Top

Dicas impredíveis para escolher um template WordPress

Uma das maiores dúvidas na hora de criar um blog é: como escolher um template WordPress? São tantas opções e tantas coisas para pensar a respeito. Ter um blog ou site bonito é determinante para que o visitante queira ficar e quem sabe até comprar. É o template que transmite essa segurança para o seu cliente.

Mais do que um ponto estético o template do seu blog ou site, é a identidade da sua empresa na internet. Podemos dizer que o design dele é a “decoração” da sua empresa, quando comparada a um negócio físico. Por esses motivos, é preciso escolher um template WordPress que seja fácil de ser compreendido e que transmita a mensagem da sua empresa.

Dicas para escolher um template WordPress

O que considerar ao escolher um template WordPress?

Três fatores precisam andar juntos no template WordPress do seu blog ou site: usabilidade, beleza e objetividade. Encontrá-los juntos em um template pode ser um pouco mais complicado e muitas vezes é o template pago que irá oferecer. Porém, é um ponto importantíssimo para a sua empresa, tendo em vista o poder da internet e que talvez valha a pena investir. Afinal, o seu site ou blog é a primeira impressão que seu negócio deixa para o cliente. Ao escolher um template WordPress que reúna esses 3 fatores, você terá um blog ou site de alto impacto que, consequentemente resultará em conversões.

Diferenciais de um template pago

  • Suporte: nada como ter alguém para te ajudar, né, miga? E quando você compra um template, logo compra junto um suporte que irá te auxiliar nas dificuldades de instalação e configuração. Na grande maioria dos templates o pós-venda/suporte é ótimo e ágil, garantindo um bom funcionamento do seu template.
  • Como Fazer: assim como um ótimo pós-venda e suporte, os templates pagos têm uma boa biblioteca de documentos, seja em manuais ou vídeos, de como instalar, configurar e utilizar o tema.
  • Atualização: assim como o WordPress é constantemente melhorado, os plugins e temas precisam acompanhar as melhorias. Por isso, os temas pagos têm atualizações constantes, baseados na evolução da plataforma e nas necessidades dos clientes.
  • Diferenciação: em sua grande maioria, os temas gratuitos do WordPress são bem parecidos e muito utilizados, o que não agrega muito a seu negócio. Já os templates pagos são diferenciados e possuem maiores possibilidades de personalização, trazendo ainda mais personalidade de marca a seu site ou blog.
  • Responsividade: atualmente, os celulares estão tomando a vez de computadores. Logo, o seu site precisa ser responsivo, mantendo o design e usabilidade em qualquer tipo de dispositivo de acesso. Todos (ou praticamente todos) os templates pagos são responsivos.
  • Otimizados para SEO: além da responsividade, os templates pagos são otimizados para SEO. Dessa forma, o ranqueamento do seu blog ou site será mais simples utilizando essas otimizações do template.

Como escolher um template WordPress

Miga, para sanar todas as dúvidas que possam surgir na hora de escolher o template WordPress, vou indicar alguns pontos para que você analise melhor dentre suas opções.

Como escolher um template wordpress
  • Design – são muitas as opções, mas olhe com os olhos da sua personalidade de marca, encontrando assim o template que transmita a mensagem da sua empresa;
  • Experiência de usabilidade – pense no seu visitante, em tudo o que você tem a oferecer para que ele tenha uma boa navegação. Decida estrategicamente em como entregar a melhor experiência para ele, de forma a surpreender positivamente, fazendo com que ele fique no seu blog ou site;
  • Conversão – claro que você quer que o seu visitante vire cliente. Logo, ao escolher o tema pense na conversão. Seja para uma lista de e-mails, para a compra de um produto… o template precisa “conversar” com sua estratégia de negócio;
  • Segurança – ponto crucial para todos nós, né, miga? Seu visitante só se tornará cliente, se se sentir seguro. Sendo assim, busque por templates confiáveis, com códigos fechados, que protegem tanto as suas informações quanto a dos seus visitantes.
  • Responsividade – não custa repetir, miga! Sempre opte por templates responsivos, que mantêm a usabilidade em qualquer dispositivo.

Por fim, analisando todos esses pontos você conseguirá optar por um template que além de ser bonito para seu negócio, oferece todas as funcionalidades que você e seus visitantes (e futuros clientes) precisam.

Engenheira de Produção e agora Empreendedora Digital, entendi que podemos sempre nos reinventar! Entre outras coisas, sou estrategista digital e criadora de conteúdo, acredito que o Empreendedorismo Online empodera e transforma o mundo! Conte comigo, quero te ajudar a ser livre e independente construindo seu conteúdo online.

Post a Comment