Top

Planner ou agenda: qual a melhor opção?

Toda troca de semestre a mesma coisa, continuo usando agenda? Será que o planner é melhor? Não é uma resposta difícil de encontrar mas também não é tão óbvia. Ambas são ferramentas muito boas para se organizar, cada uma têm suas particularidades e o que dá certo para você pode não dar certo para mim, e vice-versa. Aqui vou te ajudar a decidir qual a melhor ferramenta para você e vou te mostrar um pouquinho da diferença de cada uma delas.

Qual a melhor opção?

Primeiramente, não existe certo ou errado, existe aquilo que dá certo para você! Não adianta eu te falar que planner é melhor e te convencer a usá-lo sendo que isso não faz sentido na sua rotina. Talvez ele não atenda as suas necessidades ou você precise de algo mais simplificado para trabalhar. 

Planner ou agenda: qual a melhor opção?

Enfim, resumidamente, agenda serve para você fazer anotações do seu dia a dia, lembretes e seus compromissos com hora marcada. O planner, além de tudo isso, serve como um planejador de longo, médio e curto prazo. Vamos falar sobre cada um deles?

A utilidade da agenda

Para você que tem uma rotina mais definida, talvez você se adapte melhor a ela! Agenda nada mais é do que um caderno datado. Portanto, não é muito difícil de entender qual a sua função, né? Para utilizá-la basta pegar seus compromissos e atividades que deverão ser cumpridas e colocar em ordem cronológica. Todos os dias você terá compromissos ou atividades para realizar anotadas lá, tendo como sua principal função servir de ”lembrete”.

A utilidade do planner

Geralmente os planners têm espaço para traçar nossas metas e objetivos a longo, médio e curto prazo. Ele é uma forma de incentivo, onde conseguimos começar com nosso maior sonho (longo prazo) e ir dividindo isso ao longo dos meses e das semanas (médio e curto prazo), muitas pessoas não se adaptam a ele por ser uma ferramenta mais complexa. 

Assim como a agenda, o planner tem a função de organizar suas atividades diárias, mas ele também possui mais utilidades. Você pode tratar desde suas viagens, como também sua vida financeira, profissional, pessoal, sua saúde. Você consegue registrar todas as áreas da sua vida! Se a sua intenção não for somente listar seus compromissos e sim planejar a sua vida como um todo, provavelmente o planner será mais útil para você. 

O que se encaixa na sua rotina: agenda ou planner?

Você deve testar! Provavelmente você não encontrará a melhor ferramenta para se organizar logo de cara, talvez precise passar por alguns testes. Ver o que dá certo para você e o que não é útil no seu dia a dia, não é uma tarefa difícil! Apenas precisa de um pouco de auto conhecimento, assim você terá uma ferramenta em que possa usar 100% dela sem deixar a desejar.

Lembre-se: não existe certo ou errado, se fulana disse que se deu bem com a agenda é porque isso se encaixa na rotina DELA, não na SUA. Teste, analise e refaça se for necessário. Somente assim você irá descobrir qual é a melhor ferramenta para você. 

Uma surpresinha!

Por fim, se você usa o digital para se organizar, mas quer dar uma chance ao papel sem gastar nada, eu tenho uma surpresa para você! Preparei um material totalmente gratuito, inclui: 01 planner mensal, 01 planner semanal e 01 planner diário. Para ter acesso ao material basta clicar aqui e fazer o upload do seu planner. Pode usar à vontade! Você pode preencher digitalmente ou então imprimi-lo. Espero que goste!

Empreendedora catarinense que te ajuda a alcançar seus objetivos através da Organização e Produtividade e te auxilia no Planejamento para que você seja quem sempre sonhou ser.

Post a Comment