Top
Como se manter criativa em tempos difíceis

Como se manter criativa em tempos difíceis

Com o que temos vivido durante os últimos meses, temos lido bastante sobre saúde mental e produtividade. Acontece que esses fatores externos também atingem nossa criatividade. Assim, é mais de que normal e compreensível aparecerem dificuldades em se manter criativa no nosso dia a dia.

Oprah chorando por não ter criatividade

Infelizmente, miga, não existe uma receita pronta e fácil para sua criatividade continuar a mil, mas você sabe que nós estamos aqui sempre dispostas a te ajudar e agora não é diferente. Nesse artigo, quero te apresentar algumas ações que podem de te ajudar durante esses momentos, vamos lá?

Pare de se cobrar

Antes de mais nada, quando nossa criatividade, produtividade e saúde mental são afetadas, a primeira atitude que precisamos tomar é olhar para nós mesmas. É necessário avaliar se estamos sendo duras demais conosco.

Às vezes, tudo o que fazemos é exigir tanto de nós até que não sobre mais nada. Isso pode causar uma sensação de esgotamento mental e físico, e faz a gente acreditar que nossa criatividade simplesmente acabou, o tal do bloqueio criativo.

Em vez de olhar para o que ainda falta fazer, em prazos e tarefas mal acabadas por falta de criatividade, foque no que já foi feito e se permita comemorar essas pequenas conquistas. Tente se recompensar por cada tarefa concluída, isso pode dar ao seu cérebro uma nova programação. Ele se sentirá mais satisfeito durante o desenvolvimento de qualquer trabalho que exija criatividade e imaginação.

Mulher comemorando as pequenas vitórias. criativa

Mas eu não nasci criativa

Olha, essa é uma das frases que mais ouço quando o assunto é criatividade, Mas, miga, criar não é um dom! É certo que algumas pessoas podem ter mais facilidade do que outras, o que não significa que ela nasceu com um dom mágico da criação, mas sim que ela treinou mais essa parte do cérebro.

Criar nada mais é do que imaginar, toda criança nasce sabendo imaginar. O que vai mudar são as experiências de vida de cada uma ao longo de seu crescimento. Algumas podem ser mais encorajadas do que outras a usar a imaginação.

Isso significa que você nunca mais conseguirá usar a imaginação? Claro que não! Sempre que você cria expectativas, elabora sonhos e planos, lê um livro, você está imaginando! Mas, através de algumas atividades e atitudes é possível, sim, treinar ainda mais a sua capacidade criativa.

Não estou bem para criar

Miga, a gente bem sabe que durante nossa vida vamos passar por diversos momentos felizes e infelizes, com picos de tristeza, estresse e impotência. Como não podemos sair (pelo menos quem ainda está vivendo a quarentena), isso tende a piorar ainda mais. Temos a sensação de que “perdemos” o nosso livre arbítrio, não podemos viajar, visitar lugares que antes nos faziam bem ou conhecer novos ambientes.

Felizmente, além de maravilhosas, somos mulheres autênticas e super diferentes umas das outras. Por isso, não existe uma regra clara e única para se manter criativa. O que vale é a gente testar e ver o que se encaixa melhor para nós, certo?

Menina concordando com fato de não existir regra para ser criativa

Como se manter criativa nesses momentos?

Existem algumas “dicas” clichês na internet sobre o assunto que não vou abordar aqui, como: “pense fora da caixa”. Não, miga! Como pensar fora da caixa, se tudo o que você consome, vê e produz durante sua vida é colocada com todo carinho dentro dela? Por isso…

  1. Consulte sua caixa: o seu cérebro é extremamente incrível e capaz de guardar MUITA informação, inclusive o que você consome no seu dia a dia. A criatividade só existe devido a todas as referências que você guardou ao longo dos anos, por isso nada melhor do que consultá-las.
  2. Aumente seu repertório: aumentar seu repertório é extremamente importante, por isso consuma mais filmes, séries, livros. Ah! Mas não é para sair por aí consumindo tudo de forma automática, precisa ser um consumo consciente em que você analise, reflita e se questione.
  3. Não tenha medo de errar: às vezes, você até está criando, mas a insegurança e o medo de estar fazendo errado acabam te desanimando. Apenas faça sem medo e sem cobranças.
  4. A prática leva à perfeição criação: a regra da vida é que quanto mais você pratica, melhor você fica; com a criatividade não é diferente, treine diariamente.
  5. Deixe de ser perfeccionista: o perfeccionismo, muitas vezes, pode atrapalhar nossa liberdade criativa, fazendo com que a gente se sinta frustrada. Em vez de buscar a perfeição que você acredita existir, foque apenas em tentar o seu melhor.
  6. Seja ousada: não dá para se considerar criativa se mantendo na mesmice; criatividade e inovação andam sempre juntas, pense no que você faria diferente e ouse experimentar.

Faça mais por você!

  1. Tenha uma boa noite de sono: miga, não dá para ser criativa com um cérebro cansado; uma boa noite de sono é MUITO IMPORTANTE para manter seu cérebro descansado e pronto para sair criando. Que tal ler nosso Guia do sono para empreendedoras cansadas?
  2. Ócio criativo também importa: a partir do ócio criativo você pode conciliar os momentos de trabalho e lazer, aproveitando ao máximo o que os dois podem oferecer.
  3. Conheça a si mesma: a cada dia, uma nova versão de nós mesmas surge, não somos as mesmas de ontem e nem seremos as mesmas amanhã. Afinal, estamos em constante crescimento e evolução. Quando você se conhece a fundo, sabe o que é importante para você e o que se encaixa melhor na sua vida.
  4. Leia os feedbacks positivos para se motivar: para mim, ler os feedbacks positivos que recebo sempre me dá mais motivação e confiança no meu trabalho. Me mostra que sou competente sim! Afinal, quem nunca se sentiu uma impostora, né?

Por fim, miga, dê tempo ao tempo, tudo na vida passa, inclusive esses momentos ruins. Não se cobre tanto, tá bom?

Publicitária movida a café e memes, apaixonada pelo mercado criativo e digital. Acredito em marcas profundas, com sentido e que conectam, a partir da minha jornada empreendedora, ajudo outras pessoas a alcançarem isso com seus respectivos negócios.

Post a Comment