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Guia definitivo sobre anúncios no Pinterest

Informação Importante: A opção de criar anúncios ainda é beta no Brasil e não está disponível, porém a inserção do menu Informações de Conversão da indício de que a liberação de anúncio aqui está próxima. Os países que já têm a opção de anúncios ativa são: Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Chipre, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Nova Zelândia, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e os Estados Unidos.

Miga, você já viu aí no seu Pinterest que no menu de analytics tem uma nova opção chamada “Informações de Conversão”? Essa nova opção é uma versão beta que começou a aparecer aqui no Brasil em 28 de outubro de 2020, e está sendo colocada gradualmente para os usuários. Então, se ainda não apareceu para você, calma que logo ela aparece. E lembre-se sempre de diariamente dar uma olhadinha no seu perfil; se não for possível postar pins, pelo menos repinar pins de outros usuários. Esse tipo de ação faz o seu perfil crescer e o Pinterest te notar como uma usuária relevante.

Mas, voltando às Informações de Conversão, tudo isso é sobre as opções de fazer anúncios no Pinterest. O passo a passo que o próprio Pinterest solicita é: ter uma conta comercial e reivindicar o seu site ou blog, colocar a tag no seu site ou blog e criar a sua conta de anúncios. A cobrança será feita de acordo com a moeda do país que você selecionar nas configurações – IMPORTANTE: a escolha do país não poderá ser alterada posteriormente. Após esses passos, um novo painel de métricas será apresentado onde você continuará conseguindo mensurar o impacto do seu conteúdo orgânico e agora também do pago, conseguirá analisar as conversões feitas através dos seus pins. Com essas métricas, você consegue entender o processo de tomada de decisão dos seus clientes e criar conteúdo que vá ao encontro desse processo.

Requisitos para Anúncios no Pinterest

Para promover seus pins, eles precisam estar dentro de alguns requisitos como:

  • Estar salvo em um perfil para negócios (comercial);
  • Estar salvo em uma pasta pública;
  • Ter uma URL de destino;
  • Não ter encurtadores de links da URL de destino ou na descrição do pin;
  • Não ser um vídeo de terceiro ou um GIF;
  • Seguir os padrões de anúncios na proporção 1.000×1.500 pixels.

Seja uma Loja Verificada

O Pinterest tem um Programa de Lojas Verificadas que tem como objetivo fazer com que os usuários descubram e comprem de lojas confiáveis. As lojas aceitas como verificadas terão seus pins distribuídos organicamente para os usuários. Observação: essa opção ainda está disponível somente nos EUA, porém gradualmente chegará aos demais países.

Os benefícios em fazer parte do Programa de Lojas Verificadas são:

  • Estar elegível para vender seus produtos dentro da experiência de compra no Pinterest;
  • Ícone de perfil verificado;
  • Ter informações de preços e disponibilidade de estoque em todos os seus pins de produtos;
  • Obter uma aba de loja no seu perfil para que os usuários vejam tudo o que você vende;
  • Acesso à ferramenta Informações de Conversão.

Para ser uma Loja Verifica você precisa seguir alguns requisitos:

1. Catálogo

Coloque os seus produtos no Pinterest conectando seu feed de produtos aos seus pins, para que eles tragam informações e preços atualizados. Caso não queira fazer isso manualmente, você pode utilizar ferramentas de gerenciamento de catálogos sugeridas pelo próprio Pinterest como: Feedonomics, GoDataFeed ou Productsup.

2. TAG

Instale a tag do Pinterest no seu site, para que ela esteja configurada para rastrear eventos de conversão e retorne com as métricas. Verifique se sua tag é disparada quando um usuário visita a sua página, adicione um produto ao carrinho ou finalize uma compra (pelo menos uma ocorrência a cada sete dias). A tag funciona como o Pixel do Facebook e monitora as ações dos seus clientes, auxiliando sua análise da jornada de compra.

3. Diretrizes para Comerciantes

É importante conhecer as Diretrizes para Comerciantes do Pinterest. Algumas diretrizes são analisadas para que sua loja seja aprovada como: não vender produtos proibidos, não fazer spam e não trabalhar com dropshipping.

Cumprindo os requisitos, as lojas verificadas que não tiverem uma tag ativa ou um catálogo relacionado ao Pinterest terão 30 dias para regularizar a situação, senão serão removidas do Programa. As lojas que descumprirem as Diretrizes para Comerciantes serão imediatamente removidas.

