Top

Cultura organizacional fraca: saiba reconhecer os sinais disso

A cultura organizacional é o que norteia o comportamento das pessoas que fazem parte dela.

Assim como ter uma cultura bem definida é vital para o alcance dos resultados esperados, ter uma cultura organizacional fraca pode afastar completamente a empresa dos seus objetivos.

A lista de organizações com cultura fraca é enorme e tudo o que nós queremos nesse momento é que a sua empresa esteja fora dela. Pensando nisso, reunimos importantes sinais para você conhecer e conseguir identificar se o seu negócio possui ou não uma cultura organizacional fraca.

O que é cultura organizacional?

Nós vamos falar sobre cultura fraca, mas antes de mais nada, é necessário entender o que é cultura organizacional.

A cultura de uma organização é o conjunto de hábitos, comportamentos, linguagem, crenças, valores e políticas que a compõem. Em outras palavras, é a essência da organização. É esse padrão que norteia a conduta dos colaboradores e faz com que todos “falem a mesma língua” e caminhem na mesma direção.

Quando a empresa tem uma cultura organizacional forte, o reflexo surge no aumento da produtividade. Uma cultura bem desenvolvida desperta a sensação de pertencimento na equipe e o resultado é um maior engajamento dos colaboradores no desempenho das tarefas.

Ao contrário disso, uma empresa com uma cultura fraca dificilmente é capaz de promover um clima de engajamento, o que pode empurrá-la para uma queda de produtividade. Por esse motivo, miga, é muito importante ficar atenta aos sinais de alerta!

Sinais de que a sua empresa pode ter uma cultura fraca

  • Dificuldade em contratar profissionais adequados por não haver uma clareza de qual é o “perfil” da empresa;
  • Problemas ligados à comunicação e alinhamento da equipe;
  • Padrão comum de descumprimento das regras da organização;
  • Clima de desmotivação e falta de comprometimento entre os colaboradores.

Identificou alguns desses sinais na sua empresa?

olhar de desespero

Fica calma que esse não é o momento de entrar no mood desespero. Pelo contrário, esse é o momento de agir para fortalecer essa cultura, antes que saia definitivamente do controle.

Dicas de como fortalecer a cultura organizacional da sua empresa

Aqui vão algumas dicas que podem ser úteis nesse processo:

  • Converse com a equipe e estimule essa linha de comunicação direta;
  • Invista em treinamentos internos;
  • Estude maneiras de tornar os padrões da empresa mais visíveis para os colaboradores;

Nesse ínterim, não esqueça do mais importante, que é praticar incansavelmente o exemplo.

“A palavra convence,

O exemplo arrasta.”

É isso, maravilhosa! Em conclusão, compreenda que a empresa não tem uma cultura, ela é a própria cultura. Todos os pilares que envolvem a cultura organizacional devem ser constantemente observados, pois, impactam diretamente no clima da organização, bem como na forma que ela conduz seus negócios.

Uma administradora apaixonada por gestão e educação, que une essas duas coisas com o objetivo de desenvolver pessoas e, consequentemente, organizações, para que estas se tornem mais eficazes, humanas e competitivas.

Post a Comment