hahaha ainda bem, né? Por sempre ler sobre pautas feministas, algumas palavras-chaves já faziam parte do meu vocabulário, só precisei entender o que eu queria passar com a revista e como falaria. Então, em um dia qualquer veio a ideia “Empoderar Você”. Duas palavras que alinham exatamente o que eu queria. Empoderar mulheres através da informação acessível. Depois da ideia, perguntei à Nathalia, minha dupla do TCC, o que ela achava; ela super amou e assim o nome estava definido.

Hospedagem e designer

Com tudo pronto precisávamos saber onde a revista seria hospedada e qual seria o design dela. Inicialmente não fazíamos a mínima ideia de onde colocar uma revista digital, falamos com vários professores, pesquisamos, até que descobrimos o site Issuu, um espaço todo desenvolvido para esse tipo de conteúdo. Confirmação dos céus, né? Hahaha. Partimos para o design, e entramos em contato com um amigo em quem confiávamos, conversamos com ele e pronto, topou na hora.

Gif pulando de alegria

O que a Empoderar Você aborda?

Tudo o que mais amo: feminismo. A Revista veio para agregar o jornalismo, informação, acessibilidade e feminismo em um só lugar. Seria um espaço onde eu poderia trabalhar meu lado profissional, com assuntos que fazem parte do meu dia a dia de uma forma que todas as outras mulheres conseguissem entender. A primeira edição foi lançada, e hoje já temos 6 edições lindas no ar.

Print de uma das páginas da Empoderar Você
Print de uma das páginas da Empoderar Você

Por que continuar com a revista mesmo após a formação acadêmica?

Vi que a primeira edição tinha dado super certo, e o quão linda ela tinha ficado, e como poderia agregar ainda mais informação para as mulheres resolvi continuar. Nathalia ficou junto comigo em mais 2 edições, totalizando 3, e daí em diante parti na produção sozinha. Mesmo com medo de não dar conta, eu mentalizei o quanto esse projeto me daria mais experiência profissional, e como eu estaria ajudando outras mulheres através dessas leituras. E assim chegamos até aqui.

Criação de conteúdo na pandemia

Quando a pandemia chegou e o isolamento social foi decretado, imaginei que nada mudaria, afinal eu já mantinha esse estilo home office com a revista, mas na prática não foi assim. No começo foi difícil me adaptar à nova situação, entender o que estava rolando e conviver com mais pessoas dentro de casa. Eu que estava sempre sozinha quando fazia minhas pesquisas e leituras, passei a dividir espaço e horários. Inicialmente foi complicado. Me vi bloqueada, com poucas ideias e com incertezas de tudo.

Foi preciso parar e ser a mais racional possível, observar o meu redor, respeitar meus horários de mais produtividade e ir com calma. Passei a entender que muitas outras pessoas também estavam tão perdidas quanto eu. Não era um sentimento único.

Depois que entendi que nem tudo estava ao meu controle, e que respeitar a forma como eu me sentia era o melhor caminho, a situação foi melhorando. E assim, fui levando de acordo com os dias. Cá estamos nós, vivendo dia pós dia, tentando não surtar mais.

Gif representando o home office da Empoderar Você

E aí, curtiu saber um pouco mais da história da minha revista? Aproveita para ler todas as edições que estão no ar, e me acompanhar no Instagram, né? Até a próxima!

Jornalista paraibana, se especializando em Neuromaketing e idealizadora de uma revista que vê no feminismo a esperança do mundo, lutando para que mulheres reconheçam seus espaços e se sintam livres.

Post a Comment