Top

Maternidade e home office: como gerenciar bem na quarentena

Tá preparada para aprender a organizar melhor a maternidade e o home office, miga? Sei que não está sendo nada fácil, nesse post vou te dar algumas dicas de como gerenciar melhor e conseguir conciliar maternidade e home office, principalmente durante a quarentena.

Como gerenciar melhor a maternidade e home office?

Uma nova organização nasce com o isolamento social e você precisa se dividir em mil para se autocuidar, maternar em tempo integral, trabalhar, empreender, ser mulher e cuidar da casa. Esse é um grande desafio! Fazer com que todas essas coisas funcionem minimamente. Não é fácil, mais acredite, dá pra fazer! 

palmas, maternidade e home office

Priorize seu tempo de autocuidado

Autocuidado dentro do empreendedorismo materno não é algo tão fácil de ser praticado, não é mesmo? Porém, quando se entende que é necessário priorizar para depois entregar coisas boas para os outros, isso se torna um bom hábito, prazeroso e que ajuda a dar start nas demais coisas. 

Tenha uma rotina organizada

É importantíssimo que você tenha um bom planejamento do dia e que as crianças tenham uma rotina preenchida de atividades para que ajude no seu desenvolvimento, possam ter autonomia para brincar, se entreter e demandar menos, deixando então tempo livre para as demais tarefas.

Delegue funções

Para conciliar a maternidade e o home office é necessário que haja um critério na hora de planejar as demandas do dia, analisando o que pode ser delegado. Quando se trata de trabalho, ainda que remoto, delegar funções proporciona ganho de tempo para as coisas que só você pode fazer e isso ajuda muito!

Tenha um ambiente para trabalhar

A melhor forma de se concentrar no trabalho é tendo um espaço inspirador e confortável. Conciliar a maternidade e home office dessa forma fica mais leve, porém, é preciso que esse ambiente seja reservado, isolado e que as crianças estejam cientes que em alguns momentos você irá precisar ficar só.

Além disso, se para você é necessário um ritual para ajudar na concentração e execução das tarefas, se arrumar para trabalhar e decorar o ambiente de forma inspiradora já pode ajudar bastante!

Comunicação e prioridades

Uma boa alternativa é você escolher horários em que as crianças estão dormindo e nesse meio tempo ser mais produtiva! Cuidar dos filhos e trabalhar são duas responsabilidades muito grandes que como mães empreendedoras precisamos arcar. Por isso, ter uma comunicação alinhada com a família, ainda mais com a criança, e principalmente com o autocuidado vai permitir você ter dias melhores.

Por fim, em muitos momentos você não vai ter controle sobre tudo que está acontecendo ao redor e tudo bem. Afinal de contas, você é humana e tem limitações.

Como aproveitar melhor o tempo entre a maternidade e o home Office

Aposto que nesse período de isolamento você aprendeu alguma coisa nova relacionada ao seu home office, certo? Aproveite esse tempo para incluir na sua rotina novas habilidades que possam ser aproveitadas na carreira no futuro.

Por fim, desacelere. Determine um tempo de dedicação para cada demanda dentro da rotina e não se cobre por não conseguir concluir algo. Equilíbrio é a chave nesse momento! Afinal, nós, mães, sabemos bem como transformar limões em limonadas, e conseguir conciliar a maternidade e o home office não seria diferente.

Se você quiser mais algumas dicas, aqui separamos 5 conselhos para uma mãe empreendedora.

Empreendedomãe, entusiasta da beleza real que tem aprendido gerenciar seu tempo e ama falar dessas coisas.

Post a Comment