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Glossário de SEO: entenda todos os termos

Miga, se você está começando agora a ter contato com SEO, alguns termos podem ser bem difíceis de entender. Mas, para te ajudar, e para que você não desanime diante de tantos termos que não fazem parte da rotina, nasceu a ideia de criar o Glossário de SEO. Aqui você encontra a definição para os mais variados termos com os quais você pode se deparar nesse processo. Afinal, você já sabe a importância de aplicar SEO no seu negócio e a diferença que ele pode fazer a médio e longo prazo.

Algoritmo

Programa dos mecanismos de buscas, utilizado para indexar, catalogar e exibir os melhores resultados após a busca de um usuário.

AMP

Accelerated Mobile Pages, em outras palavras, Páginas Aceleradas para Dispositivos Móveis, que são páginas otimizadas para um carregamento quase instantâneo quando acessada por dispositivos mobile.

Alt Text

A descrição da imagem, que tem a função de descrevê-la visualmente, com objetivo de posicioná-la nos mecanismos de buscas, deixando claro o que a imagem está exibindo.

Analytics

Ferramenta gratuita do Google, que apresenta volume de tráfego, fontes, usuários e demais informações para um site ou blog.

Anchor Text

Comumente conhecido como Texto Âncora, é o texto utilizado para criar um link. Também é um importante fator de ranqueamento de mecanismos de buscas, identificando qual palavra principal leva a busca de um usuário para determinado site.

Backlinks

Também conhecido por “links fortes”, são links que apontam de um site para outro, com o objetivo de indicar a relevância de uma página ao passar autoridade de um domínio para outro.

Black Hat

Técnicas de SEO que vão contra as diretrizes dos mecanismos de buscas, feitas com o objetivo de burlá-los e ranquear mais facilmente.

Bot

Também conhecido como Robot, Spider ou Crawler, é um programa autônomo para indexar o maior número de páginas em um mecanismo de buscas. São eles que fazem a varredura dos conteúdos e classificam o ranqueamento.

Branded Keywords

São palavras-chave ligadas diretamente a uma marca, que, em geral, são utilizadas por usuários em uma etapa avançada da jornada de compra, com grandes chances de conversão.

Cascading Style Sheets (CSS)

É uma linguagem HTML para estilos e layouts, podendo alterar fonte, parágrafos, cores do site, imagens, etc.

Cloaking

Técnica de Black Hat, que apresenta um determinado conteúdo para o usuário e outro conteúdo diferente para os bots dos mecanismos de buscas, escondendo conteúdo ou duplicando-o, por exemplo. É uma técnica mal vista pelo Google, com severas penalizações, que pode inclusive excluir um site dos resultados de pesquisas orgânicas.

Content Management System (CMS)

São sistemas utilizados para criação de sites, blogs e outros tipos de páginas. O mais famoso CMS é o WordPress.

Disavow

Técnica que remove links ruins ou maliciosos que estejam linkando para o seu domínio, prejudicando o seu posicionamento em SEO. Essa técnica e links podem ser analisados no Google Search Console.

DNS

Domain Name System, em outras palavras, Sistema de Nomes de Domínios é um sistema de tradução de endereços IP para nomes de domínios. Sem o DNS, ao invés de digitar o domínio de um site, você precisaria digitar o IP completo dele.

Domínio

Endereço principal do seu site.

E-A-T

Expertise, Authoritativeness and Trust, em outras palavras Expertise, Autoridade e Confiabilidade. São fatores importantes para ranquear um site em mecanismos de buscas, considerando a avaliação da qualidade baseada nesses 3 fatores.

Google Search Console

Ferramenta gratuita do Google que, além de indexar o seu site, te ajuda a monitorar seus resultados de ranqueamento em relação a buscas feitas no próprio Google. Essa ferramenta também apresenta links externos e internos que apontam para seu domínio, problemas com seu site, erros, penalizações, entre outras informações.

Google Trends

Ferramenta gratuita do Google que apresenta o volume de busca, tendências de crescimento e quedas para uma determinada palavra-chave. Quando bem usada, pode ser uma fonte de informação incrível para seu negócio.

Gray Hat

O meio-termo entre Black Hat e White Hat: são técnicas que não estão nem na lista de contra indicações do Google, mas também não estão nas indicações de boas técnicas.

Guest Post

Publicar artigos como convidado em outros blogs e fazer um link forte para seu blog.

Head Tail

Mais conhecida como Palavra-Chave de Cauda Curta, formada por 1 ou 2 palavras (exemplo: marketing digital). São mais genéricas e abrangentes, e mais difíceis de ranquear pelo seu grande volume de buscas, concorrência e a infinita possibilidade de resultados para pesquisas.

Heading Tags

São os títulos e subtítulos de um texto, representados por ordem hierárquica decrescente de H1, H2, H3, H4, H5 E H6. São formas de estruturar uma página, em termos de HTML, de acordo com a importância do conteúdo e também auxiliam na leitura.

HTML

Hyper Text Markup Language, é a estrutura por dentro de um site, pensando na sua parte interna/construção. É considerado o esqueleto do site e a forma de leitura dos bots.

Indexar

Ação de inserir uma URL dentro dos arquivos do Google para que seja encontrada através de buscas.

Link

É o endereço de um conteúdo na internet e também um elemento em uma página que direciona para outra URL.

Link Building

Uma das principais técnicas de SEO Off Page, que visa adquirir novos links para aumentar autoridade. É a busca por links vindos de outros domínios confiáveis e que gerem valor para o seu domínio.