Dicas para aumentar suas conversões com os Anúncios no Pinterest

Você já tem objetivos claros com o que pretende anunciar? Saber claramente os objetivos a serem alcançados te ajuda a criar campanhas otimizadas, fazendo com que não perca tempo e dinheiro com cada campanha de anúncio no Pinterest. Assim, o algoritmo entenderá suas ações e trabalhará em segundo plano e te ajudará a alcançar seu público-alvo pelo menor custo, tornando suas campanhas mais eficientes.

Entre os formatos de anúncios no Pinterest estão pins promocionais, vídeos ou pins em carrossel. Você pode seguir algumas dicas para ter melhores resultados nas suas campanhas, como:

  • Ter uma CTA clara e atrativa, e uma página de destino incrível e que seja simples para realizar a ação;
  • Apresentar claramente os benefícios da sua oferta na imagem ou vídeo;
  • Verificar se sua página de destino funciona bem em dispositivos móveis;
  • Fornecer uma experiência coesa entre seu anúncio e a página de destino.

Como criar Campanhas de Conversão?

Para criar suas campanhas de conversão alinhadas ao seu objetivo, você precisa ter uma tag instalada no seu site ou blog. Essa tag irá rastrear conversões como Finalização de Compra, Inscrição, Lead, ou Adição ao Carrinho. Fazendo as configurações, o Pinterest estará pronto para otimizar as suas campanhas.

Primeiros Passos

Para começar as suas campanhas de conversão você precisa:

  • Ter uma tag Pinterest ativa no seu site ou blog;
  • Você deverá rastrear algum tipo de conversão aceito;
  • Quando um evento ocorrer de acordo com a conversão escolhida, você estará pronta para rodar as suas campanhas.

Configurando sua campanha

Para configurar as campanhas, siga os passos:

  • Comece criando uma campanha;
  • Selecione Conversões de acordo com seus objetivos (caso essa opção não esteja ativa, você não cumpriu algum dos requisitos para anunciar);
  • Preencha as informações da campanha;
  • Nas configurações do Grupo de Anúncios, na sessão “Otimização e Veiculação” preencha a Tag, o Evento de Conversão, a Janela de Conversão e o CPA-alvo médio (custo por ação);
  • Conclua as configurações e no menu lateral escolha os pins que farão parte do seu grupo de anúncios.

Tempo de Aprendizado do Pinterest

Após criar uma campanha, o Pinterest tem um tempo chamado “Modo de Aprendizado”. Nesse período, o Pinterest irá mostrar seu anúncio para diversas pessoas, para entender quais perfis de usuários têm probabilidade de conversão. Durante esse período, é normal que sua campanha sofra flutuações de desempenho. Mas, após esse período do Modo de Aprendizado, seus anúncios serão mostrados para perfis mais propensos a conversão, otimizando assim sua campanha. Não é recomendado que você faça alterações na sua campanha durante o Modo de Aprendizado, aguarde de 3 a 5 dias após cada alteração ou criação de campanha para alterá-las. Para melhor avaliação de desempenho das suas campanhas, o ideal é fazer as análises de métricas mensal ou semanalmente.

Escolhendo a Janela de Conversão para seus Anúncios no Pinterest

A janela de conversão permite que você mostre ao Pinterest quais dados de conversão ele deve usar ao veicular os seus anúncios, tornando-os otimizados. Já as janelas de atribuição mensuram o valor, mostrando ao Pinterest quais conversões são importantes para os seus objetivos.

Essas janelas são expressas usando uma janela Lookback (tempo do evento de conversão ao evento do anúncio), bem como o tipo de engajamento do anúncio (pós-clique, pós-engajamento, ou pós-visualização). Elas correspondem a 30 dias, 7 dias e 1 dia.

Para decidir as janelas a serem usadas nas suas campanhas, você pode levar em conta algumas dicas:

  • A jornada de compra: em geral, produtos com ticket mais baixo são comprados mais rapidamente do que os de ticket maior. Por isso, se o seu produto tem uma jornada de compra maior, onde o cliente leva mais tempo considerando comprar ou não, o ideal é optar por uma janela mais longa.
  • É recomendado alinhar as janelas de conversões e atribuições, de forma que elas sejam bem próximas. Se você já testou e tem uma janela de atribuição que funcione bem, escolha uma janela de conversão que for mais próxima.
  • As pessoas usam o Pinterest de forma mais profunda e menos frequente do que utilizam as redes sociais ou aplicativos de mensagens. Apenas visualizar o conteúdo também é mais comum do que abrir o conteúdo, por isso a valorização das visualizações está atrelada à escalabilidade.
  • O volume de conversões fornecidos pela sua janela de conversão deve ser suficiente para que o Pinterest entenda para quem ele deve mostrar seus anúncios, tornando-os otimizados. No próprio Pinterest a informação gera em torno de 50 a 200 conversões por semana.
anúncios no pinterest

Boas práticas para seus anúncios no Pinterest

  • Use o menor número possível de campanhas e de grupos de anúncios, simplificando assim a sua estrutura de anúncios e fornecendo resultados e métricas mais claras;
  • Nos grupos de Anúncios mantenha a segmentação o mais ampla possível. Isso garante que seu anúncio seja apresentado para o maior número de pessoas com probabilidade de conversão possível;
  • Seja criativo ao criar seus anúncios, encorajando as pessoas a visitarem seu site.

