Oprah Winfrey e seus conselhos para o start de suas reuniões
Todas nós estamos recebendo uma enxurrada de informações, artigos e pesquisas sobre reuniões, não é? Contudo, hoje os 3 conselhos vêm direto de uma miga bilionária e que você deve conhecer e amar (assim como eu): Oprah!
Frequentemente, o início de reuniões pode ser difícil e de certo modo, tudo pode acontecer! Integrantes se atrasam e nesse meio tempo outros focam em conversas sobre tópicos não relevantes para o momento. Além disso, sempre tem aquele conversando com outras pessoas no WhatsApp, respondendo outros emails e sem foco para o assunto da reunião.
Seja como for, pode ser muito difícil conseguir encontrar um bom equilíbrio e ritmo de reunião quando tudo começa bagunçado.
A pergunta que não quer calar é: como iniciar uma reunião e manter produtividade e foco ao máximo? De acordo com Brendon Burchard, autor do livro O Poder da Alta Performance: Os hábitos que tornam as pessoas extraordinárias, Oprah Winfrey tem ótimos conselhos para reuniões. Alguns desses exemplos estão aqui a seguir. Vem conferir!
1. Comece com questionamentos
“Qual a nossa intenção com essa reunião? O que é importante?”
Em primeiro lugar, essas perguntas demonstram a procura constante de clareza. Fuja de distrações e continue focando no que é importante para o momento presente. A clareza que nós, empreendedoras, precisamos não se obtém. Ou seja, é algo que você precisa buscar. Você apenas encontra clareza e foco quando está ativamente procurando por isso.
Empreendedoras bem sucedidas não esperam por estímulo externo para começar a fazer ou questionar algo. Não é preciso esperar até o ano novo, até a próxima segunda-feira ou até o primeiro dia do mês. Decida as mudanças que você quer fazer e comece agora.
2. Clareza pessoal
Uma ótima abordagem para procurar por clareza pessoal é focar em quatro aspectos:
- Individualidade: Como você quer descrever a sua identidade?
- Habilidades: Quais habilidades você quer desenvolver e demonstrar?
- Social: Como você quer agir socialmente?
- Serviços: Qual serviço você quer oferecer? (Não apenas pensando em clientes)
Perguntar essas questões e respondê-las com ações vai definitivamente dar uma vantagem na sua procura. O mesmo acontece com as reuniões.
Fazer as perguntas corretas é tudo!
3. O que não incluir
Oprah, e também o autor Brendon, concordam que reuniões não deveriam incluir palavras como: informação, recapitulação, revisão ou discussão. Reuniões produtivas geralmente têm apenas uma sentença chave, como: “determinar a data de lançamento do produto” ou “selecionar novo software para redesign”.
“Informação”? Divida antes da reunião. Assim, também você estará preparando o grupo caso alguma decisão precise ser tomada, certo? Afinal, iniciar uma reunião para compartilhar informação é difícil, pois a torna improdutiva, com o sentimento de tempo perdido e fica com aspecto preguiçoso. Envie previamente documentos, planilhas, relatórios ou o que for necessário.
Grandes reuniões resultam em decisões: o quê; quem; quando. Essas são decisões claras e responsáveis.
Definitivamente, tudo isso é muito mais fácil de se obter quando você começa uma reunião do melhor jeito: definindo as intenções e seguindo-as fielmente.
Essa é a forma como Oprah Winfrey faz. E deveria ser a sua também, miga!
Para dicas de sobrevivência para continuar plena no meio do caos de várias reuniões, leia o artigo da redatora e psicóloga Andressa.