Link Externo

São links utilizados em suas páginas direcionando o usuário para outro domínio diferente. Trata-se de uma estratégia de Link Building.

Links Internos

São links que apontam para páginas dentro do seu próprio domínio, além de auxiliar na navegação do usuário, melhoram a otimização do SEO da página.

Long Tail

São conhecidas por Palavras-Chave de Cauda Longa, formadas por 3 palavras ou mais. Possuem mais assertividade e, apesar do baixo volume de buscas, têm menor concorrência e maior taxa de conversão. Exemplo: Marketing Digital para Maquiadoras.

LSI

Latent Semantic Indexing, quer dizer que os buscadores conseguem identificar o principal termo usado no seu conteúdo, baseado em todas as palavras-chave contidas nele. O Google utiliza proximidade semântica para entender seu conteúdo e procurar sinônimos.

Meta Description

Conhecida por Meta Descrição, é o resumo do seu conteúdo que aparece abaixo do título nos resultados de buscas apresentados pelo Google. Formada por até 160 caracteres, é importante para que o usuário se interesse a clicar e ler mais.

Meta Tags

São conteúdos HTML que orientam na leitura de títulos, conteúdo e palavras-chave de uma página pelos bots.

No Follow

Atributo de links externos, que indicam se um link está ou não enviando autoridade para o domínio de destino.

NoIndex

Comando HTML, que indica que os motores de busca não deverão indexar determinada página.

Page Title

Título de qualquer página que esteja dentro do domínio exibido para os usuários.

Pagerank

Métrica antiga utilizada pelo Google para medir a autoridade de uma página, baseada na qualidade e quantidade de links que um domínio recebe. Posteriormente, esse domínio era qualificado de 0 a 10.

Pageviews

Número de visualizações de uma página.

Query

Ação de um usuário ao iniciar uma busca através de uma palavra-chave.

Rankbrain

Inteligência Artificial que evolui com o passar do tempo, acompanhando o comportamento do usuário de modo a entregar melhores resultados de pesquisas, baseado em cliques, tempo de permanência em uma página e outras métricas.

Redirect 301

É a forma de fazer com que diferentes formas de acesso levem a um único conteúdo. Essa forma de redirecionar avisa as ferramentas de buscas que o conteúdo de uma URL foi movido permanentemente para outro endereço. Fazendo o redirecionamento 301, os mecanismos de buscas transferem de 90% a 99% da autoridade da URL para o novo endereço.

Robots.txt

Arquivo em formato .txt que contém todas as informações de um site. Tem por objetivo orientar os bots com o que deve ser analisado e o que deve ser ignorado.

SEM

Search Engine Marketing é uma forma de Marketing formada por técnicas utilizadas para otimizar páginas e anúncios para os mecanismos de buscas.

SEO

Search Engine Optimization, em outras palavras, Otimizações para Mecanismos de Buscas, são técnicas de otimização para que sites e blogs sejam ranqueados nas melhores posições de pesquisas feitas em mecanismos de buscas.

SEO Off Page

Ações e otimizações realizadas com foco externo, de modo a ampliar a relevância de um domínio.

SEO On Page

Ações e otimizações realizadas dentro de uma página, de modo a torná-la apta a ser indexada e encontrada nas buscas.

SERP

Search Engine Results Page é a página apresentada pelos mecanismos de buscas em resposta a uma pesquisa feita por um usuário.

SiteMap

Também conhecido como Mapa do Site, é um documento em formato XML com todas as URLs do seu site. Funciona como um mapa de navegação do seu site para orientar os mecanismos de buscas.

Snippets

Pequenos fragmentos das suas páginas que são exibidos na página de resultados de pesquisas.

SSL

Secure Socket Layer é um padrão de tecnologia de segurança de amplitude global, criada em 1994. Ao navegar por um site com SSL (aquele cadeado do lado esquerdo das URLs), é criado um canal criptografado entre o navegador e o servidor do site, para garantir que os dados transmitidos sejam sigilosos e estejam seguros.

Tag

São elementos HTML presentes dentro de qualquer página.

Title Tag

Em conjunto com o título H1 é o elemento mais importante de uma página e o primeiro contato dos bots com suas páginas.

URL

É o endereço web da sua página e é um dos fatores mais relevantes para os motores de buscas ranquearem seu site. Em uma URL, o mais recomendável é que as palavras sejam separadas por hífen, deixando-a limpa e legível.

White Hat

Técnicas de SEO que seguem as diretrizes de boas práticas dos mecanismos de buscas. Utilizar somente ações White Hat é a forma de reduzir os riscos do seu site ser penalizado.

Dessa forma, espero que o Glossário de SEO te ajude a entender melhor alguns termos e ações, e caso ainda restem dúvidas, aqui temos um canal aberto para nos comunicarmos, ajudarmos e crescermos juntas.

Em resumo, com o tempo e a prática, esses termos e ações vão se tornando mais comuns e fáceis de entender. Dessa forma, o meu objetivo com esse Glossário é te encorajar a tomar a dianteira e aplicar as técnicas de SEO no seu site ou blog. Afinal, você é incrível e totalmente capaz, miga!

SEO, we got it!

Engenheira de Produção e agora Empreendedora Digital, entendi que podemos sempre nos reinventar! Entre outras coisas, sou estrategista digital e criadora de conteúdo, acredito que o Empreendedorismo Online empodera e transforma o mundo! Conte comigo, quero te ajudar a ser livre e independente construindo seu conteúdo online.

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