Top

Passo a passo para um planejamento diário eficiente

Falo muito sobre planejamento aqui no blog e há um tempo fiz um post falando sobre o planejamento mensal, já que é algo em que muitas pessoas têm dificuldade, algo que realmente acaba nos impedindo quando não sabemos por onde começar. Seguindo na mesma linha de conteúdo, hoje vou explicar para você como fazer um planejamento diário eficiente. Uma simples palavrinha pode mudar muita coisa, viu? Vamos lá conferir?

Visão geral

Em primeiro lugar, para falarmos sobre planejamento diário devemos considerar o planejamento semanal e ter noção de que será ele que nos fará ter uma visão geral de tudo o que ocorrerá nos próximos dias ou o que já ocorreu. É muito importante termos essa visão, porque é com base no que já aconteceu (ou não) que vamos planejar nosso próximo dia.

Por isso, é muito importante pensar nisso: seja lá qual ferramenta você usa para se organizar, seja um planner, bujo, agenda do celular ou o Notion, todos eles te dão a possibilidade de ter uma visão semanal. Para darmos o próximo passo, você deve analisar a sua semana e saber quais compromissos tem para os próximos dias.

1. A mágica da antecipação

Dessa forma, entra a importância de termos uma visão de todos os nossos compromissos semanais. Suponhamos, que hoje é segunda-feira e que na sexta você terá um trabalho da faculdade para entregar. Tendo essa visão da sua semana, você saberá que o prazo da sua atividade se expira nos próximos dias e que a realização dela deve entrar no planejamento do mesmo. Então, para planejar o seu dia você deve primeiro olhar a sua semana e ver se algum compromisso dela requer um desenvolvimento no dia de hoje.

Começo sempre fazendo o planejamento diário pelas obrigações e atividades mais importantes, assim sei que se houver algum imprevisto e eu não conseguir realizar todas as minhas atividades, já terei cumprido as mais importantes e que fariam grande diferença na minha semana.

2. Compromissos do dia

Agora que você já anotou o que precisa desenvolver hoje para que seus compromissos sejam bem executados nessa semana, você pode anotar quais compromissos você tem no dia de hoje. Se você tem alguma consulta marcada, uma reunião, trabalho para entregar ou se é uma data importante, etc.

Tudo deve ser anotado para que não seja esquecido. Mesmo que seja algo que está fresquinho na sua memória, marque! Quanto mais esvaziar sua cabeça, melhor.

3. Checklist

Para finalizar essa questão de pendências, você pode fazer uma checklist com as atividades que você deve realizar no dia de hoje (caso dê tempo) e uma outra checklist (com atividades que você deve realizar para alcançar alguma meta específica). Pode ser um pequeno passo de um objetivo anual que você tem, uma meta da semana ou até um desafio que você deseja cumprir, mas que te faça ficar em movimento e correr atrás nem que seja 1% de uma meta que você estabeleceu lá no final do ano.

checklist com o passo a passo para um planejamento diário eficiente

4. Habit tracker

Confesso que esse é um hábito que ainda venho desenvolvendo, mas noto uma diferença muito boa nas semanas em que o pratico. Você deve anotar quais hábitos irá praticar nesse dia em que está planejando. Suponhamos, que você colocou lá no seu habit tracker que você quer praticar exercícios 4 vezes na semana e ler 3 vezes. Amanhã você deverá se planejar para praticar exercícios? Para ler? Ou deseja praticar algum outro hábito?

Eles também devem ser planejados, porque mesmo que entrem no planejamento semanal é muito importante que você encaixe ele no seu dia para que consiga manter a frequência semanal que estipulou.

5. Diário da gratidão

Por último, mas não menos importante. No momento em que planejo meu próximo dia sempre tiro alguns minutinhos para fazer meu diário da gratidão. Caso você não tenha o hábito de escrever ou não tenha um caderno especifico somente para isso, não se preocupe. Você pode separar um cantinho ou poderá até usar o bloco de notas do seu celular, não precisa ser muito grande e nem se apegar aos detalhes. De começo você pode até ser mais específica.

Liste apenas 3 itens pelos quais você é grata no dia de hoje: 3 coisas que aconteceram de especial, 3 momentos pelos quais deve agradecer ou apenas situações cujo sentido você só percebeu agora. Pratique e busque pela gratidão e você verá o quanto atrairá o bem e se alimentará de motivação.

Finalizando

Esses são alguns passos que você pode seguir para fazer um planejamento diário, algo bem prático e didático para que te facilite ainda mais nesse processo. Para relembrar tudo que falamos aqui vamos aos 5 passos do planejamento diário de uma forma bem resumida:

  • Passo 1: Se você tiver algum compromisso durante a semana que requer sua atenção, agende;
  • Passo 2: Anote quais são os compromissos de hoje;
  • Passo 3: Checklist com atividades ”caso dê tempo” e uma checklist com atividades específicas para alcançar seus objetivos;
  • Passo 4: Revise seu habit tracker;
  • Passo 5- Diário da gratidão.

Tudo certo, miga? Agora não tem desculpa! Bora planejar nosso dia de amanhã para que possamos ser 1% melhor que ontem. Me conta, você já fez seu planejamento para o próximo dia?

Empreendedora catarinense que te ajuda a alcançar seus objetivos através da Organização e Produtividade e te auxilia no Planejamento para que você seja quem sempre sonhou ser.

Post a Comment