Top

Mães millennials e o empreendedorismo

Eu sou uma mãe millennials empreendedora e o trabalho por aqui é em período integral. Fazer dupla jornada quando se trata de gerenciar o trabalho e a maternidade é algo comum entre mulheres que são mães, fazendo de seus negócios “kids-friendly” de forma automática.

Simultaneamente, estamos no meio de uma revolução na maternidade e a forma que ela se atrela ao empreender. Existem livros, podcasts, mesas redondas e fundações dedicadas a falar sobre esse assunto, mas pouco se vê falar da geração que tem mudado tudo isso.

Aqui eu chamo de Mães Millennials, aquelas nascidas entre o início da década de 1980 e o fim dos anos 1990.

Um levantamento chamado Desmistificando as Famílias Millennials, elaborado pela Kantar, aponta que 8 em cada 10 famílias latino-americanas da geração Y têm filhos – metade delas com duas crianças ou mais – e 42% são menores de cinco anos.

Na América Latina, 25% das mulheres que trabalham de casa atualmente têm menos de 34 anos. Esse grupo representa 25% da população.

Além disso, essa mesma pesquisa constata que os millennials que têm filhos “são notavelmente confiantes” em suas habilidades parentais.

Mulher negra, aparência jovem, cabelos vermelhos colocando uma bebê para o alto brincando. Mães millennials.

Como é a mãe millennials?

Politizada, divertida, conectada e com hábitos saudáveis, seja empreendendo de casa ou não, as mães millennials fazem parte de uma geração que está em busca da satisfação para que tenham maior probabilidade de tomar decisões com confiança, entusiasmo e desfrutando bem da sua renda.

Se por um lado as mães estão mais em casa, por outro lado, cada vez mais “online” podendo trabalhar de qualquer lugar remotamente, assim como vigiarem seus filhos nas câmeras da escola ou do quarto, mesmo quando estão longe deles ou no cômodo ao lado.

Muitas não tem suporte familiar, o que não facilita o processo, contudo, são multipotenciais, fazendo mãelabarismo enquanto as crias dormem, estão na hora do entretenimento televisivo ou estão na escola para tocarem seus negócios.

Mãe e filha negras sentadas em um sofá mexendo nos cabelos em movimento sincronizado. Mães millennials.

Bela, recatada e do lar: Aqui não!

Diferente do que imaginam quando pensam em uma mãe que empreende de casa, as tarefas domésticas não são a primeira função do dia tampouco, a maior preocupação. O importante é ter uma vida satisfatória, cria saudável e com o negócio funcionando e sendo lucrativo.

Quatro mulheres negras com roupas coloridas caminhando em direção a câmera fazendo pose.

Sobre os relacionamentos, sabem equilibrar, afinal, são multipotenciais! E não aceitam relacionamentos tóxicos, assim como, sabem ainda que com alguns pesos que isso trás se adaptarem a uma vida de mãe solo empreendedora.

Se você gostou desse assunto, fique com as leituras:
Maternidade e Home Office: Como gerenciar bem na quarentena
5 conselhos para uma mãe empreendedora

Empreendedomãe, entusiasta da beleza real que tem aprendido gerenciar seu tempo e ama falar dessas coisas.

Post a Comment