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Rare Beauty: a era empreendedora de Selena Gomez

Rare Beauty: mais uma marca que leva o nome de uma celebridade! Será?

Miga, você que é uma empreendedora antenada sabe o quanto é importante diversificar. Eu já tive uma experiência com falência e aprendi o quanto a gente precisa colocar os ovos em cestas diferentes para não ficar refém de uma única fonte de lucro. A Selena Gomez, que não é boba nem nada, tem uma visão bem parecida com a Rare Beauty.

Em primeiro lugar, se você não a conhece, ela começou sua carreira empreendedora bem cedo (aproximadamente aos 10 anos para ser mais precisa) atuando e cantando no seriado Barney & Friends, posteriormente no canal da Disney ela fez parte do elenco de Os Feiticeiros Waverly Place. Gomez também é compositora, produtora, uma p*ta influencer e recentemente lançou sua própria marca de beleza, a Rare Beauty.

Rare Beauty: um raio-x rápido

Em fevereiro de 2020, foi anunciado no Instagram da artista o lançamento da Rare Beauty que, segundo ela, começou a ser desenvolvida dois anos antes. 

Antes de tudo, miga, não existe ponto sem nó no mundo dos negócios, não é mesmo? Então, vamos juntas dissecar o processo que foi trazer essa linha de maquiagem do mental para o real, mas antes dá uma olhada nesse raio-x rápido para você entender um pouco mais sobre a marca:

  • QUEM: Selena Gomez, 2020;
  • ONDE: El Segundo, CA;
  • PREÇO DOS PRODUTOS: US$ 14-29;
  • PROMESSA DE MARCA: produtos fáceis de usar com tons inclusivos em embalagens modernas.

Mais uma linha de maquiagem assinada por uma celebridade?

Nesse sentido, Selena Gomez não é a única celebridade a entrar no mundo da beleza. Nos últimos anos, estrelas como Rihanna (Fenty Beauty), Lady Gaga (Haus Laboratories), Kylie Jenner (Kylie Cosmetics) e Millie Bobby Brown (Florence by Mills) criaram suas próprias marcas também.

Então, como as famosas conseguem vender seus produtos quando existem tantos outros no mercado? Essa é uma questão que toda boa empreendedora também precisa aprender a resolver. Mas a resposta padrão (que eu sei que você já sabe) é: ter excelentes estratégias desde o desenvolvimento até o marketing e vendas! Além de um diferencial marcante.

Estratégia Rare Beauty

Primeiramente, a Selena não é uma simples mortal, ela conta com milhões de fãs e seguidoras nas suas redes sociais ao redor do mundo. A Rare Beauty foi curada e formulada a partir das experiências da própria cantora, e o sucesso da marca pode até ser creditado ao poder da estrela da fundadora, mas vai muito além disso. 
Nesse sentido, há anos, Gomez vem lutando contra a ansiedade e a depressão. Recentemente a artista foi diagnosticada com distúrbio bipolar. Desde então passou a compartilhar sua história na esperança de inspirar outras pessoas a também procurar ajuda.

O álbum Rare

Nesse ínterim, primeiro veio o álbum Rare, o terceiro da cantora americana lançado em 10 de janeiro de 2020. As faixas têm tons de amor-próprio, autoaceitação e empoderamento. A música de trabalho, de mesmo nome, documenta lições de vida e fala da esperança de que dias melhores estão por vir. Selena também usou e abusou da linha de maquiagem nos seus vídeos, em especial no da música Ice Cream.

Igualmente, com a Rare Beauty ela levanta a bandeira da beleza real, na contramão do bombardeio de imagens nas mídias sociais que fazem as pessoas se sentirem mal consigo mesmas.

Do mesmo modo, uma das estratégias de desenvolvimento da marca é aproveitar o poder, a influência e a voz da celebridade para lançar luz sobre questões importantes e moldar conversas sobre beleza, autoaceitação e saúde mental.

