Top

Emirados Árabes: Dia da Mulher Emirati e sua importância mundial

No dia 28 de agosto comemoramos aqui nos Emirados Árabes o Dia da Mulher Emirati! Sim, miga! Aqui temos um dia só para elas! Aliás, no Brasil também poderíamos ter um dia nacional da mulher brasileira, né?

Como é o Dia da Mulher Emirati nos Emirados Árabes?

Aqui celebramos o Dia da Mulher anualmente, no dia 28 de agosto.

Um momento em que a nação engrandece as ações das mulheres emiratis, ao mesmo tempo em que reconhece a contribuição dada por elas ao país e o importante papel que elas possuem no desenvolvimento dos Emirados Árabes Unidos. É um dia de muito orgulho para todos.

Nesse dia, relembramos o imenso desejo que o país possui, juntamente com o grande esforço que faz, para que as mulheres também façam parte da liderança, para que sejam devidamente valorizadas e para provarem ao mundo que podem quebrar estereótipos.

Até mesmo a bandeira dos Emirados se transforma para a data e fica lindona desse jeito assim, oh:

Emirados Árabes: Dia da Mulher Emirati
Bandeira dos Emirados Árabes Unidos se transforma em silhueta de rosto feminino em versão comemorativa ao Dia da Mulher Emirati. Fonte: www.fca.gov.ae

Esse foi o sexto ano da celebração anual, que foi anunciada pela primeira vez em 15 de agosto de 2015. E assim, como tudo o que os Emirados Árabes fazem, a escolha do Dia da Mulher Emirati não foi uma data aleatória. A explicação para a data escolhida é que ela marca o aniversário da criação da União Geral das Mulheres dos Emirados Árabes Unidos, em 1975.

A responsável por esse anúncio maravilhoso e digno de comemoração é a Vossa Alteza Sheikha Fatima bint Mubarak.

Quem é Vossa Alteza Sheikha Fatima bint Mubarak?

Miga, a grande pioneira da dominação mundial por aqui é ninguém menos que a esposa do tão amado fundador dos Emirados Árabes Unidos, o falecido Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan.

Provando que não basta ser primeira dama, majestade ou ter o título que for, mas sim que é necessário ser guerreira, disposta a lutar por direitos que até então nem eram imaginados, ela dedica a sua vida a batalhar por conquistas históricas para as mulheres da região.

Aqui, conhecemos a Vossa Alteza Sheikha Fatima bint Mubarak carinhosamente como ‘Mother of the Nation’, que em português significa Mãe da Nação.

Emirados Árabes: Dia da Mulher Emirati
Mulheres emiratis e o Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan, filho do fundador do país e Sheikha Fatima bint Mubarak. Fonte: www.motherofthenation.ae

Há décadas, ela luta pelos direitos das mulheres e defende o empoderamento feminino, seja na educação, na economia ou na vida política. Tantos esforços renderam a ela diversas premiações concedidas por agências e organizações locais, regionais e internacionais.

Ela é também a ‘mulher maravilha’ à frente da presidência da União Geral das Mulheres, da Fundação para o Desenvolvimento da Família, assim como do Conselho Supremo da Maternidade e Infância. Apenas isso (um ‘apenas’ carregado de muitaaaa ironia hahaha).

Com certeza ela é uma Moving Girl que vai aparecer por aqui em um post todinho só sobre ela e as grandes conquistas que ela ajudou as mulheres a realizarem!

Mas nós precisamos de um dia nacional das mulheres?

Em conclusão, precisamos de uma data só nossa? Não, miga, definitivamente não precisamos!

Se não fosse criada data nenhuma para celebrar as mulheres, não haveria problema algum, já que todos os dias do ano são datas propícias para que a gente possa comemorar as nossas conquistas e planejar ainda mais.

Mas um país árabe muçulmano celebrando e apoiando as conquistas das mulheres locais passa ao mundo uma imagem um tanto quanto inovadora.

E sejamos sinceras… às vezes, também é bacana ser bajulada em uma data especial só nossa, para lembrar o quanto nós somos fortes, poderosas, maravilhosas e incríveis, né!

Um forte abraço da sua miga aqui do deserto.

Bailarina profissional de dança do ventre, residente nos Emirados Árabes Unidos. Deixou para trás a estabilidade que tinha no Brasil e seguiu um sonho no outro lado do oceano, enfrentando barreiras culturais e se tornando sua própria empresária. Formada em Ciências Contábeis, mas atualmente contadora apenas de histórias dessa vida louca!

Post a Comment