Top

O bloqueio criativo te faz se sentir incompetente?

Miga, o bloqueio criativo te faz se sentir incompetente? Segura minha mão virtual e vem saber como sair disso!

Assumir uma postura de empreendedora e se comprometer com a dominação mundial não é coisa pouca. Eu sempre fiz home office, mesmo quando ainda trampava presencial ou CLT. Senti que o negócio foi mudando mesmo quando, tudo o que eu fazia na casa dos meus pais, deixou de ser parte de um hobbie e virou renda, contratos e mil responsabilidades.

Com a mente acelerada que tenho, só mesmo muitas intervenções externas são capazes de me fazer focar e sair do bloqueio criativo. Nesse post vou falar sobre isso e trazer dicas para te ajudar a sair dessa!

Tarefas que viram monstros

Começa quando eu olho uma pequena tarefa e a subestimo, até faço graça com ela, digo a mim mesma que em breve eu poderei começar. De repente (coisa de um dia, miga), vejo que, entre eu e ela, formou-se uma barreira. Aí eu travo. Logo depois passo a sentir medo de realizá-la. Bate a insegurança. “Eu preciso de mais tempo”; “Preciso estudar mais”; “Preciso calcular a distância entre eu e a tarefa para traçar um plano de como realizá-la”,”Eu não sou capaz”. 

E agora?

  1. Pare de contar mentiras a si: Se o job chegou para você, é porque existe competência suficiente em ti. Alguém confia no seu trabalho!
  2. Respeita seu corre, p*rra: Já bastam os outros gorando o seu trabalho. Agora você também vai ficar nessa?  
  3. Escute a música da sua vida: Sabe aquela música que faz parte da sua vida há anos? Vai nela. Feche os olhos e resgata o sentimento bom que ela te traz;
  4. Autorresponsabilidade: A dominação mundial só pode ser feita se você se comprometer com ela (e consigo mesma); 
  5. Comece: Às vezes o que você subestima vai demandar mais atenção do que o previsto. Para descobrir é preciso começar!

Procrastinação ou Síndrome do Impostor?

Se a sua questão for procrastinação, leia esse texto da Sara. Ela dá ótimas dicas para você sair disso JÁ! 

Agora, se o assunto é a Síndrome do Impostor, que é quando criamos crenças limitantes dentro de nós e internalizamos não sermos bons o bastante ou pertencentes de um espaço, o buraco é mais embaixo. 

Certa vez a minha mentora analisou meus testes comportamentais e apontou o que me impedia de sair desse bloqueio criativo e realizar o que eu tinha que fazer. Não pasmei quando ela disse: “Você passa tempo demais pensando e idealizando. Isso pode ser muito bom quando estamos buscando ideias, porém limitante se o objetivo for realizá-las”.  

Pensar demais te faz perder o time e impede que as pessoas vejam o potencial incrível que você tem!

Criando processos 

Depois dessa coça eu tenho, diariamente, criado jeitos de trabalhar. Meu livro de cabeceira é o “Roube como um artista” do Austin Kleon. Leio, ao menos, duas vezes por ano e sempre tenho uma percepção diferente de como melhorar a minha criação. Aqui vou deixar dicas pessoais e outras que incorporei da leitura.

  1. Volte para o papel: Você ama planner físico e itens de papelaria? Boa, miga! Entretanto, proponho criar uma experiência diferente com o papel. Comece um diário, escrevendo como se sente e todos os motivos que te levaram a empreender. São essas “confissões” que te ajudarão a continuar;
  2. Faça algo por você: Se mimar, visitar boas memórias, começar algo que tem adiado (no meu caso foi voltar a assistir séries), mas tomando cuidado para não procrastinar;  
  3. Comece a criação partindo de outro lugar: Eu começava um texto pela pesquisa e agora tenho amado discutir a pauta com o cliente, entendendo o propósito daquele assunto e como isto está alinhado com sua marca. Daí, depois de me sentir direcionada e sacar o tom de voz, começo a pesquisar e as palavras “simplesmente” nascem;
  4. Não seja cruel consigo mesma: Precisa explicar, miga? Não pule refeições ou se esqueça de beber água. Sua saúde emocional e física é o que te mantém de pé;
  5. Tudo é referência: Tudo de tudo! A Moving mesmo é feita de um hábito de consumo multidirecionado. Você não precisa estagnar no Instagram. Vai ler uma revista ou jornal! Ver vídeos de culinária, memes de doguinho. Crie momentos diversos para alimentar a sua mente. 

Você vai se descobrindo

Por fim, devo dizer que, estamos em constantes processos de aprendizado coletivo. Sinta-se à vontade para partilhar nos comentários as sensações que o bloqueio criativo te traz. É uma m*rda mesmo e devemos assumir essa fragilidade, pois somos feitas de fortes potências, mas também de emoções. 

Meu papel aqui é te dizer que: Se você está nessa comunidade significa que se importa muito com o seu negócio e crescimento pessoal. Isso quer dizer algo! 

Paralisar é completamente normal, miga. O que não podemos aceitar é nos diminuirmos, mesmo sabendo do tamanho da nossa força.  

A dominação mundial só acontecerá se valorizamos o nosso corre e trabalhamos duro pelo que acreditamos. 

Partiu?   

Trazendo algumas reflexões para você repensar o empreendedorismo negro e suas práticas antirracistas. Mas, fica tranquila, miga... Eu também vou te ajudar nessa missão!

Post a Comment