Colaboração de peso

Nesse sentido, desde o anúncio do projeto, Selena Gomez tem comercializado a Rare Beauty mais como um estilo de vida do que simplesmente uma linha de beleza, sua visão é ir muito além de criar uma maquiagem bacana. Para isso, um time de peso foi reunido com líderes de mercado nos Estados Unidos. A gigante Sephora, foi quem deu vida as ideias e aos ideais da cantora: menos comparação e mais aceitação da própria singularidade.

Gerando expectativa e levantando bandeiras

Além disso, no começo do ano, a cantora fez uma live no Instagram para compartilhar detalhes sobre o lançamento, na época ela não revelou muito sobre o projeto (aqui ela começou a gerar desejo no público), mas disse aos espectadores que estava usando a maquiagem da sua nova linha. Desde então, ela vem dando pequenas pílulas de Rare Beauty nas redes sociais e criando aquela expectativa em cada uma de nós.

Logo depois, quando Gomez falou sobre a marca, ficou claro que ela imprimiu seus valores e suas bandeiras. A ideia dela foi aproveitar o gancho das suas vivências e criar uma linha de beleza inclusiva e real. A artista revelou que queria que cada pessoa fosse capaz de encontrar nos produtos aquilo que pudesse ressaltar a beleza individual e fazer com que ela amasse ser ela mesma.

Ser rara é estar confortável consigo mesma. Parei de tentar ser perfeita. Eu só quero ser eu.

Selena Gomez

Processo criativo da marca

“Eu me diverti tanto no processo de criar tudo que mal espero a hora de vocês todas provarem cada produto. Espero que vocês amem tudo tanto quanto eu!” – Selena em depoimento no seu Instafram (Foto: Instagram)

Selena confirmou que a linha terá base, corretivo, batom e sombra. Ela disse que haverá 48 tons de base. Também prometeu que vai fazer um rímel que não gruda. Quando questionada sobre sua relação com a maquiagem, explicou: “Eu queria iniciar uma conversa sobre como você pode se sentir bem. Não é necessariamente sobre precisar dessas coisas para se sentir bonita. As pessoas da minha geração têm toda essa pressão para ter uma determinada aparência, e eu queria fazer uma linha que tirasse um pouco dessa pressão. Eu uso pessoas reais nas campanhas. Tenho 48 tonalidades de base e corretivo. É tudo muito limpo e fácil. Eu queria que as pessoas se sentissem seguras. ” Repara só na diversidade de tons!

Estratégia digital Rare Beauty

A marca também têm feito reuniões virtuais com fãs. O perfil do Instagram da Rare Beauty compartilhou uma foto de uma em meados de março: “Começamos nosso dia de folga com nosso PRIMEIRO encontro da comunidade!” a marca escreveu em seu IG. “Hoje falamos sobre pelo que somos gratos, celebrando sua singularidade e ideias de produtos futuros. Não se preocupe, este é apenas o primeiro de muitos e mal podemos esperar para conhecer mais de vocês! Informe-nos abaixo se você está interessado em participar de nosso próximo encontro.” Miga, meses antes do lançamento, eles já começaram sua comunicação com o público! Isso que chamamos de estratégia digital f*da!

Além disso, outra iniciativa da marca foi a divulgação de pequenos bilhetinhos digitais remetando ao amor-próprio e autoaceitação da mulher. Em seu Instagram, Selena declara que todas são únicas e raras. Porém, hoje muitas se sentem trapaceadas por expectativas irreais que são impossíveis de se alcançar. Por isso, a Rare Beauty é sobre aceitar quem você é – e encontrar beleza nas suas imperfeições. Sob a assinatura de #rarereminder como um lembrete diário de como a mulher deve se mostrar pro mundo, a ação fez sucesso e atraiu milhares de mulheres para a campanha.

E pra completar, a Rare ainda lançou um filtro próprio no Instagram pra engajar ainda mais a clientela. Vem ver!

