Top
iniciativas de empreendedorismo feminino mulheres sentadas na mesa com computador

Portugal: 2 iniciativas de apoio ao empreendedorismo feminino

Portugal é um dos países mais pesquisados por quem deseja empreender, já que há muitas facilidades para abrir o próprio negócio no país. Além disso, o país apresenta diversas iniciativas de apoio ao empreendedorismo feminino.

Inclusive, miga, de acordo com um estudo realizado pela Mastercard Index no ano de 2018, Portugal é o sexto melhor país para mulheres empreendedoras. Olha só que maravilha!

Muitas mulheres portuguesas desejam empreender, mas têm medo ou não sabem por onde começar o próprio negócio. E é exatamente por isso que nasceram as iniciativas de apoio ao empreendedorismo feminino. 

Combatendo o preconceito

Sabemos que esse mundo em que vivemos é cheio de preconceitos, ainda mais aqueles relacionados à presença das mulheres enquanto força de trabalho. 

Por isso, as iniciativas de apoio ao empreendedorismo feminino existem para incentivar a mulherada a criar o seu próprio negócio.

Por meio de programas de apoio financeiro ou consultorias, por exemplo, fica mais fácil direcionar essas mulheres para que elas tomem os primeiros passos para abrir seu próprio negócio.

Vamos conhecer algumas dessas iniciativas de apoio ao empreendedorismo feminino que existem em Portugal?

2 iniciativas de apoio ao empreendedorismo feminino

Como eu disse, miga, ainda que tenhamos vontade de abrir o nosso próprio negócio, por vezes podemos ter medo. É normal ter medo, viu? Não se sinta mal.

É pensando em apoiar a mulherada e fazer com que elas tomem os primeiros passos para abrir o seu negócio que as 2 iniciativas de apoio ao empreendedorismo feminino que vou citar surgiram.

FAME – Formação avançada para mulheres empreendedoras

Esse programa foi criado pelo Instituto para o Fomento e Desenvolvimento do Empreendedorismo em Portugal (IFDEP) e tem como base apoiar financeiramente, prestar consultoria e dar formação para futuras empreendedoras.

Assim, é possível aprender os conceitos fundamentais para construir o seu próprio negócio, fazer consultoria para verificar se está na direção correta e receber apoio financeiro para dar os primeiros passos.

Mulheres à obra

Nascida de um grupo de Facebook, essa iniciativa apoia mulheres que buscam um caminho profissional diferente. Ela tinha como foco o empreendedorismo materno, mas agora se estende a todas as mulheres que querem empreender.

Ao trabalhar em grupo, é possível ter novas ideias, novas perspectivas e fazer o seu negócio crescer. 

Essa plataforma apresenta oportunidade de formação e consultoria para mulheres que desejam empreender em Portugal.

Aonde mais eu posso pesquisar?

Também é possível pesquisar sobre iniciativas para ajudar mulheres empreendedoras nos grupos do Facebook. Essa ainda é a rede social mais utilizada no país e, por isso, ela permite entrar em contato com outras empreendedoras para buscar informações e aumentar as suas redes.

Por meio dessas iniciativas de apoio ao empreendedorismo feminino, é possível conectar-se com mulheres empreendedoras. Além disso, você poderá enriquecer a sua formação e fazer com que suas ideias saiam do papel.

Miga, a gente sabe que apoio na hora de abrir o nosso próprio negócio é fundamental, ainda mais quanto estamos em outro país. As dúvidas são muitas, os medos também.  E por isso que dicas para começar a empreender são tão importantes.

Então, participar de alguma dessas iniciativas de apoio ao empreendedorismo feminino é a forma ideal de se sentir incentivada. Afinal de contas, juntas somos mais fortes.

Paulistana morando em Lisboa. Criadora de conteúdo que gosta de descomplicar coisas como a tecnologia, as redes sociais e a vida de empreendedora. Feminista, debochada e a personificação da síndrome de Peter Pan.

Post a Comment