Top

Como superar o medo do futuro para começar um planejamento?

Miga, como você está? Pensando muito no seu futuro essa semana? Deixa eu te falar que já passei MUITO por isso, já senti muito medo do que estava por vir e posterguei durante um bom tempo todos os meus projetos porque sabia que eu teria que me planejar, e, consequentemente, iria pensar no futuro. E me dava uma angústia só de pensar nisso tudo.

Então, hoje vim te dar algumas dicas para você lidar com esse medo! E para falarmos sobre isso não teria pessoa melhor para me ajudar a não ser nossa Psicóloga INCRÍVEL, Andressa.

medo

Como lidei com o medo

Primeiramente, eu queria te contar como todo esse processo aconteceu comigo, assim consigo te explicar de uma forma mais leve. Como tinha dito, eu sentia muito medo de pensar no futuro desde pequena, acredito que por ter desenvolvido uma crença limitante muito forte na minha cabeça de ‘’eu não consigo atingir tal coisa na minha vida’’. Comecei a acreditar que meu futuro seria um desastre. 

Mesmo que organizada, eu passei longos anos pensando dessa forma, então o que eu fazia era organizar o meu dia a dia o máximo que eu conseguisse. Somente isso que eu fazia e acreditava que bastava para ser uma pessoa organizada, mal sabia eu que o que estava fazendo na minha rotina não estava nem um pouco alinhada com aquilo que eu queria para o meu futuro (ou não queria, afinal nem pensava sobre isso).

Aqui entra a importância de idealizarmos um futuro e fazermos um planejamento a longo prazo, sem isso, dificilmente você conseguirá ter uma rotina que condiz com aquilo que você deseja para a sua vida.

Autoconhecimento é necessário?

Precisei de muito desenvolvimento pessoal para trabalhar esse medo em mim. Perguntei para a Psi. Andressa de onde vem esse medo, e por que algumas pessoas se preocupam tanto com o futuro e ela me disse que ”o medo é uma reação natural de qualquer ser humano, todo mundo sente, e ele é muito importante na sobrevivência. Pensar sobre o futuro muitas vezes vem junto com o risco e ativa essa mesma resposta”.

A Andressa também disse que ‘’o autoconhecimento é importante sempre, fica mais difícil lidar com o que você não conhece. Portanto, entender como o seu medo funciona e o que acalma ele vai sempre ajudar.’’

 Agora está explicado o porque do autoconhecimento ser tão importante para melhorarmos essa questão do medo, né?

Assuma o seu medo

Uma coisa que me ajudou muito em todo esse processo foi ter coragem de admitir o medo, algo bobo e simples, mas que fez muita diferença. Eu sempre digo que o reconhecimento da nossa situação atual é o primeiro passo para o progresso, e foi justamente todo esse processo que me fez ter essa visão. 

Pode ser difícil e pode se tornar um processo lento, mas no final é recompensador! Falando com nossa Psi. ela me disse que assumir esse medo pode nos ajudar muito: ‘’A aceitação é um processo incrível. É encarar o medo como a chuva, não adianta tentar mandar a chuva embora ou expulsar ela da vida, de tempos em tempos ela aparece. A gente reconhece que ela está ali e adapta de acordo com isso, assim como o medo, é fazer o que é importante mesmo com ele presente’’.

Portanto, essa é a ideia: reconhecermos em que ponto estamos e por que estamos estagnadas para podermos melhorar e seguir adiante.

Andressa também nos disse: ‘’O acompanhamento psicológico se faz necessário quando isso traz prejuízos significativos no dia a dia. Como deixar de fazer coisas importantes, quando esse medo paralisa e atrapalha mesmo em outras atividades, ou quando essa angustia e preocupação é muito intensa ou presente praticamente o dia todo, todos os dias’’.

De que forma isso reflete no meu planejamento?

Para finalizarmos, a resposta pode parecer óbvia, mas o óbvio também precisa ser dito. Se você tem medo do futuro certamente você não conseguirá fazer um planejamento a longo prazo de uma forma eficiente, já que você não consegue pensar no futuro de uma forma ‘’agradável’’, então não sentirá necessidade de um planejamento estratégico.

Por fim, concluímos que podem ter muitos outros processos que você precisa trabalhar para poder desenvolver um planejamento alinhado com a sua vida do futuro. É importante observarmos esses fatores para que possamos reconhecer de onde vem o nosso medo e o porque isso está nos bloqueando. 

Lá no insta da Andressa ela fala um pouco mais sobre isso, caso você queira dar uma olhadinha fique a vontade para conferir. Espero que goste!

Empreendedora catarinense que te ajuda a alcançar seus objetivos através da Organização e Produtividade e te auxilia no Planejamento para que você seja quem sempre sonhou ser.

Post a Comment