Produtos 100% Vegan

Miga, uma marca que promove a diversidade, inclui a representatividade no seu processo criativo, faz sua comunicação voltada para a beleza natural da mulher, desenvolve estratégias de marketing digital totalmente inclusivas e participativas para o seu público-alvo e mais uma infinidade de pontos positivos citados aqui no blog precisa mais do quê? SER VEGAN E NÃO FAZER TESTE EM ANIMAIS! E ela conseguiu!

Rare Impact: causa e conexão

Juntamente com a linha de beleza, Selena Gomez criou o Rare Impact, um fundo para arrecadar U$100 milhões para a saúde mental através da venda dos produtos. Ela que lutou abertamente contra a ansiedade, depressão e saúde mental ao longo de muitos anos, diz que tem se dedicado cada vez mais a sua verdade e vem se libertando de padrões e pessoas tóxicas. Hoje ela se diz mais feliz, abençoada e agradecida com tudo o que recebe. São esses valores que ela imprime não somente na Rare Beauty, mas em todos os projetos que levam o nome Rare: o álbum, a maquiagem e o fundo. 

O que podemos aprender com a Rare Beauty?

Portanto, o que você pode tirar disso tudo é o alinhamento da mensagem da Selena em cada ponto do seu negócio. Além do aprendizado de que empreender é criar algo recheado com seus talentos, habilidades e acima de tudo com os seus valores verdadeiros.

Resumindo:

  • Autenticidade: mostrar quem você realmente é sempre será a melhor estratégia de negócio, e essa marca tá aí pra comprovar isso! Definitivamente, não desista de trazer a sua verdade para a luz. A sua história vale a pena ser contada! O mundo também precisa de você e do que você tem de melhor para compartilhar!
  • Processo de criação: a Selena levou 2 anos em seu processo de criação da marca, mesmo com uma super equipe, com recursos financeiros e bons parceiros. Miga, leve o tempo que for, desde que faça bem feito e no SEU TEMPO. Não é porque a fulana lançou um curso em 2 dias que é uma regra para você também.
  • Valor Agregado: Rare Beauty não está vendendo apenas maquiagem. A marca também proporciona uma experiência única, com filtros, frases de amor próprio, conversas com sua comunidade, além de firmar um compromisso com causas sociais. Apenas vender o produto não é mais o suficiente, entregue e pense além, proporcione experiências. O consumidor atual é direcionado por valores, princípios, ideais e se isso tudo proporcionar uma boa experiência, você ganhou seu coração.
  • Bandeiras: veganismo, representatividade, saúde mental, beleza natural da mulher. São apenas 4 bandeiras que a Rare Beauty levanta, dentre muitas outras. Levantar uma bandeira gera um movimento, as pessoas espalham a mensagem e vão impactando outras pessoas. Independente de uma marca que vende produtos. Não é sobre você ou suas motivações, é sobre outras pessoas, outras histórias, outros sonhos mas que geram pertencimento. Com isso, você também está construindo uma comunidade.
  • Escute seu público: em todo o processo de criação da marca, Selena e a equipe da Rare Beauty promoveram conversas com sua comunidade. Eles escutaram de fato todos os pontos necessários nos produtos, promoveram discussões, conversaram sobre novos produtos. Miga, já passou da hora de você parar tudo e ir conversar com seu público para entender o que ele quer, do que precisa, o que espera da sua marca. Muitas vezes ficamos muito focadas apenas no que achamos certo e nos desviamos do foco principal: nosso público. O Social Listening é uma prática muito estratégica para seu negócio.

Por fim, se você está louca para ter o seu produto da Rare Beauty, toda a coleção está disponível no site da Sephora e no site oficial da marca. Mas vamos torcer para chegar logo no Brasil, miga! Segundo o twitter da Sephora Brasil, a empresa está já trabalhando pra trazer a Rare para o nosso país.

Conta comigo, estamos juntas nessa, miga! A gente se fala no próximo post. Um beijo!

Eu escrevo sobre como ter um negócio f*da e uma vida leve.

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