Top
Mobilidade Urbana na Espanha

Espanha: mobilidade urbana e inovação

Primeiramente, gostaria de ressaltar a importância da mobilidade urbana no nosso dia a dia: mesmo sem perceber, ela tem impacto direto na nossa qualidade de vida. 

Mobilidade urbana nada mais é do que o deslocamento das pessoas pela cidade. É quando pegamos um ônibus para chegar no trabalho, um táxi para sair à noite ou até mesmo uma bicicleta no final de semana. A facilidade, ou não, desses meios de transporte pode aumentar o nosso nível de estresse e até mesmo impactar o meio ambiente. 

Esse tema é muitas vezes discutido nas políticas públicas que envolvem o planejamento das cidades e a Espanha é pioneira em muitas dessas inovações. Vem que eu te conto!

O futuro chegou voando

Já pensou em pedir um táxi e literalmente chegar voando no seu destino? Pois é, miga, parece um episódio de Black Mirror, mas é real e está mais próximo do que você imagina.

A Enaire, autoridade de navegação aérea da Espanha, anunciou esse mês os planos para iniciar um serviço de táxis aéreos em 2022, começando por Barcelona e Santiago de Compostela.

O primeiro protótipo foi projetado para transportar uma pessoa ou carga de até 150kg e pode percorrer distâncias de até 15km em 15 minutos. Incrível, né? 

Adeus, carros! As ruas agora são nossas

Já pensou em poder caminhar tranquilamente sem ter que se preocupar com os carros, trânsito ou a poluição? Pois bem, Barcelona está redesenhando 21 ruas no centro da cidade para priorizar os pedestres em vez dos carros. 

Com esse projeto, uma em cada três ruas se tornará “cantos verdes”, facilitando a mobilidade para as pessoas a pé e de bicicleta. De acordo com Janet Sanz, a vice-prefeita de ecologia, urbanismo e mobilidade, o objetivo é tornar a cidade mais sustentável e habitável, reduzindo, assim, a poluição, ruído, acidentes de carro e baixando a temperatura.

Um estudo publicado em 2019 analisou o potencial impacto na saúde devido a essa transformação, o que poderia prevenir quase 700 mortes prematuras por ano, aumentar a expectativa de vida em uma média de 200 dias, assim como economizar cerca de 1,7 bilhões de euros por ano.

Educação e inovação andando de mãos dadas

A empresa espanhola de mobilidade Cabify e a Universidade Politécnica de Madrid assinaram um acordo de colaboração para a criação da primeira Cátedra de Tecnologias Inteligentes e Ciência de Dados para a Mobilidade Sustentável.

Esta parceria pretende fomentar o conhecimento tecnológico, promover pesquisas, assim como trazer ideias para enfrentar os principais desafios da mobilidade nas cidades. Para tal, a Cabify irá alocar um investimento de até 100 mil euros por ano, sendo a maior parte destinada ao financiamento de bolsas de pesquisa para alunos. 

A mobilidade urbana no mundo pós-pandemia

A pandemia acelerou a implementação de novos modelos de mobilidade urbana, sendo esses mais eficientes, sustentáveis ​​e especialmente seguros no caso de infecções futuras. 

A Câmara Municipal de Saragoça está empenhada em promover a utilização de bicicletas e scooters na cidade. A ideia é trazer alternativas ao transporte público coletivo como o metro e ônibus, visto que estão com limite de capacidade durante a pandemia. Ao mesmo tempo, buscam evitar que os carros voltem a dominar o espaço urbano.

Da mesma forma que as grandes cidades espanholas precisam dessa inovação para garantir a qualidade de vida dos seus habitantes, acredito que muitas cidades populosas no Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro, iriam se beneficiar com essas iniciativas. Quem sabe essa moda não pega?

Da nossa parte, podemos ajudar votando em pessoas que foquem na mobilidade, demandar nossos direitos e até mesmo construir a nossa empresa pensando no impacto que ela terá no seu dia a dia, dos seus funcionários e no meio ambiente. O trabalho remoto é um ótimo exemplo que ajuda a reduzir o trânsito, estresse, além de vários outros pontos positivos. Escrevi sobre eles aqui, vem conferir miga! 

Un beso,

E até a próxima!

Sou correspondente da Moving Girls na Espanha, gerente de produtos digitais e empreendedora nas horas vagas na @getmoving.br. Meu objetivo é ajudar outras mulheres a conquistar o mundo, desmistificar a vida no exterior e ter a liberdade de ser exatamente quem são. Sou movida a sushi, café, viagens e um bom bate-papo!

Post a Comment