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Memes: Como e por que incluí-los na sua estratégia digital?

Miga, você sabe que a aqui na Moving a gente A-M-A usar memes, mas se eu te disser que eles existem desde o século passado, você acredita?

Macaquinho surpreso ao saber que os memes existem desde os anos 50

Parece mesmo piada, mas, diferente do que muita gente pensa, os memes não surgiram nesse século! Na realidade, eles existem desde os anos 50, onde existia a Fotopotocas, criada pelo Ziraldo. Já no anos 70, eles eram relacionados às informações que se propagavam de forma viral entre as pessoas.

Todavia, com a chegada da internet, muita coisa mudou: nossos hábitos de consumo, de aprendizado e principalmente nossa forma de comunicação.

A comunicação digital é única e conta com um vocabulário próprio e continuará se transformando, ou seja, toda empresa que nasce ou quer estar no digital, precisa se atentar a esse vocabulário.

Essa transformação digital permitiu também a inclusão de expressões e memes no nosso dia a dia e nesse artigo te explico como e por que utilizá-los na sua marca.

O que são os memes?

Antes de mais nada, você já parou para pensar o que realmente eles são? À primeira vista, os memes são imagens compostas de fotografias, cenas de filmes, com trechos ou palavras retiradas de poemas, músicas ou roteiros, que tem o intuito de expressar ações normalmente humorísticas, com as quais o público se identifica, por já terem experimentado em suas próprias vidas ou, porque representam algo que queiram alcançar. Eles representam sentimentos, atitudes e conseguem aliviar a tensão de um mundo com informações em excesso.

Dessa forma, por representarem o público, foram incorporados também nas campanhas publicitárias e de marketing digital, para que as empresas pudessem se conectar com seus consumidores.

Como utilizar memes na sua estratégia?

Antes de tudo, faça uma curadoria. Se você pensa que basta pegar um meme do querido Google e colocar na sua página, não é bem por aí. Assim como todo conteúdo que você cria ou campanha que desenvolve, é necessário fazer uma curadoria dessas imagens, pois elas precisam estar alinhadas com os valores, posicionamento e persona da empresa.

Feeling

O feeling é essencial no processo de curadoria. Quando existe o gerenciamento de uma marca, é possível entender o que ela é e o que representa, e, assim, ter a percepção do que se encaixa ou não no contexto. Vale se questionar:

  • Que tipo de meme se encaixa na sua comunicação?
  • Quais não se encaixa?
  • O que eu desejo passar?
  • O que NÃO quero que seja relacionado a minha marca?

Depois de responder essas perguntas, você já vai ter uma ideia de que tipo de meme é valido para a sua estratégia.

Palavras-chave

Palavras-chave são ótimas para utilizar nas buscas dos memes, a partir delas é possível encontrar imagens que representam exatamente o que você procura. Seja sempre claro e objetivo, utilize sinônimos e também reações. Dica: pesquisar em inglês pode te trazer melhor resultados.

Baú de memes

Depois de fazer aquela busca incrível, onde salvar os memes? Aqui na Moving Girls, temos uma pasta no Pinterest com todos os memes relacionados a nossa marca. O Pinterest é uma plataforma incrível de inspirações e já temos um post completo sobre como usá-lo.

Captura de tela da pasta de memes no Pinterest da Moving Girls
Pasta de Memes – Pinterest Moving Girls

Por que você deve usar memes na sua comunicação?

Fazer seu público rir e ganhar muitos seguidores não podem ser os únicos motivos. Os memes são famosos por gerar engajamento e engajamento constrói relacionamento, comunidade e conexão, e é com isso que você deve se importar.

Identificação 

As pessoas se identificam com o que aquela empresa representa através de seus conteúdos e memes, e isso faz com que queiram fazer parte da cultura daquela marca, por se sentirem representados.

Humor

Quando utilizamos essa estratégia na nossa comunicação digital, criamos uma interação única com o público, o uso do humor transmite empatia e transparência. Por ser um conteúdo cômico, ele pode se tornar viral, divulgando ainda mais a marca e se conectando de forma mais genuína com seu público. 

Dor da Persona

Ao utilizar um meme é importante que ele não seja para você, mas sim, para sua persona. Sempre pesquise e questione sobre quem é seu público e por quais dores ele passa, passou ou irá passar, assim ficará mais fácil gerar essa tal identificação.

Cuidados na utilização dos memes

Ridicularização

Meme não é engraçado quando ridiculariza outra pessoa por suas escolhas, raça ou ideologia. É preciso entender que essas imagens também podem ferir alguém, então deixar claro que não é essa a intenção e não use imagens que diminuam ou ofendam outra pessoa é de extrema importância.

Direitos autorais e de imagem

Como a gente sabe, é comum que os memes contenham cenas de filmes, obras de arte, trechos de música e poemas, então como fica os direitos autorais e de imagem?

Por exemplo, a artesã Raquel do Amaral, dona do meme dos “três reais” abriu processo contra mais de 50 empresas, que utilizaram a sua imagem sem a devida autorização, para fins comerciais. Antes de sair utilizando qualquer imagem por aí, vale entender um pouco sobre alguns processos que isso pode acarretar e como evitá-los. Mas, para nossa alegria, algumas obras, como a Monalisa, estão liberadas, por se tratar de uma obra de domínio público.

Beyonce a frente e quadro da Monalisa em segundo plano

Por fim, se você quiser saber mais sobre os tão famosos memes, recomendo esse Webinar que nossa querida Camila palestrou junto com a Pinc.

Publicitária movida a café e memes, apaixonada pelo mercado criativo e digital. Acredito em marcas profundas, com sentido e que conectam, a partir da minha jornada empreendedora, ajudo outras pessoas a alcançarem isso com seus respectivos negócios.

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