Top

Emirados Árabes: Relógio rastreador na quarentena

Miga, antes de mais nada, aquele oi do deserto e lá vem a pergunta: Por acaso você está achando ruim o distanciamento social? Tem sido complicado ficar atenta às medidas de precaução em relação à pandemia? E se você tivesse que usar um relógio rastreador na quarentena, como você se sentiria?

Essa é a minha situação atual e vou compartilhar aqui um pouquinho da minha experiência com você.

Vem comigo, miga!

O que é o relógio rastreador?

É nada mais, nada menos do que um relógio digital (enorme, diga-se de passagem), que apesar de funcionar como relógio, tem como principal objetivo rastrear a minha localização.

Ele possui GPS e a função de contagem de batimentos cardíacos.

Emirados Árabes: Relógio rastreador na quarentena
Relógio rastreador auxilia as autoridades de Abu Dhabi a controlarem a quarentena de quem chega ao país. Fonte: Arquivo pessoal.

Por que eu tive que colocar o relógio rastreador na quarentena?

Porque eu saí do país e retornei ao emirado onde resido: Abu Dhabi. Aqui no emirado de Abu Dhabi as regras para prevenção da contaminação por Covid-19 ainda são bem mais rigorosas em relação aos outros emirados.

Uma das medidas que Abu Dhabi adotou na pandemia é ter total controle sobre quem entra no emirado, seja por via aérea ou terrestre.

Por exemplo, as pessoas que entram via terrestre, precisam apresentar na fronteira o resultado negativo do teste PCR, com no máximo 48h. Após isso, quem permanecer mais do que seis dias no emirado, precisa refazer o teste.

Já quem vem por via aérea, que foi o meu caso, precisa seguir outros procedimentos. São eles:

  • Apresentar no momento do check-in, no país de origem, o resultado negativo do teste PCR, com no máximo 96h;
  • Cadastrar identidade, passaporte e telefone no momento do desembarque em Abu Dhabi;
  • Realizar um novo teste PCR dentro do aeroporto;
  • Colocar o relógio rastreador e assinar um termo de comprometimento em fazer a quarentena por 14 dias;
  • Ir para casa ou hotel (o lugar que você informar como o seu local de quarentena);
  • Ligar o relógio no seu local de quarentena e enviar a sua localização via Whatsapp para o número do governo fornecido no aeroporto;
  • Permanecer isolado até o 12º dia de quarentena, quando será necessário se deslocar ao centro médico do governo para realizar um novo teste PCR;
  • Aguardar a mensagem via SMS que o governo irá enviar informando o resultado do teste. Caso o resultado seja negativo, se deslocar ao mesmo centro médico no 14º dia para a retirada do relógio.
Aeroporto de Abu Dhabi, o segundo maior do país, exige a colocação de relógio rastreador para monitorara a quarentena de quem chega. Fonte: www.internationalairportreview.com

Como é colocado o relógio e por quem?

O relógio, apesar de parecer um relógio qualquer, foi fechado de maneira parafusada e em seguida o local onde foi parafusado, foi coberto com uma placa de metal.

A intenção é que de fato não seja possível que eu retire o relógio por conta própria. Sendo assim, eu durmo, tomo banho e realizo todas as demais atividades diárias com o relógio no pulso. É necessário carregar a bateria do relógio em média duas vezes ao dia, o que é feito carregando a bateria separadamente e em seguida acoplando a bateria já carregada ao relógio.

O que o deixa ainda mais “maravilhoso” (leia-se ironicamente), como na foto abaixo:

Uso do relógio rastreador na quarentena
Relógio rastreador tendo a bateria recarregada. Fonte: Arquivo pessoal.

O relógio pode ser retirado, pelas autoridades competentes, logo após completar 14 dias de quarentena, caso o resultado do meu novo teste PCR seja negativo.

O que acontece se eu retirar por conta própria ou não obedecer a quarentena?

Quem retirar o relógio por conta própria de alguma maneira, ou quem não seguir os 14 dias de quarentena, está sujeito a uma multa de 50mil dirhans (a moeda local), o que equivale atualmente a cerca de 75mil reais.

E aí miga, o que achou? A quarentena impediria você de vir para Abu Dhabi ou você viria igualmente? Acha que o emirado de Abu Dhabi está usando a tecnologia de forma sábia no controle e combate ao vírus ou acha que esse tipo de medida, tão controladora, é por outro lado, dura demais?

Confesso que a sensação que tive no momento de ver esse relógio sendo parafusado para permanecer no meu pulso e finalmente entender que só poderia retirar com o auxílio de alguém, foi uma sensação ruim, acima de tudo, de aprisionamento e de impotência.

Afinal, já é difícil o suficiente este período pelo qual estamos passando, então ter a consciência de estar sendo monitorada não me traz um bom sentimento. Mas eu acredito que, infelizmente, esse tipo de medida foi adotada porque algumas pessoas não estavam respeitando a quarentena.

Dessa forma, o que me resta é procurar não pensar muito nisso e esperar que os dias passem.

Emirados Árabes: Relógio rastreador na quarentena

Deixa aqui nos comentários o que você achou e se você aguentaria ter esse dispositivo fazendo parte da sua rotina 24 horas por dia durante 14 dias.

Beijo da sua miga do deserto!

Bailarina profissional de dança do ventre, residente nos Emirados Árabes Unidos. Deixou para trás a estabilidade que tinha no Brasil e seguiu um sonho no outro lado do oceano, enfrentando barreiras culturais e se tornando sua própria empresária. Formada em Ciências Contábeis, mas atualmente contadora apenas de histórias dessa vida louca!

Post a Comment