Top

Estratégias de Copywriting para um texto incrível

A princípio sabemos o que é Copywriting, mas não basta escrever bem, é preciso usar estratégias para conquistar o leitor através da escrita. Contudo, ao planejar estratégias de Copywriting, algumas áreas não podem ser deixadas de lado, sabia? Abaixo te conto quais são essas áreas e estratégias, vamos lá?

Estratégias de Copywriting

Antes das estratégias…

Pesquisa

Um blog referência em determinado assunto, só alcança o sucesso com um conteúdo incrível e que atenda às necessidades e expectativas do seu público. Dessa forma, é preciso escrever artigos com conteúdos que sejam realmente relevantes e que além de entreter, sejam capazes de educar e isso só é possível através de muita pesquisa!

Objetivo

Escrever sem ter clara uma estratégia e qual objetivo a ser alcançado é desperdício de tempo, conteúdo e de atenção do seu leitor. Assim, ao pensar em Copy, tenha uma linha de raciocínio que seja pautada na pesquisa de palavras-chave e na jornada do Funil de Vendas. Ter um calendário editorial, destacando abertura de campanhas e datas especiais é uma boa maneira de criar conteúdo estrategicamente, sem parecer forçado.

Exclusividade

A todo instante um novo conteúdo é postado na internet, e fazer mais do mesmo não gera autoridade e confiabilidade para seu blog. Porém, investir em conteúdos que vão além do básico, garantindo que sejam únicos, incríveis, relevantes e transformadores é o que fará seu leitor optar pelo seu conteúdo e não por outro.

Estratégias de Copywriting para uma boa escrita

Em suma, definidas as estratégias, alguns pontos são importantes, para garantir que a Copy atinja o objetivo esperado. Alguns desses pontos são:

Saiba para quem você escreve

Para ter um texto com muitas visitas e alto engajamento é preciso saber quem é seu público e escrever diretamente para ele. Dessa forma, você terá um texto alinhado com as expectativas dos leitores e que esteja próximo do universo deles.

Defina as características de escrita

Seu negócio deve ter um universo e uma abordagem específica com seu público, e ao escrever é imprescindível que use o tom e linguagem do universo do seu negócio e que sejam facilmente reconhecidos e entendidos pelo público.

Títulos Irresistíveis

Sabemos que a primeira impressão é a que fica, e no caso de textos, ter títulos impossíveis de serem ignorados é o que despertará a vontade do leitor em continuar a leitura. Além de ser muito relevante em sites de buscas, o título é o cartão de visitas do seu texto. Nos títulos é possível fazer perguntas que despertem curiosidade, apresentar o tema de forma que sugira uma provocação, utilizar números, fazer comparações, entre tantos outros artifícios. Lembrando que é preciso deixar claro qual assunto será abordado, qual solução será entregue ou qual dificuldade será solucionada.

Crie conexão

Uma relação de confiança é estabelecida através de uma conexão com seu público. Uma forma de criar conexão é escrever de forma que seu leitor sinta que o conteúdo foi escrito para ele, mostrando que você quer muito mais do que vender um produto/serviço, e, sim, ofereceR conteúdos que ele precisa. Nesse sentido, outra forma de gerar conexão é através do Storytelling, que por ser uma abordagem sensível, evoca o lado emocional do leitor, fazendo com que ele seja capaz de vivenciar tal evento narrado.

Não se esqueça da ação

O objetivo de uma boa Copy é levar o seu leitor a tomar uma ação, para isso invista em verbos imperativos que podem ser usados no título, subtítulos ou CTA, provocando no leitor o sentimento de urgência ou até de escassez, levando-o a tomar a ação desejada.

Quebre objeções

Objeções são as dúvidas que seu público tem sobre seu produto/serviço ou negócio. Frequentemente uma boa Copy pode transmitir confiabilidade e autoridade, eliminando qualquer dúvida do leitor. Todavia, é importante que você esteja preparada para responder a qualquer questionamento que possa surgir

Estratégias de Copy, Autenticidade

Seja Autêntica

Seja você mesma em todos os sentidos. Quando você escreve do mesmo jeito que você fala, além de gerar um reconhecimento instantâneo fortalecendo o universo de marca do seu negócio, o seu texto fica mais natural e fluido, facilitando a conexão com o leitor.

Nunca esqueça do assunto principal

Como em uma redação, uma Copy tem Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Uma forma de reforçar ao longo do texto o seu assunto principal, é apresentá-lo na introdução, falar dos benefícios e detalhes no desenvolvimento e reforçar a sua importância na conclusão.

Por fim, em uma Copy, leve sempre em consideração a experiência do leitor, quais sentimentos e pensamentos serão despertos com a leitura. Muito além de vender, queremos disseminar conteúdo de qualidade e levantar nossas bandeiras. Contudo, é preciso sempre pensar em como cada conteúdo impactará o leitor. Não basta só pensar no racional e nas conversões, mas principalmente focar no emocional, que envolve e cativa o leitor, trazendo-o para o universo do seu negócio, gerando senso de pertencimento e proximidade.

Engenheira de Produção e agora Empreendedora Digital, entendi que podemos sempre nos reinventar! Entre outras coisas, sou estrategista digital e criadora de conteúdo, acredito que o Empreendedorismo Online empodera e transforma o mundo! Conte comigo, quero te ajudar a ser livre e independente construindo seu conteúdo online.

Post a Comment