Não esqueça de analisar as suas métricas

Miga, mal de empreendedora é gostar de métricas… saber o que está funcionando, o que não está e principalmente o faturamento! Por isso, não esqueça de analisar as métricas do seu Pinterest e também as métricas dos seus anúncios no Pinterest, em específico.

As estatísticas de anúncios são dividias em:

  • Conversão Orgânica: os usuários que interagiram apenas com os seus pins orgânicos;
  • Pago não Assistido: os usuários interagiram apenas com seus anúncios;
  • Pago Assistido: os usuários interagiram com anúncios e também com pins orgânicos.

Use Filtros

As suas métricas podem ser filtradas por:

  • Período: visualize as métricas dentro de um período de tempo determinado;
  • Ação de Atribuição: visualize suas métricas de acordo com o tipo de interação com o Pin que levou a uma conversão;
  • Conta Conectada: visualize as métricas dos Pins vinculados às suas contas conectadas;
  • Dispositivo: visualize as métricas de acordo com o tipo de dispositivo que originou o tráfego;
  • Origem: veja a atividade de pins criados e salvos por você, além de ver as métricas dos pins salvos e criados por outros usuários;
  • Formato: visualize as estatísticas dos tipos de pins de onde é originado o seu tráfego;
  • Receita: a receita gerada pelos seus anúncios;
  • Finalização das Compras: o número total de compras finalizadas por tráfego vindo dos seus anúncios;
  • Valor médio de Pedido: valor médio das finalizações de compra realizadas por tráfego vindo dos seus anúncios;
  • Compradores: o número total de compradores vindos dos seus anúncios;
  • Visitas à Página: número de vezes que sua página foi acessada por usuários vindos dos seus anúncios;
  • Adição ao carrinho: número de vezes que as pessoas adicionaram seus produtos ao carrinho após interagir com seus Pins;
  • Impressões: número de vezes que seus Pins foram mostrados às pessoas;
  • Cliques: número de vezes que as pessoas clicaram no seu Pin para ir para uma URL;
  • Pins Salvos: o número de vezes que as pessoas salvaram seus pins em uma pasta;
  • Público Total: número total de pessoas que viram ou interagiram com seus Pins;
  • Compradores: o número total de pessoas que finalizaram uma compra no seu site, vindo dos seus anúncios no Pinterest;
  • Taxa de Compra: porcentagem do seu público total no Pinterest que finalizou uma compra no seu site;
  • Visitantes da Página: número de visitantes que chegaram ao seu site após interagirem com seus Pins;
  • Usuários que fizeram adição ao carrinho: número total de pessoas que visitaram seu site após interagirem com seus Pins e que adicionaram produtos ao carrinho.

Com essas informações miga, você consegue ter uma dimensão clara de tudo o que está dando certo no seu Pinterest e o quanto ele pode agregar a seu negócio.

Fique de olho!

Miga, com esse guia você está preparada para anunciar no Pinterest, assim que essa opção estiver disponível no Brasil. E como já sabe, o Pinterest é uma ferramenta incrível e que pode acrescentar muito a seu negócio. Basta pensar, quantas migas você conhece que usam o Pinterest para buscar referências e conteúdos para as mais diversas situações da vida? Muitas, né? Imagina quando você puder anunciar os seus produtos ou serviços, complementando essa experiência da busca de referências e tornando as fotos do Pinterest que são um sonho, uma realidade na vida dessas migas. Demais, né? Então não perca tempo, anote tudo o que puder, salve esse guia e já vá pensando nas estratégias para sair na frente e já saber tudo sobre como anunciar no Pinterest!

Engenheira de Produção e agora Empreendedora Digital, entendi que podemos sempre nos reinventar! Entre outras coisas, sou estrategista digital e criadora de conteúdo, acredito que o Empreendedorismo Online empodera e transforma o mundo! Conte comigo, quero te ajudar a ser livre e independente construindo seu conteúdo online.

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