Top

O futuro do trabalho para mães

Sou do time das mães e todos os dias preciso me reinventar, ainda assim, consigo ter muitas sacadas da vivência em família. Cheguei a algumas conclusões sobre o futuro do trabalho para mães a partir dessas trocas, observações e pesquisas e eu vou te contar!

O futuro do trabalho para mães não tem lugar pra desprazer então fazer uma autoanálise e verificar se você está no caminho que deseja, se está amando empreender na área que atua é importante para seu negócio.

O conceito de trabalho atual até deve ficar, contudo, entender sobre tendências, sobre formas de consumo, atendimento e trabalhar com prazer e inteligência será a chave pra você ser uma super mãe empreendedora.

10 conceitos que uma mãe empreendedora precisa ter no seu negócio

  1. Simplicidade
  2. Originalidade
  3. Influência de impacto
  4. Conteúdo Original
  5. Construção de narrativas próprias
  6. Inovação
  7. Consciência e militância
  8. Conexão humana
  9. Comunidade
  10. Cultura de cuidado

Em outras palavras, esses conceitos vão te ajudar a ajustar pontos no seu negócio que farão dele uma potência. Se você observou seu negócio e ainda assim não enxergou encaixe para esses conceitos, quero te desafiar a sair da zona de conforto e pensar de forma ampla. Por exemplo, mudar sua forma de empreender para o seu bem, das crias e do trabalho.

Simples ajustes podem fazer grande diferença no seu negócio. Acompanhar as tendências de mercado vai ajudar muito, assim como, pensar possibilidades de empreender em novos formatos a partir das experiências, como a pandemia. Visto que foi preciso conciliar de forma ainda mais intensa a maternidade e o empreendedorismo em casa.

Mulher negra em uma sala de aula, com caneta e papel tomando notas, homens em torno olhando. O futuro do trabalho para mães.

5 tendências no futuro do trabalho para mães

1. Mães + Trabalho remoto = Match!

Em primeiro lugar, não tenho dúvidas que apesar do caos, muitas mulheres tem dado mais conta do que imaginavam em relação ao empreender e ser mãe. Fazer isso de casa, com os filhos por perto e sem precisar pegar condução cheia, vai ser mais possível ainda!

2. Capacidade de Autogestão

Ser a própria chefe, gerenciar suas demandas e ter liberdade pra fazer da forma que der, tendo mais tempo pra se autocuidar e para a cria, não tem preço!

3. A hora que quiser e der!

Você planeja e escolhe a hora que vai começar e terminar, o dia que vai trabalhar ou passear com os filhos… Acredito que no futuro as #empreendedomaes irão ser mais criteriosas quando se tratar de estar presencialmente de oito a doze horas por dias dentro da empresa. O foco será muito mais em realizações pessoais, cuidado, tempo com os filhos e qualidade de vida.

4. Equipe Multidisciplinares

Como resultado dessa flexibilidade, penso que essas mães irão buscar colaboradores para que possam dividir e delegar funções e, assim, ter estruturas com mais liberdade para serem mulheres criativas.

5. Humanizado

O livro Empresas Humanizadas fala sobre as mudanças que o mercado terá em um futuro próximo. Nesse sentido, a volta ao trabalho será diferente, em formato mais flexível, pensado e beneficiando mães e pais, portanto, será diferente e muito mais pró colaborador.

Agora que você já sabe como pode potencializar seu negócio e sua forma de empreender no futuro, põe tudo pro papel e começa agora os ajustes para a dominação mundial! Mais desde já, leia também: 5 tendências de mercado para o mundo pós pandemia e maternidade e home office: como gerenciar bem na quarentena.

Por fim, pense sempre em você no primeiro plano, não tenha medo de mudanças para crescer e sempre que puder escolha empreender sendo mãe!


Empreendedomãe, entusiasta da beleza real que tem aprendido gerenciar seu tempo e ama falar dessas coisas.

Post a Comment