Top

Itália: 3 startups sustentáveis criadas por mulheres

Por mais que possa parecer que em um país de primeiro mundo, como a Itália, tenha muitas mulheres à frente de novos negócios, a realidade não é bem essa. Das 11.200 startups que existem hoje no país, apenas 13% delas têm uma mulher como líder. Muito pouco ainda, né miga? Mas garanto que as que têm mulheres no cargo de liderança são incríveis. Assim como essas 3 startups sustentáveis criadas por mulheres. Elas têm em comum a atenção às necessidades das pessoas e do meio ambiente e uma visão a longo prazo. Características muito importantes, principalmente agora, no cenário pós-covid, onde será preciso repensar a ideia de desenvolvimento e sustentabilidade.

1. Bagaço da laranja

Adriana Santanocito e Erica Arena, cofundadoras da Orange Fiber, uma das 3 startups sustentáveis criadas por mulheres
Adriana Santanocito e Erica Arena, cofundadoras da Orange Fiber / Fonte: orangefiber.it

Miga, e se te dissesem que o bagaço da laranja pode ter muito valor? Foi exatamente o que as empreendedoras Adriana Santanocito e Erica Arena provaram! A Orange Fiber é uma startup italiana que desenvolve tecidos sustentáveis feitos a partir de subprodutos de sucos cítricos que seriam jogados fora. São centenas de milhares de toneladas de lixo que são reaproveitados. Em outras palavras, a empresa dá uma nova vida para esses materiais, transformando-os em tecidos de alta qualidade e alta costura.

Aliás, essa foi a primeira vez que restos da prensagem industrial de laranjas foram transformados em tecido. Inclusive, a ideia foi tão inovadora que logo alcançou grandes mercados. No ano passado, a fast-fashion H&M incluiu peças feitas com os tecidos da Orange Fiber na Conscious Exclusive 2019, uma coleção especial feita apenas com materiais sustentáveis.

2. Creche on-demand

Como melhorar alguns aspectos da vida de uma mulher? Vanessa Boccia iniciou uma pesquisa genérica em busca de soluções e se surpreendeu com os dados do desemprego feminino na Itália após a maternidade. Definitivamente, as principais causas são a falta de vagas em creches municipais bem como o alto custo das particulares. Dessa forma, as mulheres que se tornam mães acabam por não procurar emprego e, em muitos casos, até mesmo a abandoná-lo, para ficar com seus filhos. Quem é mãe se identifica, né miga?

Foi assim que Vanessa teve a ideia de criar a Needo, uma creche on-demand. A Needo é uma solução modular, customizável e ambientalmente sustentável. A estrutura pode ser montada em qualquer lugar, pelo tempo que for, com o objetivo de atender às necessidades de famílias, empresas e municípios. Em síntese, a startup aumenta a oferta de creches e dá a possibilidade das empresas oferecerem esse tipo de auxílio para que as mães sigam no mercado de trabalho. Só mesmo uma mulher pra criar uma startup incrível como essa, né miga?

Vanessa Boccia, CEO da Needo, uma das 3 startups sustentáveis criadas por mulheres
Vanessa Boccia, CEO da Needo / Fonte: nuvola.corriere.it

3. Casa de arroz

Por fim, a última das 3 startups sustentáveis criadas por mulheres: a RiceHouse. A startup fundada pela arquiteta Tiziana Monterisi, reaproveita os resíduos resultantes do processamento do arroz para obter materiais de construção. Rebocos, ecotintas, painéis e revestimentos são feitos da mistura de casca, palha e cal.

Tiziana Monterisi, CEO da RiceHouse, uma das 3 startups sustentáveis criadas por mulheres
Tiziana Monterisi e equipe RiseHouse / Fonte: corriere.it

Em suma, Tiziana tem uma visão de arquitetura que enxerga a casa como um organismo vivo. Ou seja, seu objetivo é promover e incentivar a construção sustentável, eticamente responsável mas também confiável do ponto de vista tecnológico. Uma verdadeira MovingGirl, miga!

Enfim, miga, esses são apenas alguns exemplos de mulheres que conseguiram empreender aqui na Itália. E mais: que estão fazendo a sua parte para um mundo mais sustentável. Sim, ainda falta muito espaço para nós no mundo do empreendedorismo. Porém, encontrar startups como essas traz muita esperança e inspiração. Se você tem vontade de empreender, o que falta para dar o primeiro passo? Vai com tudo, miga, e conte com a gente!

Por fim, para te ajudar a dar o primeiro passo rumo ao empreendendorismo, sugiro que você leia esse post.

Taurina, designer e mãe empreendedora expatriada em Lisboa. Desde 2016 na gringa, cursou mestrado em design e trabalhou na 3M, ambos em Milão. Infoprodutora, ajuda mães empreendedoras a melhorar a comunicação visual dos seus negócios. Além disso, é responsável pela comunicação do Bolei, estúdio de design sustentável fundado em 2012 com seu sócio e marido, Victor Mascarenhas.

Post a Comment