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França: mercado de pulgas online ganha mais e mais seguidores no Instagram

Coucou, miga! Vou começar esse post com uma reflexão: você gosta do estilo vintage de móveis? Se amarra numa pegada mais antiga na decoração? Entende de design e sentiu que esse mood retrô veio pra ficar? Então, você, assim como eu, vai adorar conhecer essa lista de mercado de pulgas que está fazendo sucesso no Instagram aqui na França.

mercado de pulgas

Vou te apresentar 4 marcas que perceberam esse nicho como uma perfeita oportunidade de negócios e estão investindo nessa tendência para empreender online. E o melhor, você pode fazer as compras direto do seu sofá. Assim, vê se ele ainda te serve, senão, aproveita e já troca por um desses aqui da lista. Ficou curiosa pra ver como alguns franceses enxergaram essa brecha de mercado para abrir sua empresa nesse ramo? Vem comigo e pega essas dicas imperdíveis!

Mercado de pulgas em tempos de pandemia

Brechós, antiguidades, quinquilharias, expositores e curiosidades. Mercado de pulgas celebram uma tradição de mais de 50 anos na França. A oferta de produtos desse estilo é muito grande, principalmente do final do século XIX e início do século XX. É o ponto de encontro mensal dos amantes de antiguidades e colecionáveis: bijuterias, móveis, pinturas, objetos de decoração, curiosidades, litografias, bronzes, porcelanas, cartões postais, selos, moedas, etc.

Fechamento do mercado físico

No entanto, um golpe duro para os mil mercadores do vasto mercado de pulgas foi o ano de 2020. Após o anúncio de um novo confinamento na França para conter a pandemia do Covid-19, os mercados de pulgas estão mais uma vez fechando suas portas aos visitantes. É o caso do mercado de pulgas de Saint-Ouen, localizado nos arredores de Paris, que recebe caçadores de pechinchas, amantes de antiguidades e móveis vintage, mas também curiosos que vêm passear por seus becos de outra época. É a maior concentração de negociantes de antiguidades e usados ​​do mundo. Assim, expositores dessa feira tiveram que se reinventar para não decepcionar o seu público e não deixar morrer seus negócios. Conheça então algumas dessas marcas que tiveram que se levantar do tombo, mas sem perder o glamour.

1. Selency

A Selency foi criada em 2014 para permitir a todos comprar e vender as mais belas peças únicas de mobiliário e decoração de segunda mão. Todos os dias, negociantes profissionais e vendedores particulares oferecem seus itens de decoração vintage, escandinavos, de design e de segunda mão na Selency. Os preços exibidos são definidos por esses vendedores e a Selency atua como um intermediário de confiança entre eles e os compradores. Eles podem, assim, encontrar a pérola rara entre as 100.000 referências Selency e ser entregues sem se mover do sofá. As peças colocadas à venda são selecionadas manualmente, diariamente, por suas equipes.

“Esta cadeira não é nova. Esta cadeira não sai de um estoque. Esta cadeira não pegou o avião. Não. Esta cadeira tem uma história e é isso que a torna única. Ela está na França, talvez bem próxima a você. E acima de tudo: como todas as outras peças do nosso catálogo, é a porta-voz da nossa filosofia.”

Miga, a Selency é um mercado. Isso significa concretamente que, quando um comprador exibe um produto no site, ele faz um pedido diretamente na plataforma. Selency, então, avisa o comerciante que virá e confirmará a disponibilidade de seu item. E assim, pronto, você caçou uma peça única!

Uma startup inovadora não é apenas uma startup que oferece uma série de serviços aos seus usuários. Uma start-up inovadora é também uma empresa que se esforça para acompanhar os tempos e apoia os seus clientes nos desafios sociais que também lhe pertencem. A Selency agora oferece uma alternativa responsável às marcas de decoração industrial, dando uma segunda vida a milhares de móveis usados. Olha que super ideia de startup pra você, miga empreendedora, começar o seu negócio de design de interiores. Eu seria a primeira compradora, confesso. Adoro esse visual vintage de decoração.

2. René Lachance

Para as apaixonadas por decoração mais rústica, a conta de René Lachance é uma inspiração e uma tentação. Este negociante de peças de segunda mão vai milhas para oferecer a seus seguidores verdadeiras obras decorativas vintage com muita regularidade. Prateleiras antigas, cômoda anos 60 ou uma ampla seleção de espelhos todos trabalhados! Os pedidos são feitos diretamente por mensagens privadas na conta do Instagram da marca e são entregues mundialmente. É claro que isso demanda um planejamento de logística, né, miga, mas nada é impossível para uma moving girl. Além disso, pra quê pensar pequeno? Nós queremos a dominação mundial!

3. Retour de Chine

Valérie Fache é a revendedora de objetos usados no mercado de pulgas ​​da Retour de Chine desde 2009. Mesmo que seu dom para encontrar objetos bonitos seja notável, seu talento para restaurá-los e dar-lhes uma segunda vida é ainda maior! Partindo do princípio do upcycling, Valérie cuida ao máximo de cada peça de mobiliário antigo e diverte-se decorando-as com estampas florais. Ela até oferece serviço restauração personalizada. É possível escolher cores, estofamento, arranjos, etc. Para ter um orçamento, o cliente deve acessar as redes sociais para escolher os móveis crus e depois contratar o serviço de restauração. Que ideia genial para salvar aquele móvel que parecia estar perdido, não? E ainda começar um negócio promissor, ainda mais se pensarmos na questão urgente da sustentabilidade.

4. Nomibis

Nomibis é uma das contas essenciais do Instagram para os amantes de decoração! Por trás dessa conta insta se esconde Fabienne: depois de oferecer seus achados por 15 anos no Puces de Saint-Ouen (o mercado de pulgas mais famoso de Paris), ela lançou seu site e compartilha no Instagram uma série de peças exclusivas, que podem ser encontradas em sua casa em Reims. São poltronas Luís XV e Luís XVI, mesinhas de canto de cerâmica, peças que dão vontade de comprar agora mesmo! Ainda mais sabendo da facilidade de se comprar online, né. Como ela mesma se descreve, vem conhecer essa vitrine de antiguidades e excentricidades!

Por fim, miga, repara nesses dois ensinamentos importantes desse post: 1) toda quinquilharia com um retoque pessoal tem um proveito, e pode ainda gerar lucros; 2) não deixe que nada abale seus sonhos de empreendedorismo, mesmo que seja um contratempo de proporções mundiais. Reinvente-se! Afinal, o único evento mundial que deve estar no seu caminho é a sua dominação!

Bisous Bisous et à la prochaine!

Carioca da gema, me formei em Publicidade pela PUC-Rio em 2009 e, aos 30 anos, resolvi mudar de área e seguir minha paixão: Letras! Comecei a nova faculdade em 2016 e hoje moro na França para realizar meu mestrado na Paris Sorbonne. Amante incondicional de bichinhos, de Sol e de viagens para qualquer lugar do planeta, estou sempre em transição (inclusive a capilar! rs)

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