Top

Estados Unidos: Mackenzie Scott, a mulher mais rica do mundo

De acordo com a Bloomberg Billionaires Index, Mackenzie Scott é a mulher mais rica do mundo. Desde já, te aviso que essa lista é atualizada diariamente, tá, miga? Então alguns números podem estar diferentes quando você for conferir.

Antes de tudo, o patrimônio de Mackenzie é avaliado em 68 bilhões de dólares, de acordo com o site USA TODAY, ultrapassando a herdeira da L’Oreal, Françoise Betterncourt Meyers e Alice Walton, filha do fundador da rede Walmart.

Vem comigo que nesse post eu vou te contar um pouco sobre essa moving girl de respeito!

Quem é Mackenzie Scott?

De antemão, Mackenzie Scott tem 50 anos, nasceu em São Francisco, cidade do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos e se formou em escrita criativa pela Universidade de Princeton. Imediatamente após se formar, ela conseguiu um emprego como assistente administrativa na empresa de investimentos D.E. Shaw em New York, para poder pagar seus boletos. Trabalhando nessa empresa, Mackenzie conheceu Jeff Bezos, com quem se casou em 1993.

Escritora do romance “The Testing of Luther Albright”, conquistou um dos prêmios literários mais importantes dos Estados Unidos, o “National Book Award”. E mais do que isso, ela fundou uma organização para ajudar e conscientizar pessoas sobre bullying, chamada Bystander Revolution. Mara né, miga?

O primeiro livro de Mackenzie, “The Testing of Luther Albright”, publicado em 2005, conta a história de um engenheiro emocionalmente distante que relata sua vida profissional e relacionamentos complexos com sua esposa e filho. Já o segundo livro, “Traps”, publicado em 2013, é muito diferente do primeiro, que conta sobre a vida de quatro mulheres se cruzando na paisagem seca de Nevada ao longo de quatro dias.

Mackenzie e a Amazon

Você deve estar se perguntando o porquê desse subtítulo, né? Mackenzie se manteve casada por 25 anos e tem 4 filhos com Jeff Bezos, que é o criador da Amazon, o maior e-commerce do mundo. Ela foi uma das primeiras funcionárias da Amazon, trabalhando como a primeira contadora da empresa. Ambos pensaram e planejaram a Amazon e Mackenzie foi, durante todos esses anos, a maior apoiadora da empresa, mesmo não vivendo o dia a dia dos negócios.

Mulher saindo de dentro de uma caixa da Amazon e fazendo surpresa. mackenzie scott

Anteriormente conhecida como Mackenzie Bezos, após o divórcio, ela preferiu abandonar o sobrenome de Jeff. Com o fim do processo de separação, Mackenzie ficou com 25% das ações de Jeff, o equivalente à 4% de participação na Amazon, que vale mais de 35 bilhões de dólares. Assim como as ações da empresa cresceram em 90% neste ano, também cresceu o patrimônio de Mackenzie.

O mais bonito de tudo isso, miga, é que além de bilionária, ela também faz várias doações filantrópicas para ajudar instituições e projetos.

Doações de Mackenzie

Segundo o site Marker, Mackenzie anunciou em julho que estava doando US $ 1,7 bilhão para organizações sem fins lucrativos, de faculdades historicamente negras para lidar com a crise. A doação foi tão impressionante em escala e abordagem que ela deixou uma marca e criou um novo tipo de filantropia.

Com uma doação desse tamanho, Scott poderia ter construído um centro de câncer, ter uma ala de museu com o nome dela, feito uma faculdade ser renomeada com seu nome, ou, como praticamente qualquer outra pessoa que ganhou quantias significativas de dinheiro com tecnologia, ela poderia ter criado uma organização para distribuir doações com base em suas noções sobre a melhor forma de resolver os problemas sociais, mas ela escolheu outro caminho.

Scott fez 116 doações, todas de uma vez, com muito poucas restrições, principalmente para pequenas organizações. Eles não precisavam atingir as métricas que ela mencionou, não precisavam criar programas que ela aprovasse. Ela até recusou notas de agradecimento quando as organizações perguntaram como poderiam mostrar sua gratidão.

Scott escolheu organizações lideradas por pessoas com “experiência de vida”, como ela mesma colocou: mulheres liderando grupos de mulheres, negros liderando grupos de igualdade racial.

Com isso, Scott ultrapassou, e muito, seu ex-marido na questão de doações e reescreveu o manual típico para filantropos de alta tecnologia.

O que podemos aprender

Mesmo sabendo do grande potencial da empresa do ex-marido, Mackenzie escolheu seguir o próprio coração, o próprio sonho e paixão que é escrever livros. Afinal, quando nosso coração não está preenchido com aquilo que mais sonhamos, o dinheiro não é suficiente. Nossos sonhos, aquilo que mais buscamos, são o que nos move para continuar lutando para viver nosso propósito.

Portanto, está claro que ela vive uma vida com propósito, porque faz o que ama, e mesmo sendo bilionária, ela não segura o dinheiro todo com ela, não! Ela ajuda muitas pessoas.

Enfim, que inspiração Mackenzie Scott é para nós, né, miga?

Espero que você tenha gostado desse post, me conta aqui nos comentários o que você achou.

Se quiser saber mais sobre os Estados Unidos, sugiro este post.

Graduada em Direito no Brasil, se mudou para os Estados Unidos há quase 3 anos onde vive com o marido e o filho, faz Mestrado em Tecnologia da Informação e empreende no ramo de e-commerce. Ama compartilhar o dia a dia como mãe e a vida na gringa.

Post a Comment