Top

Guia prático da saúde mental para empreendedoras

Empreender não é fácil! Exige muita dedicação, foco, horas de trabalho e muitas vezes acaba levando junto a saúde mental da empreendedora. Mas nem tudo está perdido: nesse guia prático você vai encontrar 8 formas de cuidar da sua saúde mental, afinal não existe um negócio saudável sem uma empreendedora saudável.

Atividade física

Atividade física estilo anos 80 saúde mental

Fazer atividade física é importante, todo mundo já sabe, né? Mas ela não se relaciona só com a saúde física, mas também com a saúde mental. Quando nosso corpo está em movimento ocorre a liberação de várias substâncias, como adrenalina, e essas substâncias ajudam no funcionamento de várias funções. Não precisa necessariamente fazer academia, viu? Caminhar com um amigo, subir e descer escadas, dançar, pular corda e muitas outras opções estão à disposição. Vários estudos apontam que 2 ou 3 vezes por semana já é o suficiente para diminuir sintomas de ansiedade e depressão. A atividade física influencia diretamente no disparo do início do sono, que é o segundo item desse guia.

Sono

Esse é aquele item que todo mundo conhece, mas boa parte das pessoas ainda não leva a sério ou não sabe como melhorar. Sabe aquela atividade que geralmente você demoraria 30 minutos e acaba levando 60 minutos? O sono pode ser um dos motivos do porquê isso acontece. Os efeitos do sono prejudicado vão além do cansaço no dia seguinte, eles incluem:

  • Irritação;
  • Dificuldade de concentração;
  • Tempo de foco diminuído.

Alterações no sono podem se apresentar de diversas formas: demorar pra dormir, perder o sono no meio da noite, acordar várias vezes, poucas horas de sono e muitos outros. Considerando todos esses itens, como está seu sono nas últimas semanas?

Uma estratégia válida é evitar atividades que te deixam mais agitada próximo da hora de dormir, inclusive trabalhar.

Prazer e Maestria

Tá tudo bem fazer algo porque é divertido, sem obrigações envolvidas. Essa é a sensação de prazer, que geralmente aparece durante alguma atividade. Quando foi a última vez que você fez algo só porque achava legal?

Já a maestria, que também é conhecida como autoeficácia, geralmente aparece ao concluir uma atividade. É a sensação de ter feito algo importante e/ou bem feito, mesmo que não tenha sido prazeroso fazer, como lavar a louça ou concluir aquela tarefa difícil.

Às vezes as duas sensações aparecem na mesma atividade enquanto outras vezes apenas uma está presente. Tanto prazer, quanto maestria, são importantes para manter a saúde mental em dia.

Rotina

Muitas vezes a falta de planejamento é um dos maiores ladrões de tempo no dia a dia, estabelecer uma rotina é uma das melhores soluções, o seu corpo começa a se habituar a ordem em que as coisas acontecem e isso contribui para diminuir o estresse e insegurança. Organize sua rotina pensando em manter horários de sono, refeições e intervalos de descanso. Considere não só atividades de trabalho/estudo, mas também atividades pessoais, todas elas fazem parte do seu dia e merecem estar nos planos. Muitas coisas ficam mais fáceis quando acontecem na mesma ordem todos os dias, é usar o modo automático a seu favor.

Autocuidado

Auto é tudo que só você pode fazer por você. Existem vários autos como autoconhecimento, autocompaixão, entre outros, e todos eles estão interligados. Ter um tempo planejado para cuidar de si mesmo é um dos pilares da saúde mental. Gradualmente o autoconhecimento também se desenvolve, afinal só você conhece seu ritmo, suas necessidades, seus limites e suas prioridades.

Desconectar

A internet é aquele lugar onde sempre tem algo acontecendo, e isso pode ser bom, mas também pode ser muito ruim. O imediatismo, o grande número de informações chegando 24h por dia e a tentativa de fazer várias coisas ao mesmo tempo, podem aumentar ansiedade e gerar frustração. Quase tudo pode ser feito online, mas é muito importante ter um tempo off da internet também.

Mindfulness

Existem vários tipos de meditação e o mindfulness é um deles. É uma prática conhecida também como Atenção Plena: habilidade de estar presente no presente. Você não vai parar de pensar enquanto pratica, mas vai aos pouquinhos perceber mais fácil quando sua mente tentar te levar pra longe, voltar sua atenção mais rápido e aceitar com mais gentileza suas distrações. No Instagram da Moving tem um IGTV comigo explicando sobre Mindfulness e também uma prática pra gente fazer juntas, é só clicar aqui.

Terapia

Claro que esse item não poderia ficar de fora: terapia é uma ótima ferramenta para cuidar da sua saúde mental. Pode ser feita tanto presencial quanto online, que é regulamentada e tem sua eficácia comprovada em vários estudos. Ao contrário do que alguns imaginam, terapia não é só para casos graves, você não precisa esperar tudo sair do controle, é também uma forma de levar sua vida do normal para o extraordinário, na direção do que importa pra você.

Todos os itens se relacionam um com o outro, mas não precisa colocar tudo em prática de hoje para amanhã. Avalie com calma quais já estão no seu dia a dia, quais você quer incorporar e seja gentil com você mesma nesse processo. ❤

Mulher abraçando a si mesma cuidando de sua saúde mental

Uma psi descomplicando a saúde mental & falando sobre autocuidado, autoconhecimento e todos os outros auto's que só você pode fazer por você. Empreendendo 100% digital com terapia online e mentoria para outras psis. Sou psicóloga clínica (CRP 12/15901), especialista em Terapia Cognitivo Comportamental.

Post a Comment