Top

Estados Unidos: Kamala Harris, futura vice-presidente?

Oi, miga, tudo bem? Você sabe quem é Kamala Harris? Hoje eu vou te contar um pouquinho sobre essa mulher incrível que tem grandes chances de ser vice-presidente dos Estados Unidos.

Ela é candidata à vice-presidência da potência norte-americana, ou seja, um cargo um tanto quanto desafiador. Contudo, se você não entende muito sobre política, como eu (kkkk) vem que eu te explico um pouquinho do que está acontecendo aqui nos Estados Unidos, porque essa história eu entendi e você também vai.

Atualmente, o presidente dos Estados Unidos é Donald Trump, que faz parte do Partido Republicano. E o vice dele é Mike Pence. Esse eu não conhecia não.

No entanto, no dia 3 de novembro acontecerá uma nova eleição para decidir o presidente (e o vice) do país para os próximo quatro anos. Concorrendo com Trump e Pence, estão Joe Biden e Kamala Harris, do Partido Democrata. Além deles, há outros candidatos de menor força política dos Partidos Libertário, Verde e da Constituição.

Por que uma mulher negra foi indicada à vice-presidência?

O candidato à presidência Joe Biden disse que iria escolher uma mulher para o cargo de vice caso fosse nomeado pelo partido Democrata. Nesse meio tempo, em junho de 2020, começaram os protestos em razão do assassinato de George Floyd por um policial em Minneapolis, lembra, miga? E o movimento Black Lives Matter ganhou força.

Dessa forma, as mulheres do partido Democrata começaram a pressionar Biden a escolher uma mulher negra para o cargo de vice. De antemão, o termo usado, na verdade, foi escolher uma “mulher de cor”, só pra você perceber como o racismo está enraizado na cultura americana.

Biden estava considerando pelo menos 6 mulheres afro-americanas para o cargo. Escolher Kamala Harris era convencional por padrões políticos. Ainda assim, foi uma escolha histórica, afinal ela é a primeira mulher negra candidata à vice-presidência dos Estados Unidos por um grande partido como o Democrata. Muitas mulheres negras se sentiram homenageadas pela escolha de Biden.

Kamala Harris dizendo, basicamente, que as mulheres tem o poder de fazer decisões e controlar recursos. Mulheres tem valor.
Kamala Harris dizendo que as mulheres têm o poder de fazer decisões e controlar recursos. Mulheres têm valor.

Representatividade de Kamala Harris

Acima de tudo, mais do que concorrer à vice-presidência, Kamala está quebrando barreiras de gênero e raciais. Ela está lutando contra o preconceito aos negros e às mulheres enraizado por gerações nos Estados Unidos. Em suma, todos os vice-presidentes dos Estados Unidos desde 1789 foram homens brancos. Esse é o poder da identidade social de raça, etnia e gênero!

Sob o mesmo ponto de vista, os americanos naturalmente consideram líderes o esteriótipo homem e branco. As mulheres ganharam direito ao voto desde a 19ª Emenda à Constituição, mas somente agora os americanos têm a chance de eleger a primeira vice-presidente mulher e negra. Definitivamente, isso quebraria muitos tabus e barreiras raciais de uma das maiores potências mundiais. Polêmico, né?!

Assim também, Kamala Harris vai, naturalmente, representar os negros e as mulher na política. Você tem dúvida de que ela vai enfrentar muitos obstáculos racistas e sexistas? O próprio Donald Trump categorizou Kamala como “extraordinariamente desagradável”. Mas, pela histórico de luta e responsabilidade que ela tem, vai encará-los com toda determinação que uma moving girl tem!

População negra

Barack Obama não faz nascer a era pós-racista nos Estados Unidos, assim como a eleição de Kamala também não dará origem à era pós-racista e pós-sexista. No entanto, a eleição de uma mulher negra como vice-presidente, certamente, vai gerar algumas mudanças profundas no país ao mesmo tempo em que será um momento crítico e tenso na política norte-americana.

Em razão disso, acredito que o movimento Black Lives Matter vai ganhar ainda mais força e representatividade. A população negra dos Estados Unidos, que sofre preconceitos diariamente, das formas mais cruéis possíveis, vai, com toda razão, se sentir representada por Kamala. Igualmente, ela deve trabalhar para maior igualdade entre esses dois grupos (negros e brancos) que estão claramente divididos no país.

O racismo está tão enraizado na cultura que até americanos que não se consideram racistas, que convivem e gostam de pessoas negras, muitas vezes têm falas que inferiorizam não só o negro, mas também o estrangeiro, o diferente.

Kamala Harris acenando.

Liderança de Kamala Harris

Em suma, como Advogada e Senadora no Estado da Califórnia, a candidata à vice-presidência tem sido brilhante em sua liderança, através de ações diretas, compaixão e empatia.

Dessa forma, sua liderança vai aumentar as nossas expectativas culturais de igualdade e exemplo de uma liderança justa.

Nesse sentido, caso ela seja eleita, isso vai abrir precedentes para que outras pessoas como ela, negros e mulheres, participem mais ativamente da vida política.

E o triunfo final?

Em conclusão, caso Kamala Harris seja eleita vice presidente dos Estados Unidos, será uma conquista para todas as mulheres do mundo, sem dúvidas. Afinal, você tem noção do que essa notícia causaria em muitos países onde as mulheres sequer têm direito de falar, de votar, de viver livremente? Com certeza vai ser um avanço social e vai empoderar muito mais as mulheres.

O que você achou de tudo isso, miga? Me conta aqui nos comentários!

Por fim, vou adorar saber o que você acha dos meus posts sobre a cultura e a vida nos Estados Unidos. 

Um beijo grande e a gente se vê no próximo post. 

Leaving See Ya GIF by MOODMAN

Graduada em Direito no Brasil, se mudou para os Estados Unidos há quase 3 anos onde vive com o marido e o filho, faz Mestrado em Tecnologia da Informação e empreende no ramo de e-commerce. Ama compartilhar o dia a dia como mãe e a vida na gringa.

Post a Comment