Top

Portugal: Tech Visa, o visto para as tecnológicas de plantão

A tecnologia faz parte do nosso dia a dia. Nossos celulares, o computador, a tão amada máquina de café que nos dá força para continuar o dia de trabalho, tudo isso faz parte de avanços tecnológicos. E é pensando nisso que Portugal instaurou o Tech Visa.

Então, miga, se você é naturalmente inclinada para a área de desenvolvimentos tecnológicos e tem bastante conhecimento sobre o assunto, precisa saber desse visto. 

O Tech Visa surgiu com o intuito de trazer mão-de-obra cada vez mais qualificada para o mercado de trabalho português, já que o investimento das empresas no país tem sido grande.

Grandes companhias têm escolhido Portugal como sua nova sede e, com isso, claro que surgem muito mais empregos, né? Não é que esteja chovendo emprego no país, mas com certeza as pessoas que manjam das principais tendências de tecnologia têm mais espaço nesse mercado.

Os investimentos portugueses em mão de obra qualificada

Portugal contava já com um visto especial para aqueles que desejam fundar startups no país. Isso fez com que o surgimento de startups aqui crescesse bastante.

O Tech Visa, no entanto, tem finalidade diferente. Esse visto permite que empresas sediadas em Portugal concedam a autorização de residência mais rapidamente. Essa autorização deve ser obtida por trabalhadores de países não pertencentes à União Europeia, caso sejam considerados altamente qualificados.

Na verdade, miga, a intenção aqui é dupla. Sabe por quê? Esse visto atrai tanto pessoas mais qualificadas pra cá, quanto mais empresas. Em outros países, pode ser uma dor de cabeça bem grande conceder o visto de residência para trabalhadores.

Tech Visa: por que ele é uma ótima ideia?

A área de tecnologia está em alta em todo o mundo. Descobertas tecnológicas têm impacto positivo na economia dos países e é claro que Portugal não quer ficar fora disso, né, miga?

Ao instaurar o Tech Visa, Portugal atrai profissionais como engenheiros de software, designers, programadores, cientistas da computação e outros.

Essa iniciativa anda de mãos dadas com o fato de Portugal ser a sede do Web Summit, maior feira de empreendedorismo e tecnologia da Europa.

Com o Tech Visa, é possível fazer com que a concessão de vistos de residência seja agilizada nos órgãos responsáveis, como o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e os Serviços Consulares.

Como eu aplico para esse visto?

Se você se enquadra em alguma dessas áreas referentes ao visto, deve antes de mais nada entrar em contato com a empresa que quer trabalhar para ver se ela está inserida no programa do Tech Visa.

Se você for aprovada no processo de candidatura, a empresa vai explicar tudo o que é necessário fazer para obter a permissão de residência. 

Eles irão emitir um termo de responsabilidade que servirá para agilizar a análise da sua documentação e fazer com que o seu visto saia mais rápido.

O Tech Visa é um programa que busca trazer mais empresas e mão de obra qualificada para Portugal, fazendo com que as contribuições tecnológicas do país aumentem. Se você se enquadra nos requisitos do visto, vale a pena dar uma olhada, miga.

E aí, animou pra vir me visitar aqui?

Paulistana morando em Lisboa. Criadora de conteúdo que gosta de descomplicar coisas como a tecnologia, as redes sociais e a vida de empreendedora. Feminista, debochada e a personificação da síndrome de Peter Pan.

Post a Comment