Top

França: empreender aqui é uma boa ideia?

Coucou, miga!

Provavelmente, você já se perguntou umas trocentas vezes se foi feita mesmo para o empreendedorismo, né? Não se sinta só: aqui do outro lado do oceano eu também me questiono todos os dias se estou fazendo a coisa certa ao me lançar nesse universo. E ainda por cima, empreender na França. Então, seja no Brasil ou no exterior, questões vão surgir na sua mente a toda hora, mas a resposta para elas vem logo depois. Confira aqui e veja se você também se identifica!

Eu não tenho um centavo para empreender. E agora?

Calma! Primeiramente: o dinheiro pessoal e o dinheiro da sua empresa nunca devem ser misturados, senão depois você vai gastar mais tempo para ajeitar as finanças do que para fazer seu negócio crescer. Em segundo lugar, quem disse que você precisa ter milhões para iniciar seu empreendimento? Comece se mostrando nas redes sociais, estudando estratégias de marketing e se aperfeiçoando naquilo que você sabe fazer. Se você gosta de moda, por exemplo, e quer abrir sua própria confecção, uma saída é gravar tutoriais de montagem de looks e combinação de peças. E pra isso você só vai precisar de um celular. Em terceiro lugar, procure programas de apoio governamental às pequenas empresas e veja como participar para receber essa ajuda. Vai dar um up na sua ideia e na sua moral.

“Ahh, mas para empreender na França o governo sempre dá apoio. Agora no Brasil…” Não é bem assim, olha essa dica aqui!

Como construir uma comunidade?

Mesmo formada em Comunicação e consciente de que falo pelos cotovelos, senti um bloqueio na hora de começar a construir uma comunidade com meu público. Para empreender na França, eu tenho que me desdobrar todos os dias para falar com as minhas clientes, porque os franceses, em geral, não usam tanto as redes sociais como os brasileiros. Por isso, depois de ler o manual de construção de comunidades digitais, tive vários insights não só sobre o digital, mas também sobre o off-line e qual seria a melhor abordagem para me comunicar com meu público-alvo. Isso vale também para quem quer falar com aqueles que não são tão íntimos de redes sociais, como a terceira idade, por exemplo. Vale ainda dizer que frequentar salões de conferências é a ocasião perfeita para encontrar outras empreendedoras, fornecedores, além dos clientes potenciais do seu negócio. Esses encontros são perfeitos para se aproximar deles. Invista nisso!

É melhor buscar sócias ou ficar sozinha?

Essa talvez deva ser a maior dúvida de toda empreendedora prestes a nascer. Escolher uma sócia ou como escolhê-la devem seguir sempre uma regra geral: a complementaridade, tanto de competências quanto de personalidade, porque isso vai fazer diferença nos negócios. Chamar alguém para a sua empresa só por amizade, pode acabar com os negócios e com a amizade. Logo, lembrem-se: migas, migas; negócios à parte. Particularmente, eu não conseguiria empreender na França sem uma sócia no Brasil pela questão da logística. Se isso também for uma necessidade para você, vai em frente! Caso contrário, se sua empresa vai muito bem, obrigada, segue o jogo, miga.

Eu tenho que fazer uma nova formação universitária?

Se você assistiu ao meu vídeo no Instagram da Moving, já percebeu o quanto eu ralei para hoje estar estudando o que amo: Letras. Logo, mudar mais uma vez de área acadêmica não está nos meus planos. Então, você acha que deve necessariamente fazer um novo curso superior? Não necessariamente! Nutricionistas que são hoje coachs pessoais; advogadas com diploma que criaram sua própria consultoria; as médicas que abriram seus próprios laboratórios são apenas alguns exemplos de mulheres que seguiram suas formações iniciais e são hoje super empreendedoras. Mesmo assim, para aquelas que se sentem curiosas em buscar mais conhecimento no assunto, existem sites que disponibilizam conteúdo gratuito e de qualidade. Em resumo, para empreender na França ou em qualquer outro lugar, você deve seguir o seu instinto e mãos à obra!

Enfim, miga, dúvidas, questionamentos, insegurança sempre vão existir para aquelas que se arriscam todos os dias no empreendedorismo. Mas desistência não! Se você acredita no seu projeto, renunciar a ele é renunciar a sua história de vida. E nós, Moving girls, não nascemos para isso.

Então, bota a cachola pra funcionar porque, quando o Brasil for pequeno demais para os seus negócios, você vem empreender na França comigo!

Bisous Bisous et à la prochaine !

Carioca da gema, me formei em Publicidade pela PUC-Rio em 2009 e, aos 30 anos, resolvi mudar de área e seguir minha paixão: Letras! Comecei a nova faculdade em 2016 e hoje moro na França para realizar meu mestrado na Paris Sorbonne. Amante incondicional de bichinhos, de Sol e de viagens para qualquer lugar do planeta, estou sempre em transição (inclusive a capilar! rs)

Post a Comment